TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Planejamento e o controle dos estoques de uma organização

Por:   •  5/3/2017  •  Projeto de pesquisa  •  1.121 Palavras (5 Páginas)  •  262 Visualizações

Página 1 de 5

1. O que é um sistema WMS, e quais os benefícios que ele pode trazer para o planejamento e o controle dos estoques de uma organização?

R: WMS é uma sigla em inglês para Warehouse Management System, ou seja, um sistema de gerenciamento de armazém. É uma aplicação de software que suporta as operações de armazenamento de mercadorias no dia a dia de uma empresa. Basicamente, ele ofere o gerenciamento centralizado de tarefas como monitoramento de níves de estoques, controle de entrada e saída de mercadorias e relatórios gerenciais.

Seus benefícios são:

Controle de estoque em tempo real: Visualizando os itens disponíveis no armazém, onde eles estão localizados e quando eles precisam ser reabastecidos com apenas alguns cliques é um diferencial competitivo imenso para qualquer empresa. Quanto maior foi a operação, mais este gerenciamento ficará complexo.

Melhorias no atendimento ao cliente: Ao melhorar a gestão de armazenamento, você estará melhorando a logística toda para entrega dos produtos ao seu cliente. Não será mais preciso estocar quantidades gigantes, já que com a solução, é possível fazer previsão de vendas e fabricar a partir do que é vendido, respeitando prazos e entregando com qualidade.

Aumento da produtividade: A relação entre os estoques e o chão de fábrica deve ser próxima e de retroalimentação. Isso só é possível com uma boa solução WMS. Com ela, as pessoas envolvidas no processo produtivo fazem suas escolhas e direcionam seus esforços para o que realmente será ou foi vendido, conforme a estratégia da empresa.

Redução de perdas, danos e avarias: Muitos erros de recebimento de mercadoria são evitados com uma solução WMS. Equipamentos com aplicações de RFID e leitura de códigos de barras, por exemplo, integrados ao WMS, os profissionais que recebem os produtos e insumos, fazem um controle mais rígido. Da mesma forma, conseguem controlar cada peça que sai, tomando a expedição mais eficaz e assertiva.

2. Quais os principais elementos de um sistema MRP?

R: Principais elementos do MRP:

Lista de material (BOM): é a parte mais difícil e trabalhosa do projeto. Todos os produtos da linha de fabricação devem ser "explodidos" em todos os seus componentes, subcomponentes e peças. Um grande número de empresas, mesmo já atuando no mercado há anos, não dispõe de relação de materiais. Algumas outras dispõem de duas, um para o pessoal de custos e outra para a fabricação e compras. Outra dificuldade é manter atualizada a lista de material, o que normalmente é uma atribuição da engenharia. As constantes mudanças na tecnologia e nas exigências do mercado tornam constantes tais alterações. Em muitos softwares hoje disponíveis no mercado, essas alterações podem ser facilmente programadas, ficando por conta de o software efetuar as alterações nas datas previstas.

Controle de estoques: a informação sobre os estoques disponíveis são essenciais para a operação de um sistema MRP. Como o número de empresas que dispõem de sistemas computadorizados de controle de estoques é maior que o das que dispõem de um MRP, os softwares mais usuais tratam as duas coisas como módulos do sistema. Assim, tem-se um módulo de estoques e um outro de MRP, que podem, evidentemente, ser integrados. Estoques de segurança devem ser contemplados nos sistemas MRP, a fim de absorver eventuais ocorrências não previstas, como greves, inundações, etc.

Plano mestre: o plano mestre retrata a demanda a ser atendida, já depurada dos fatores externos. Isto é, aquilo que deve ser efetivamente produzido. Por se tratar de uma previsão, contém as incertezas inerentes ao futuro. Isto posta, o sistema MRP deve contemplar as possibilidades de alteração nas demandas previstas. Aliás, existem sistemas que trabalham em tempo real, ou seja, em resposta a qualquer alteração, seja na demanda, seja no nível de estoques, decorrente, por exemplo, de um recebimento, o sistema atualiza imediatamente todos os dados. Os mais comuns, entretanto, fazem os cálculos periodicamente, em geral uma vez por dia.

Compras: um dos produtos do MRP, como já mencionado, é uma relação dos itens que devem ser comprados. A partir dessa listagem o departamento de compras pode atuar. Com o advento das parcerias, é grande o número de empresas que têm seus sistemas interligados, e os pedidos de reabastecimento são feitos diretamente pelo computador. Trata-se do EDI (Electronic Data Interchange) que atualmente está sendo substituído com vantagens pela Extranet/Internet.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (49.7 Kb)   docx (13.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com