TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O SETOR DE RECURSOS HUMANOS

Por:   •  20/10/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.726 Palavras (11 Páginas)  •  91 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        1

2 DESENVOLVIMENTO        1

2.1 SETOR DE RECURSOS HUMANOS ……….…………………………...….……….6

2.2 GESTÃO POR COMPETÊNCIAS ………….…………………………………………9

2.3 GESTÃO DO CONHECIMENTO …..…….………………………………………….10

2.4 PROPOSTA DE INOVAÇÃO …..………..….…………...…………………………..11

4 CONCLUSÃO        13

REFERÊNCIAS        14


  1. INTRODUÇÃO

              O desenvolvimento deste portfólio tem por objetivo verificar de forma prática, a aplicação dos conhecimentos adquiridos nas disciplinas de Gestão por Competências e do Conhecimento, Planejamento de Carreira e Empreendedorismo através de pesquisa organizacional com foco nas devidas disciplinas. A organização escolhida para a pesquisa é a Nestlé Brasil.

[pic 12]

                                                     Fonte: www.google.com.br/imagens/nestle

                   A Nestlé, razão social Nestlé Brasil LTDA, CNPJ nº 60.409.075/0001-52, de matriz localizada na Av. Doutor Churcri Zaidan 246 Vila Cordeiro São Paulo/SP é uma multinacional fundada em 1866 em Vevey na Suíça. Trata-se de uma organização de Nutrição, Saúde e Bem Estar. A Nestlé opera em 194 países, de cinco continentes e suas operações no Brasil tiveram início em 1897, como o comércio de farinha láctea. Somente em 1921, instalou sua primeira fabrica no Brasil na cidade de Araras – SP para a produção do leite condensado Milkmaid que posteriormente ganhou o nome de Leite Moça. Com o seu sucesso, vários outros produtos foram lançados e, atualmente, são comercializados no território brasileiro mais de 1.000 itens sob a chancela da Nestlé sendo que o leite condensado Leite Moça, ainda é o produto  que detém maior volume de vendas no mercado.

                  A Nestlé Brasil atua em 14 dos principais segmentos no mercado oferecendo produtos como leites, cafés, artigos culinários, achocolatado em pó, cereais, biscoitos, nutrição, chocolates, refrigerados, sorvetes, food services, pet care, cosméticos e  itens farmacêuticos.  A organização possui 57 marcas próprias no mercado nacional, sendo que mantém 16 outras marcas autorizadas à comercialização. Atualmente no Brasil, a Nestlé conta com mais de 25 fábricas e sua força de trabalho conta com aproximadamente 15 mil colaboradores.

                    A missão da Nestlé:

Oferecer ao consumidor brasileiro produtos  líderes em qualidade e valor nutritivo, que contribuam para uma alimentação mais saudável e agradável, gerando sempre oportunidades de negócios para a organização e valor compartilhado com a sociedade brasileira.

                   Os valores da Nestlé:

  • Pessoas em primeiro lugar;
  • Qualidade dos produtos e serviços que a empresa oferece;
  • Segurança inegociável;
  • Respeito para todos, dentro e fora da empresa;
  • Responsabilidade em toda decisão;
  • Paixão pelo que a empresa faz.

                   A visão da Nestlé:

  • Manter a empresa como a maior em termos de alimentos industrializados e conseguir liderança nos segmentos que atua;
  • Assegurar o processo social e profissional dos colaboradores;
  • Contribuir para o desenvolvimento da sociedade;
  • Manter a liderança tecnológica;
  • Manter a imagem de excelência e qualidade.

        Alguns dos prêmios concedidos a Nestlé dos últimos anos:

  • Prêmio LIDE da Indústria de Alimentos;
  • Época Negócios 100-As Empresas de Maior Prestígio no Brasil;
  • Empresa que melhor representa o consumo consciente no setor de alimentos;
  • Guia Exame de Sustentabilidade


  1. DESENVOLVIMENTO

2.1 SETOR DE RECURSOS HUMANOS

                 

                    A Nestlé reconhece que seus colaboradores são a chave do sucesso da organização e que nada poderá ser alcançado sem o seu envolvimento. Para que isso funcione de forma prática, a Nestlé conta com um sólido e bem estruturado setor de Recursos Humanos e uma Política de Recursos Humanos apresentado a todos os colaboradores da Nestlé, incluindo a visão e a missão da função de Recursos Humanos da mesma. Dentre os itens presentes na Política de Recursos Humanos da organização podemos citar a Responsabilidade partilhada, as Condições de Trabalho e emprego, a Remuneração Total, Formação e Aprendizagem, as Gestões de Talento, Desenvolvimento e Desempenho além das Relações de Trabalho e Organização em Mudança.

[pic 13]

         

                                                Fonte: www.google.com.br/imagens/nestle

                   Algumas das vagas disponíveis na Nestlé e suas devidas descrições:

Analista de Desenvolvimento de Produto JR

  • Desenvolver novos produtos, projetos de racionalização e otimização. Desenvolver novas matérias primas/fornecedores. Acompanhar o start up de novas linhas e/ou produtos, visando o atendimento dos critérios de qualidade e segurança. Realizar benchmark com outros mercados/ PTC’s e desenvolver projetos para melhoria contínua das tecnologias existentes. Realizar estudo de viabilidade, aceitação técnica dos projetos, primeiras produções industriais e documentações relacionadas;
  • Necessária formação em Engenharia de Alimentos, Engenharia Química ou Química;
  • Necessário conhecimento em Processos industriais, Gestão de Projetos; Gestão de Projeto de Inovação e de Otimização; MS Project;
  • Necessário domínio do Pacote Office: Excel Intermediário-Avançado.

Gerente de Produto

  • Desenvolvimento e implementação do plano de marketing para fortalecimento de marca incluindo comunicação on line e off line, atividades promocionais e visibilidade assegurando competitividade no ponto de venda, acompanhamento dos dados financeiros, pipeline de inovação e estratégia de lançamento de novos produtos.
  • Necessário ensino superior completo em Marketing, Administração de Empresas ou áreas correlatadas além de conhecimento avançado no idioma inglês.

                       

                   Na organização existe uma cultura de alto rendimento que é suportada por recompensas diferenciadas e pelo desenvolvimento de seus colaboradores. Para alcançar os objetivos individuais e empresariais, é fundamental alinhar responsabilidades claras e desafiadoras e ainda, garantir que os colaboradores estão cientes de como o seu trabalho tem impacto na mesma. Os líderes e os colaboradores trabalham em conjunto para assegurar que são definidos objetivos desafiantes e que estes são avaliados ao longo do ano, permitindo aos líderes reconhecer e recompensar os colaboradores e garantir que o baixo desempenho é gerido com integridade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.9 Kb)   pdf (236.2 Kb)   docx (113.9 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com