TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Que é Acne

Pesquisas Acadêmicas: O Que é Acne. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/10/2014  •  422 Palavras (2 Páginas)  •  335 Visualizações

Página 1 de 2

2 O QUE É ACNE?

Acne vulgar é, provavelmente, a mais frequente doença cutânea, afetando 85 a 100 % da população em qualquer momento da sua vida (CARVALHO, 2005). Geralmente tem início na puberdade e torna-se menos evidente no final da adolescência, atingindo ambos os sexos, sendo geralmente mais grave nos homens, mas mais persistente nas mulheres, apresentando uma menor incidência em asiáticos e negros (VAZ, 2003).

Trata-se de uma doença multifatorial e inflamatória da unidade pilossebácea (KEDE, 2003), onde sua manifestação se inicia com uma inflamação do folículo pilo – sebáceo, composta pelo folículo piloso e pela glândula sebácea (RIBEIRO, 2006; ROTTA, 2008).

A acne é caracterizada pelo ao aumento da secreção sebácea associada ao estreitamento e obstrução da abertura do folículo pilosebáceo, dando origem aos comedões abertos (cravos pretos) e fechados (cravos brancos). Estas condições favorecem a proliferação de microrganismos que provocam a inflamação característica das espinhas, sendo o Propionibacterium acnes o agente infeccioso mais comumente envolvido.

A doença manifesta-se principalmente na face e no tronco, áreas do corpo ricas em glândulas sebáceas. Os sintomas variam de pessoa para pessoa, sendo, na maioria das vezes de pequena e média intensidade. Este problema cutâneo manifesta-se através de pontos negros e brancos, borbulhas e, em casos graves, abcessos. Independentemente do local do aparecimento, a pele fica com um aspecto gorduroso e borbulhento, bastante inestético e incomodativo (ATLAS DA SAÚDE).

O quadro clínico pode ser dividido em cinco graus, de acordo com o grau de severidade. Esse quadro pode variar desde leve até o mais grave, podendo ser pequenas ou grandes. Dependendo desta classificação, define-se o tipo de tratamento mais adequado.

Grau I - Acne Comediana: Não-Inflamatória com presença de comedões fechados e/ou abertos raras lesões inflamatórias e raras cicatrizes (LOURENÇO, 2011).

Grau II - Acne Pápulo-Pustulosa: Inflamatória de intensidade variável. Associam aos comedões, pápulas e pústulas de conteúdo purulento, sendo o eritema inflamatório também variável (STEINER, 2003).

Grau III - Acne Nódulo-Cística: Inflamatória, somando nódulos mais exuberantes constituido de seborréia, comedões abertos, pápulas e pústulas, com reação inflamatória intensa, levando à formação de nódulos, que podem conter pus (STEINER, 2003).

Grau IV - Acne Conglobata: É uma forma inflamatória grave, onde se somam os nódulos purulentos em grandes números, ocorrendo o desenvolvimento de lesões, na qual há formação de abscessos e fístulas, que podem drenar espontaneamente (MENESES; BOUZAS, 2008).

Grau V - Acne Fulminante: É a fase mais grave da acne, porém rara. Apresenta as características dos graus anteriores, com presença necrose das lesões (morte tecidual), com risco de sequelas graves e permanentes, podendo causar comprometimento sistêmico como febre (MENESES, 2008).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com