TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Resumo do Documentário Indústria

Por:   •  7/10/2021  •  Resenha  •  482 Palavras (2 Páginas)  •  249 Visualizações

Página 1 de 2

Itatiba – SP – Lucas Gabriel Santos – 2°L - Técnico em Logística – 31/08/2021

Resumo: Industria 4.0

O conceito de indústria 4.0 nasceu na Alemanha, e traz um novo arranjo para que as empresas e indústrias possam comprar, produzir e cativar seus clientes, sendo assim, muito mais do que a automação dos processos industriais, mas sim a digitalização destes.

O desenvolvimento da digitalização dos processos industriais se dá em grande parte pelo avanço da ciência de dados e das tecnologias de sensorização, que permitem uma coleta de dados massiva que será convertida na otimização dos processos produtivos. Possibilitando que os sensores capitem sinais que indicarão quando determinado produto ou maquina precisará de manutenção, qual a eficiência de um produto, quando ele estará perto de quebrar, e etc.

Além disso, a indústria 4.0 permite que as empresas repensem suas relações com os clientes, deixando de vender apenas produtos específicos e passando a vender serviços e resultados, tornando-se mais próximas do cliente enquanto aumentam seu lucro e produtividade.

A indústria 4.0 dá maior visibilidade da cadeia produtiva ao consumidor, através da rastreabilidade, possibilitando que o consumidor final tenha acesso ao status de seu produto do início ao fim da cadeia de produção, melhorando ainda mais a relação cliente empresa.

Acerca disso, é importante mencionar que além de benefícios financeiros, a indústria 4.0 trará benefícios ligados a segurança de informações, pois mais do que nunca trabalhará com elas. Os fornecedores de produtos passarão a ser considerados administradores dos dados de seus clientes, tendo a enorme responsabilidade de respeitar a privacidade de cada indivíduo. E para isso existe a Cyber security, que garantirá através das tecnologias de banco de dados a segurança das informações das pessoas.

Apesar de seus pontos positivos, a indústria 4.0 também tem suas peculiaridades. Podemos observar que com o avanço da tecnologia ao longo dos últimos anos, muitas pessoas perderam espaço no mercado de trabalho, e com o estabelecimento da indústria 4.0 não será diferente. A tendência é que a digitalização do processo produtivo e das funções de trabalho tomem o lugar dos trabalhadores que exercem funções substituíveis por máquinas ou IA’s, gerando assim, muitas demissões e um deslocamento da mão de obra.

Para que o impacto deste fenômeno iminente não seja tão grotesco, torna-se necessário que o Governo Federal invista em politicas publicas que darão a possibilidade de qualificação para maior parte da população, para que esta possa se ocorra, o país perderá competitividade no cenário global.

Porém, o ser humano não será totalmente substituído, existem trabalhos dentro da sociedade que só podem ser realizados por nós, estes trabalhos são os que envolvem a capacidade de lidar com pessoas. A necessidade de um professor, psicólogo, médico ou enfermeiro ainda irá prevalecer, independente do quanto a tecnologia avance.

Por fim, para que a indústria 4.0 possa se estabelecer completamente, será necessária uma boa conexão e em larga escala, pois nesta indústria tudo estará interligado, possibilitando uma ampla conectividade global.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (30.1 Kb)   docx (7.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com