TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Papel Da Mulher

Trabalho Universitário: O Papel Da Mulher. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/3/2015  •  412 Palavras (2 Páginas)  •  513 Visualizações

Página 1 de 2

A mulher tem desempenhado um papel importante na sociedade contemporânea, ocupando posições até então exercidas somente pelo sexo masculino. Apesar dessa mudança de valores, ainda se presencia discriminação e preconceito por parte de muitos homens que não se acostumaram com essa nova realidade. Como consequência dessa postura radical, o sexo feminino ocasionalmente sofre retaliações em seu ambiente de trabalho e até agressões físicas e psicológicas no âmbito familiar.

A mulher brasileira é peça fundamental na sociedade e não mais vista como se só servisse para o lar.Hoje ela não é só mãe e cuida dos afazeres do lar, ela também é médica, cientista, engenheira entre outras profissões que décadas atrás eram exercidas por homens e a sociedade machista está se dissolvendo e novas ideias estão surgindo e não é mais o homem que vem sustentando o lar financeiramente, mas a mulher vem contribuindo e essa guinada em seu papel social reflete não apenas nas relações de trabalhos em si, mas fundamentalmente nas relações sociais com os homens de maneira em geral. Isto significa que mudanças no papel da mulher requerem mudanças no papel do homem, o qual passa por uma crise de identidade ao ter de dividir um espaço no qual outrora reinava absoluto. Contudo, é preciso se pensar que mesmo com todas essas mudanças no papel da mulher, ainda não há igualdade de salários, mesmo que desempenhem as mesmas funções profissionais, ainda havendo o que se chama de preconceito. Além disso, a mulher ainda acaba por acumular algumas funções domésticas assimiladas culturalmente como se fossem sua obrigação e não do homem, funções de dona de casa. Da mesma forma, infelizmente a questão da violência contra a mulher ainda é um dos problemas a serem superados, embora a Lei Maria da Penha signifique um avanço na luta pela defesa da integridade da mulher brasileira.

A mulher de hoje deixou de ser coadjuvante para assumir um lugar diferente na sociedade, com novas liberdades, possibilidades e responsabilidades, dando voz ativa a seu senso crítico. Deixou-se de acreditar numa inferioridade natural da mulher diante da figura masculina nos mais diferentes âmbitos da vida social, inferioridade esta aceita e assumida muitas vezes mesmo por algumas mulheres.

Contudo, avanços à parte, é preciso que se diga que as questões de gênero no Brasil e no mundo devem sempre estar na pauta das discussões da sociedade civil e do Estado, dada a importância da defesa dos direitos e da igualdade entre os indivíduos na construção de um mundo mais justo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com