TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Resumo de Empreendedorismo

Por:   •  13/6/2017  •  Resenha  •  1.882 Palavras (8 Páginas)  •  264 Visualizações

Página 1 de 8

Empreendedorismo 2.0

Conceito

“Habilidade e competência humana de transformar ideias em realidade.”

Algumas pessoas desenvolvem mais essa habilidade que outras, importante é implantar suas ideias e acreditar em si. Isso alavanca sua carreira.

Para todas as carreiras, é preciso empreender; mesmo que não vá abrir sua empresa, é preciso ter novas ideias para implementar no local de trabalho. Esse é o intraempreendedorismo. Em cada lugar é influenciado pela Psicologia e Sociologia.

Ser empreendedor é ser motivado pela autorrealização, se apaixonar pelo o que faz.

(topo)Autorrealização->autoestima->sociais->segurança->básicas.

Nem todo empreendedor é empresário (e vice-versa), mas o ideal é ser empresário empreendedor, facilitando a vida dos negócios.

Empreendedor> costuma ter boas ideias, durante toda a existência da empresa.

Empresário> sinônimo de cautela, consegue a empresa por herança e é limitado.

Cria-se várias estratégias de acordo com o comportamento do mercado/concorrentes.

Dez etapas para transformar empreendedorismo em um hábito:

Identifique uma oportunidade – É preciso estar atento, elas estão em todo lugar.

Crie um bom conceito de negócio – Produto/Serviço que melhor a capitaliza.

Certifique-se de que é real – Se existe mercado, volume suficiente por um ano ou +.

Identifique os recursos que necessita – Precisa-se de grupos, como fazer para adquirir.

Escolha uma marca e registre-a – Poderosa ferramenta de alavancagem. Valores.

Elabore suas previsões financeiras – Para se certificar da rentabilidade do projeto.

Redija o plano de negócios – Empreendedor deve fazer. Ter em mente vários públicos.

Implemente seu projeto – Procurar financiadores e todos os detalhes para a empresa.

Faça a gestão da empresa – Essencial manter a animação do começo.

Liquide o projeto – Todos os projetos tem uma determinada duração, precisa ser clara.

O dinheiro é importante, mas quando analisado de forma cuidadosa, é raramente o motivo para algo dar errado. É preciso acreditar na sua empresa.

Entende-se por recursos os ativos tangíveis e intangíveis, relativamente permanentes. Sua combinação é heterogênea e constitui a base para assentar estratégias.

Três tipos de capitais: humano, social e financeiro.

Graças a tecnologia da informação, pessoas de todo o planeta podem empreender com poucos recursos. Toda oportunidade de negócios começa com uma ideia, mas nem toda ideia é uma oportunidade de negócios.

Oportunidade de Negócios

O empreendedor passa a maior parte da sua vida no seu negócio, é preciso alinhar isso à vida pessoal, tendo realização pessoal e profissional. Tem que conhecer a si mesmo. Observar o que ocorre em volta, para ampliar sua ideia. Novas oportunidades surgem com as empresas pontocom, mas não é só anunciar, precisa ter qualidade.

Técnicas de criatividade (brainstorming), informações mercadológicas e técnicas de escolha podem ser uteis para otimizar resultados. Na fase de Definição e Teste de Conceito, as melhores ideias se transformam em conceitos de produtos.

Startup está ligada diretamente à empreendedorismo e inovação. (Johnson) startup vê a organização como algo que é dele, dedicando-se intensamente, sem limites ou barreiras. (Dornelas) avanço tecnológico requer mais empreendedores startup. (Hermanson) startup difere de corporativo porque são recém-criados, fase de desenvolvimento e pesquisa, possuindo alto risco e baixo custo. (Dornelas) ambos são apaixonados, mas startup corre TODO o risco, por sua paixão extravagante. (Kawasaky) startup possui um limite de metas: comprovar a concepção da ideia; gerar especificações completas do projeto; concluir protótipo; levantar capital; levar versão de teste/final aos consumidores, equilibrar receita/despesa. (Dornelas), o maior risco encontra-se na fase inicial/ideia e expansão, pois precisa de alguém para fornecer capital e mantê-lo, assim como na consolidação e saída de angels.

Plano de negócios

Primeira ferramenta que o ajudará a se tornar um empreendedor: Plano de Negócios/Business Plan, um registro da análise e planejamento sobre a implantação ou desenvolvimento do negócio. Sempre aprimorá-lo para aumentar suas chances de sucesso. Os ambientes mudam com surpreendente rapidez. O Planejamento Estratégico é feito para o negócio adequar-se a mudanças, é mais flexível que o Planejamento em Longo Prazo. Pensa-se em relevância e necessidade.

Cenários reduzem as chances de surpresas indesejáveis e ajudam a tomar melhores decisões em melhor timing. A arte de preparar e interpretar um cenário é pensar o primeiro passo para alterar o futuro. Leva-se em conta aspectos econômicos, tecnológicos, sociais, políticos, etc.; diversidade cultural amplia o cenário e sua visão.

Impressoras 3D produzirão pequenas quantidades de produtos personalizados com custos menores. Inovação em hábitos comuns também ocorrerão. Plataformas que crescerão: nanotecnologia, biotecnologia/genômica, inteligência artificial, robótica e conectividade onipresente; melhorando eficiência e crescimento.

Tópicos que sempre compõe o Plano de Negócios:

Descrição geral da empresa – descrever sua ideia, modelo, visão, missão e valores.

Portfólio: descreve os produtos/serviços; com o tempo será a coleção do que foi feito.

Plano gerencial e operacional: descrição do organograma, funções e cargos.

Plano de marketing: posicionamento de mercado a ser adotado para competir; diferencias da empresa; analise de mercado para evitar ameaças.

Plano financeiro: necessidades de investimentos, como obtê-los.

Análise da legalidade: respeito a legislação do local à atuar sobre comercialização.

 

Estratégia de negócios

Estratégia é igual a meta. É preciso ter seriedade e responsabilidade para competir no mundo capitalista.

Mintzberg (1987) coloca quatro conceituações diferentes para estratégia:

Curso de ação conscientemente definida para a organização; padrão percebido em conjunto de ações, fruto de decisões empresariais e gerenciais; busca de posição competitiva no mercado; visão/perspectiva por intermédio do líder.

Porter (1996) encontra 3:

Criar uma posição única e valiosa, com diferente conjunto de atividades; criar ajustes entre atividades da empresa, fazer muitas coisas bem e integradas; fazer trade-offs na competição, a essência é escolher o que não fazer.

Miles e Snow (1978) três ideias centrais em seu trabalho:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.6 Kb)   pdf (63.1 Kb)   docx (16.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com