TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

Por:   •  2/12/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.659 Palavras (15 Páginas)  •  373 Visualizações

Página 1 de 15

[pic 2][pic 3]

[pic 4]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

CLAUDEMIR DE LIMA FERREIRA DEISIANE ÂNGELA SANTANA DA SILVA ELAINE PAZ RODRIGUES

FABIANA SILVA CARVALHO JOÃO CARLOS PEREIRA DA SILVA

PATRÍCIA OLIVEIRA MELO

DESAFIOS  DO RH

[pic 5]

Recife 2017


CLAUDEMIR DE LIMA FERREIRA DEISIANE ÂNGELA SANTANA DA SILVA ELAINE PAZ RODRIGUES

FABIANA SILVA CARVALHO JOÃO CARLOS PEREIRA DA SILVA

PATRÍCIA OLIVEIRA MELO

DESAFIOS DO RH

Portfólio apresentado no Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média semestral na disciplina de Atividades Interdisciplinares.

Professores: Alcides José da Costa Filho, Cláudia Cardoso Moreira Napoli, Danielle Vasconcelos Torres, Heloisa de Oliveira Kawata, Natália Branco Lopes, Rinaldo José Barbosa lima e Sebastião de Oliveira.

Recife 2017


SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO        3
  2. DESENVOLVIMENTO        4
  1. RECRUTAMENTO E SELEÇÃO        4
  1. AS GERAÇÕES NO MERCADO DE TRABALHO        4
  2. DESCRIÇÃO, ANÁLISE DE CARGO E PERFIL PROFISSIONAL        5
  3. RECRUTAMENTO DE TALENTOS        7
  4. PLANEJAMENTO E REALIZAÇÃO DA SELEÇÃO        9
  1. LEGISLAÇÃO E PRÁTICAS TRABALHISTAS        10
  1. ASSÉDIO MORAL, IND IVIDUAL E ORGANIZAC IONAL        10
  2. DEMISSÃO E RESCISÃO CONTRATUAL        10
  1. AUDITORIA E CONSULTORIA EM RH        15
  1. O CHECK LIST NA AUD ITORIA EM RH        17
  1. CONSIDERAÇÕES FINAIS        18
  2. REFERÊNC IAS BIBLIOGRÁFICAS        19

  1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho busca fornecer uma visão panorâmica referente à importância e o papel fundamental que o gestor em recursos humanos representa dentro das organizações.

O gestor de pessoas tem como papel principal fazer o elo  entre a empresa e  o funcionário, ajudando a desenvolver o potencial de cada indivíduo,  a  fim  de pontuar os talentos em cada empresa. Também deverá  selecionar, treinar, capacitar  e desenvolver os funcionários, atuando em seu lado profissional, físico, mental e pessoal com programas de mudanças e desenvolvimento  de carreiras e programas de comunicação entre funcionários e superiores.

Visa também possibilitar o conhecimento referente alguns subsistemas do

RH.

Sugestão: Desenvolver um pouco mais a introdução. A introdução deve conter ao menos 01 página. Falar sobre o objetivo do trabalho, o que vocês buscam  apresentar no mesmo. Atrair para a leitura. Evitar texto muito informal.


  1. DESENVOLVIMENTO

2.1 RECRUTAMENTO E SELEÇÃO

O recrutamento e seleção são processos com características individuais, porém, se complementam, sendo fatores importantes para as empresas. O recrutamento consiste em um processo que visa atrair candidatos potencialmente qualificados e capazes de ocupar cargos dentro de uma organização e podem assumir especificidade interna, externa ou mista (GIL,2001).

Recrutamento de pessoal é um meio que as empresas  utilizam  para  dar inicio ao processo de contratação de funcionários para diferentes áreas e funções. Trata-se de um conjunto de métodos e processos que tem por desígnio atrair candidatos interessados, potencialmente qualificados e capacitados a assumirem cargos dentro de uma organização. Através do processo de recrutamento  de  pessoal, a empresa divulga e oferece ao mercado as oportunidades de emprego que pretende preencher.

  1. GERAÇÕES NO MERCADO DE TRABALHO

Muito se fala nos conflitos entre gerações X, Y e Z, principalmente  em relação a seu perfil profissional. Apesar de terem algumas semelhanças, os indivíduos destas gerações apresentam características,  linguagem  e comportamentos distintos, que influenciam muito no mercado de trabalho.

Geração X: comprometimento e linearidade. Geração Y: Imediatismo e questionamento. Geração Z: colaboração e objetivos comuns.

Assim que ingressa no mercado de trabalho, uma nova geração passa a mudar a sua dinâmica e influenciar os hábitos das gerações anteriores.

Desse modo aconteceu com a geração X (nascidos entre os anos 1960 e o final dos anos 1970); com a geração Y (nascidos entre o dos anos 1970 e o início os


anos 1990) e está acontecendo agora com a geração Z (nascidos após 1995).

Precisamos entender que cada geração possui uma característica e que o comportamento ideal é aquele que visa o equilíbrio dentro da empresa, sem excessos. Este é o caminho para que a interação entre os grupos sejam sempre positivas.

  1. DESCRIÇÃO, ANÁLISE DE CARGOS E PERFIL PROFISSIONAL

Mesmo sendo assuntos que se complementam, suas diferenças são:

  1. Descrição de cargo - Seu foco principal é o detalhe minucioso do que o profissional vai fazer na empresa ao assumir seu cargo (O que, Quando, Como e Porque faz).

[pic 6]

Figura 1- CHIAVENATO, 2008.

  1. Análise de cargo - Especialmente se defini os requisitos físicos e mentais que o profissional vai precisar na função que assumiu, as responsabilidades que o  cargo  lhe impõe e as condições em que o trabalho deverá ser feito.

Modelo de descrição de Cargo

Descrição de cargo

Data da emissão: 28/05/2006 Data da revisão:

Diretoria: Gerente de R.H Cargo: Gerente de R.H Setor: Recursos Humanos

  • Hierarquia: Reportar-se ao Diretor Geral da Empresa
  • Escolaridade: Graduação em Ciências Humanas. Desejável: Pós-Graduação na área Administração com ênfase em Gestão de Pessoas
  • Diplomacia: Poder de Persuasão, Habilidade em lidar com situações de conflitos, Conscientização para qualidade, Princípios de Humanização. Responsabilidades/Autoridades.
  • Atribuições: Supervisionar e elaborar a confecção da folha de pagamento da

instituição e seus devidos reflexos; Fazer a distribuição adequada do quadro de pessoal instituição, estar atualizado em relação á Legislação Trabalhista e Previdenciaria, fazendo recomendações das políticas da instituição na área  de Gestão de Pessoas, assim, reduzindo os conflitos nas relações de trabalho, fazendo ser cumprindo plenamente a Legislação Trabalhista.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26 Kb)   pdf (794.4 Kb)   docx (525.7 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com