TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Projeto Escolar

Por:   •  27/10/2023  •  Projeto de pesquisa  •  689 Palavras (3 Páginas)  •  30 Visualizações

Página 1 de 3

ESCOLA MUNICIPAL SEMENTE DO SABER – ENSINO FUNDAMENTAL.

Atividade Curricular de Extensão Universitária II.

Projeto - Um cantinho especial em nossa cidade

ALVORADA DO SUL – 2023

MARCIA REGINA BARBOSA

Projeto desenvolvido pela professora Marcia Regina Barbosa– Na Escola Municipal” Semente do Saber “- Ensino Fundamental no 2º ano do 2º ciclo/2023

Público-alvo:  2º ano do 2º ciclo

Período:  07/08/2023 à 18/08/2023

Apresentação E Justificativa

O projeto parte dos saberes curriculares presentes na disciplina de história, unidade temática “Transformações e permanências nas trajetórias dos grupos humanos”, objetivos de conhecimento “A ação das pessoas, grupos sociais e comunidades no tempo e no espaço: nomadismo, agricultura, escrita, navegações, indústria, entre outras”  e “O passado e o presente: a noção de permanência e as lentas transformações sociais e culturais” e objetivos de aprendizagem “(EF04HI01) Reconhecer a história como resultado da ação do ser humano no tempo e no espaço, com base na identificação de mudanças e permanências ao longo do tempo”, “Identificar-se como sujeito histórico”, “(EF04HI02) Identificar mudanças e permanências ao longo do tempo, discutindo os sentidos dos grandes marcos da história da humanidade (nomadismo, desenvolvimento da agricultura e do pastoreio, criação da indústria etc.)”, “Associar as necessidades humanas ao processo de sedentarização e ao surgimento das primeiras comunidades/sociedades”, e “Pesquisar sobre o conceito de cidade.”. Justifica-se a escolha desses conteúdos considerando que são temáticas que devem ser trabalhadas ao longo do ano e que são muito importantes para o reconhecimento dos alunos como indivíduos que pertencem a uma cidade e que têm deveres, responsabilidades e direitos.

Objetivo Geral:

Fazer com que os alunos reconheçam e se identifiquem com o lugar onde vivem, percebendo as transformações pelas quais a cidade passou.

Objetivos Específicos:

Levar os alunos a conhecer e valorizar os espaços de sua cidade;

Identificar as transformações ocorridas na cidade durante a passagem dos anos;

Perceber que as mudanças são necessárias e trazem melhorias para a cidade.

Encaminhamento Metodológico:

Saímos em expedição para observar o centro da cidade. Fomos até a praça da matriz e os alunos puderam ver os espaços ali presentes e os arredores: praça, fonte luminosa, igreja, prefeitura e cinema.

Seguimos na avenida principal, observando o comércio local, até chegarmos à entrada da cidade. O que mais despertou a atenção dos alunos foi a praça da cidade, principalmente a fonte e o parquinho.

Durante a expedição, a professora questionava os alunos: Será que este lugar sempre foi assim? como vocês acham que eram?

Após voltarmos para a sala de aula, foi realizado um texto coletivo sobre a expedição, onde os alunos relataram suas observações que ficaram registradas no caderno.
Em outro momento fomos até a prefeitura para fazer uma entrevista com o secretário de turismo sobre as mudanças ocorridas na cidade. Ele convidou os alunos para fazer um tour de ônibus pela cidade. Durante o passeio, o secretário foi mostrando alguns pontos da cidade e relatando como eram no passado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (62.4 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com