TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O QUE É CIÊNCIA - AVENTURAS NO CONHECIMENTO

Por:   •  15/6/2020  •  Abstract  •  379 Palavras (2 Páginas)  •  148 Visualizações

Página 1 de 2

Vídeo 1: O que é ciência - aventuras no conhecimento

A ciência é um conjunto de conhecimentos de um determinado assunto. Na Grécia antiga, esses conhecimentos eram ligados a religião e a pessoas que estudavam sobre, eram chamados de filósofos.

No começo do século XVI, os filósofos decidiram separas esses conhecimentos em áreas, e foi aí que se deu início a revolução cientifica, que se prolongou até o século XVIII.

Nessa revolução, os filósofos passaram a ser chamados de cientistas, elaborando novas ferramentas como a metodologia cientifica. Com isso eles conseguiram perceber que a teoria Geocentrista e a teoria da Terra plana já não eram mais validas e foi adotado então, o modelo Heliocentrista.

Vídeo 2: Senso comum e ciência – senso crítico e cientifico

Temos o senso comum como uma opinião popular, conjunto de ideias sem qualquer prova, uma forma de conhecimento com base na experiência cotidiana. Podemos citar o exemplo que foi disseminado por muito tempo de que se misturássemos manga com leite faria mal ao organismo, não tendo qualquer evidencia ou embasamento cientifico, e que foi levado como verdade.

Já o senso crítico significa ter a capacidade de questionar e analisar de forma racional e inteligente. No caso da manga com leite e de tomar banho após comer, os cientistas se questionam: Isso realmente acontece? O que causa esse problema? Qual a base para essa ideia? Qual a solução?

Vídeo 3: Os sete erros que são cometidos na apresentação de um seminário para faculdade

Nervosismo

Cola

Slide errado

Uso de gírias

Erros de português

Coreografia

Atrapalhar a apresentação

Vídeo 4: Como delimitar o tema do TCC

O primeiro passo é detectar qual é o problema, em seguida devemos questioná-lo com as perguntas já citadas no segundo vídeo, e por fim, delimitar ao máximo o problema para que fique claro e abrangente o que está sendo citado.

Vídeo 5: Objetivos gerais e específicos

O objetivo geral deve apresentar a ideia central de um trabalho acadêmico. Assim, deve descrever de forma objetiva a finalidade do estudo e o que está buscando. Ele deve ter a hipótese ou o problema que será investigado no trabalho, assim como a delimitação do tema.

Os objetivos específicos devem ser mais detalhados, dessa forma, os objetivos específicos servem como um guia do conteúdo que será trabalhado, relacionando o objeto estudado com suas particularidades e identificar mais adequadamente quais são os resultados desejados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (32 Kb)   docx (7.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com