TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Programa Seis Sigma

Seminário: O Programa Seis Sigma. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/10/2013  •  Seminário  •  1.533 Palavras (7 Páginas)  •  291 Visualizações

Página 1 de 7

Introdução

Este trabalho tem como objetivo principal o esclarecimento de assuntos voltados às duas ferramentas utilizadas em tais organizações que são: Seis Sigmas e BSC, que desenvolvem a origem, função, utilidade, metodologia e os conceitos em geral.

O Programa Seis Sigma

Os Seis Sigma nasceu na década de 80 na empresa Motorola com o objetivo de aumentar o nível de qualidade dos processos até atingirem o “nível Seis Sigma”,que consiste em ter uma margem de 3,4 erros por milhão (3 erros a cada milhão de execuções da mesma tarefa). O Programa Seis Sigma é, basicamente, um conjunto de ferramentas e técnicas baseado na mensuração de fatos, que identificam eliminam as variações e/ou falhas nos processos com o objetivo de transformar tais informações em conhecimento para solucionar o problema. As ferramentas estatísticas e conhecimentos técnicos integrados a uma metodologia de solução de problemas devem sempre ser utilizados para aumentar a eficiência.

O objetivo estratégico do programa consiste na melhoria dos processos, redução da variabilidade em relação a uma meta específica e contribuição para o melhor controle dos resultados.

Como as ferramentas de gestão BSC e Seis Sigmas estão relacionadas à gestão estratégica e à gestão pela qualidade.

“O BSC é um método que auxilia os gestores a desenvolver bem uma estratégia do inicio ao fim e depois fazer com que cada um na organização esteja envolvido a implementá-la”. (Kaplan e Norton, 2001).

O conceito de Balanced Scorecard foi desenvolvido para que fosse possível analisar e organização de formas diferentes das atuais. Isso ocorreu em 1990, até então todas as medidas de desempenho eram baseados em aspectos contábeis e financeiros.

Com a evolução do conceito de qualidade, as organizações passaram a enxergar que a qualidade dos produtos/serviços e dos processos deve ser tratada como um assunto estratégico, que capacita a organização a elevar seu potencial competitivo.

Uma organização precisa sempre estar melhorando suas praticas no mercado, com o intuito de ser a que possui as melhores práticas, porém ao mesmo tempo, tem de sempre manter sua estratégia com os seus clientes-alvo.

Já a estratégia Seis Sigma não é uma proposta inovadora, ela aproveita todas as iniciativas de qualidade que estão em andamento ou que já foram implantadas na instituição, harmonizando-as e estabelecendo metas desafiadoras de redução de desperdício.

Uma preocupação permanente na estratégia Seis Sigma é a redução da quantidade de desperdício, os denominados “defeitos”. Na estratégia Seis Sigmas,defeito é qualquer desvio de uma característica que gere insatisfação ao cliente(externo ou interno).

O fato de que um processo Seis Sigma equivale à redução de defeitos em produtos ou serviços para um nível de 3,4 defeitos por milhão causa um bloqueio inicial às instituições, que julgam ser praticamente impossível. Todavia, mesmo grandes e famosas empresas que adotaram a estratégia Seis Sigma, como a GE e a Motorola, alcançaram esse nível em alguns de seus processos. A adoção da estratégia as direciona a busca permanente da melhoria nos demais processos.

Todas as vezes que ocorrem defeitos no processo ocorrem gastos adicionais de recursos para repor o nível de produção: insumos, tempo, mão de obra para executar a atividade. Esses custos precisam ser mensurados.

A qualidade desde que reconhecida pelos clientes torna-se uma vantagem competitiva duradoura e lucrativa, sendo assim de suma importância em todos os processos para entrega de produtos e serviços.

Gera sucesso sustentado: Pois o SS tem característica de manter, ao longo do tempo, os ganhos obtidos. Isto é possível em razão do monitoramento do processo que foi melhorado. (...)

Determina uma meta de desempenho comum: busca alinhar os esforços de todos os funcionários para um objetivo comum (Metas e Alvos), buscando produtos e serviços livres de defeitos para atender ás expectativas dos clientes. (...)

Intensifica o valor para os clientes;

Acelera a taxa de melhoria;

Promove a aprendizagem;

Executa mudanças estratégicas.

Aplicação das Ferramentas BSC e Seis Sigmas (Casos de Sucesso)

BSC- O caso a seguir foi pesquisado em vídeos do youtube.

A GOL Linhas Aéreas, chegou ao mercado com a ferramenta BSC integrada a seus sistemas, dessa forma muitas outras linhas passaram a utilizar esse método de trabalho a seus serviços. Mas o caso é baseado a TAM Linhas Aéreas, que instalou a ferramenta BSC após o surgimento da GOL. Antes de essa ferramenta entrar em ação, a TAM nos meses de baixas, faziam seus voos com uma percentagem de 65% para menos dentro de seus aviões.

Após a infiltração do Balanced Scorecard a empresa teve uma melhoria e crescimento mais ou menos em 10% de aumento em meses que os clientes viajavam menos, meses estes menos festivos que as pessoas viajam por motivos necessários. Como o mês de outubro que quase não há um grande fluxo nas linhas aéreas.

Foi dado a todos os funcionários metas de vendas, e esses funcionários contribuíam para a meta da loja, que consequentemente as lojas para as metas dos estados, que fechavam a cota dos voos. Assim fazendo com que, os aviões levantassem voo com uma média no aumento de passageiros para 75% ou mais em seus voos. E contendo um até mesmo metas de satisfação, para ver se os clientes estavam gostando do atendimento e da forma que eram tratados durante seus voos.

Caso do sucesso da GE, com o uso dos Seis Sigmas

GE – Reduz número de fornecedores de serviços de transportes

‘’A GE desenvolve projeto para reduzir o número de transportadoras que prestam serviços às suas 14 unidades de negócios na América Latina. A meta, além de melhorar a qualidade do serviço, é economizar algo em torno de US$ 400 mil, de acordo com Fátima Souza, que coordena o processo na companhia. Ela participou nesta sexta-feira (24/9) de reunião do Comitê de Supply Chain e Logística da AMCHAM-SP. ’’

No ambiente competitivo que as empresas convivem diferenciar-se da concorrência e alcançar um desempenho superior é a regra para a sobrevivência.

O método Seis Sigma pode ser definido como um sistema flexível para a liderança e o desempenho dos negócios, e possibilita o alcance de benefícios após

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com