TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Resenha Crítica

Por:   •  27/2/2020  •  Resenha  •  731 Palavras (3 Páginas)  •  95 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 2]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM GESTÃO DE PROJETOS

Resenha Crítica de Caso

Mateus de Oliveira e Silva

Trabalho da disciplina Fundamentos do Gerenciamento de Projetos

                                               Tutor: Prof. Antônio Luis Draque Penso

Itaúna

2019


PROJETO OXIGÊNIO DO GOOGLE: OS GERENTES SÃO IMPORTANTES?

Referências: GARVIN, David A., WAGONFELD, Alison Berkley, KIND, Liz. Projeto Oxigênio do Google: Os Gerentes São Importantes? – Harvard Business School, Estados Unidos, 2007.

O artigo elaborado pela Universidade de Harvard apresenta o “projeto oxigênio” desenvolvido pela Google, que se originou da preocupação que os executivos tinham em relação a importância dos gerentes, juntamente com os processos de gestão que eram aplicados.

A empresa de sucesso Google foi fundada em 1998, por Sergy Brin e Larry Page. Com uma cultura organizacional informal, a empresa era estruturada e planejada para que seus colaboradores se sentissem bem, como se estivessem em casa, uma cultura que não é comum nas empresas convencionais, eles tinham o intuito de “encorajar o coleguismo e quebrar barreiras para o desenvolvimento rápido de ideias”.

A pesquisa para o desenvolvimento do projeto iniciou-se em 2009 pela equipe de análise de pessoal que Setty formou, chamada de PILAB (Laboratório de Pessoal e Inovação).

A empresa acessou o máximo de informações através do banco de dados dos funcionários do Google, com o objetivo de entender e analisar as questões ligadas a satisfação e produtividade dos mesmos e se os motivos da rotatividade dos últimos anos teriam alguma relação com o comportamento dos gerentes com seus subordinados. Uma das questões que se destacou das demais foi: “Os gerentes são importantes?”. Mediante as análises é os questionamentos levantados o projeto oxigênio foi divulgado no final de 2009.

A Google tinha uma administração plana, no qual a tomada de decisões era baseada no consenso dos funcionários, portanto os gerentes não tinham uma influencia tão significativa nesse momento. Mas, através das pesquisas e entrevistas feitas com gerentes e funcionários de diferentes níveis da empresa, foi comprovado a importância dos gerentes pois as equipes com uma gestão eficaz e participativa eram mais felizes e produtivas, e trabalhavam por mais tempo na empresa, já as equipes que tinham uma gestão deficiente tinham mais problemas e maior rotatividade.

Sendo assim a equipe PILAB definiu o que chamavam de os 8 hábitos dos gerentes altamente eficaz do Google. São eles:

  1. Ser um bom orientador;
  2. Dar poder para a equipe e não fazer microgerenciamento;
  3. Expressar interesse e preocupação com o sucesso dos membros;
  4. Ser produtivos e voltado para os resultados;
  5. Ser um bom comunicador;
  6. Ajudar no desenvolvimento de carreira;
  7. Ter visão estratégica clara;
  8. Possuir habilidades técnicas;

A equipe de operações de pessoal verificou através dos resultados obtidos das pesquisas de Feedback (UFS) e Pesquisas Técnicas de Gerenciamento (TMS), qual foi o impacto do projeto oxigênio entre o período de 2010 a 2012. Os resultados médios foram favoráveis, subiram de 83% para 85% gerentes que tiveram um desenvolvimento menos em alguns atributos foram orientados a realizarem treinamentos específicos para melhoria desses pontos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (137.4 Kb)   docx (45.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com