TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PAPEL DA MULHER PROVEDORA DO LAR

Por:   •  25/8/2015  •  Monografia  •  9.065 Palavras (37 Páginas)  •  355 Visualizações

Página 1 de 37

UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO

UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL

PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO

PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO

PROGRAMA EDUCAÇÃO PARA A DIVERSIDADE

ESPECIALIZAÇÃO EM GESTAÕ DE POLÍTICAS PÚBLICAS COM ÊNFASE EM GÊNERO E RELAÇÕES ETNORRACIAIS

JAMILLA FLORÊNCIO DA SILVA

O PAPEL DA MULHER PROVEDORA DO LAR

OURO PRETO

2014


JAMILLA FLORÊNCIO DA SILVA

A EMANCIPAÇÃO FEMININA E SEU NOVO ARRANJO FAMILIAR: UM ESTUDO DE GÊNERO SOBRE O PAPEL DA MULHER PROVEDORA DO LAR NO BAIRRO VILA BETEL EM RIO BRANCO ACRE, NO ANO DE 2011/2012.

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à banca examinadora do curso de Especialização em Gestão de Políticas Públicas com Ênfase em Gênero e Relações Etnorraciais, como exigência parcial para obtenção do grau de Especialista, sob orientação do professor (Rafael Dias de Castro).

OURO PRETO

2014

DEDICATÓRIA

Dedico este trabalho a Deus, que me capacitou e conduziu meus passos para esta vitória. Dedico a minha amada mãe e fiel companheira, Joana Florencio da Silva, por me fazer acreditar em meu potencial e pelo apoio incondicional concedido nos momentos de dificuldades. Sem você, absolutamente nada em minha vida faria o menor sentido e também por ser o meu maior e melhor exemplo de mãe/mulher provedora do lar.

AGRADECIMENTOS

Agradeço primeiramente a Deus criador do Universo, que me deu o dom da vida e me proporcionou mais esta vitória. Ao professor Rafael Dias de Castro pela orientação neste trabalho. A minha mãe, pela confiança, apoio e carinho. Agradeço a Universidade Federal de Ouro Preto, a Universidade Aberta do Brasil, ao Centro Estadual de Educação Permanente de Rio Branco- Acre, pela atenção e oportunidade de um conhecimento maior em minha vida. Ao meu querido e amado esposo Márcio Roberto Farias Alves, pela paciência, dedicação e compreensão no nosso casamento e em especial durante a escrita deste trabalho, ao meu pai José Tomaz da Silva que me ajuda sempre e a toda a minha família.

EPÍGRAFE

Mulher virtuosa, quem a achará? O seu valor muito excede o de finas jóias. O coração do seu marido confia nela, e não haverá falta de ganho. Ela lhe faz bem e não mal, todos os dias da sua vida. Busca lã e linho e de bom grado trabalha com as mãos. É como o navio mercante: de longe traz o seu pão. É ainda noite, e já se levanta, e dá mantimento à sua casa e a tarefa às suas servas. Examina uma propriedade e adquire-a; planta uma vinha com as rendas do seu trabalho. Cinge os lombos de força e fortalece os braços. Ela percebe que o seu ganho é bom; a sua lâmpada não se apaga de noite. Estende as mãos ao fuso, mãos que pegam na roca. Abre a mão ao aflito; e ainda a estende ao necessitado. No tocante à sua casa, não teme a neve, pois todos andam vestidos de lã escarlate. Faz para si cobertas, veste-se de linho fino e de púrpura. Seu marido é estimado entre os juízes, quando se assenta com os anciãos da terra. Ela faz roupas de linho fino, e vende-as, e dá cintas aos mercadores. A força e a dignidade são os seus vestidos, e, quanto ao dia de amanhã, não tem preocupações. Fala com sabedoria, e a instrução da bondade está na sua língua. Atende ao bom andamento da sua casa e não come o pão da preguiça”.

(Provérbios 31.10-27).

RESUMO

Este trabalho apresenta um estudo sobre o papel da mulher provedora do lar e visa investigar a Emancipação Feminina, seus novos arranjos familiares e a sua importância para a sociedade. O mesmo está dividido da seguinte forma: o primeiro capítulo aborda a Atuação Feminina nas Diferentes Épocas, onde irei fazer um breve recorte histórico sobre a atuação da mulher na sociedade e suas conquistas, o segundo analisa a Mulher/mãe e as dificuldades enfrentadas para manter o lar, pois, estas mulheres assumem a responsabilidade de manter a família e parte delas vivem com dificuldades financeiras e algumas nem se quer participam de programas sociais como o de transferência de renda e não possuindo acesso a politicas públicas  e o terceiro e último tece considerações referentes à Importância da Mulher Provedora do Lar, onde abordo um dos novos arranjos de familia que é a monoparental entretanto, enfatizo a monoparental feminina e como elas vêm crescendo em nosso país.

Palavras-Chave: Mulher Provedora do Lar, Familia Monoparental e Emancipação Feminina.

SUMÁRIO

Introdução: ……………………………………………………………………………8

 

Capítulo 1 – A atuação Feminina nas diferentes épocas.............……………10

 

Capítulo 2 – Mulher/mãe e as dificuldades enfrentadas para manter o lar...... 18

 

Capítulo 3 – A Importância da Mulher Provedora do Lar....................…………26

Considerações Finais:.............................................................…………… 31

Referências Bibliográficas:..........………………………………………………………33

        


INTRODUÇÃO

O processo de construção deste trabalho iniciou-se através do levantamento do referencial teórico, tendo passado por diversos autores que analisaram as relações de gêneros em diversos momentos históricos, passando pelos processos de evolução e inserção da mulher no mercado de trabalho, onde a mesma começou a conquistar seu espaço, tanto no aspecto intelectual, profissional, social, além de se tornar independente e também única provedora do lar e da família.

 A metodologia utilizada no TCC é a pesquisa bibliográfica, onde se pretende conhecer como a mulher está se reorganizando para ser profissional e mãe. Ainda existem muitas disparidades de oportunidade de trabalho entre homens e mulheres, entretanto, após a pesquisa bibliográfica, percebeu-se que houve grandes avanços nessa discussão e no contexto de vida da mulher.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (61.8 Kb)   pdf (329.6 Kb)   docx (44.8 Kb)  
Continuar por mais 36 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com