TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Seminário de Gerenciamento de Projetos

Por:   •  1/12/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.343 Palavras (6 Páginas)  •  110 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

Laura Pereira Morais

Rosi Piber

  1. INTRODUÇÃO

Esse paper tem como objetivo principal expor a importância de um gerenciamento de projetos coerente, visando buscas os beneficios que esse gerenciamento pode trazer para uma empresa seja ela de técniclogia ou não, também explicando e apontando pontos que o aluno pesquisador achou relevante para conhecimento academico e para seu desenvolvimento como um Gerente de projetos e até mesmo TI.

Esse paper também pode trazer informações sobre a ITIL englobando também o gerenciamento de serviços de TI no modelo sitado anterormente.

  1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

O Gerenciamento de projetos é um conjunto de conhecimentos, habilidades e ferramentas que auxiliam um projeto a conseguir atinfir os seus objetivos. Sendo assim um projeto é um planejamento futuro, onde você impõe metas e objetivos principais organizando-os em escala de

prioridades, para você conseguir fazer esse projeto dar certo é necessário que o mesmo seja gerenciado de forma coerente para atingir o sucesso, pessoal, ou até mesmo com um cliente.

Por meio do gerenciamento de projetos a empresa tera grande chance de conseguir o sucesso já que além de conseguirmos definir os riscos também setamos como os recursos serão utilizados, os materias e também as ferramentas necessárias para o desinvolvimento do seu projeto ( negócio), também as estratégias deste gerenciamento, permitem que as empresas encontrem uma maneira melhor de executar cada etapa do projeto proprosto e isso só e possivel se tivermos uma gestão bem estruturada, onde todas as obrigações são setadas para cada profissional envolvido, minimizando os erros que poderiam ocorrer no desenvolvimento do seu projeto.

Para o sucesso do seu projeto ou gerenciamento do projeto é necessário que a empresa adote uma metodologia que esteja de acordo com as necessidades dos prazos e objetivos setados. Pois se necessario pode ser adotada uma metodologia mais agil ou até mesmo uma mais tradicional.

“Detalhando-se um pouco mais as alterações no modelo organizacional, vemos que elas compreendem mudanças tanto em estilos e práticas de gestão, como na configuração de atividades e nas expectativas sobre o desempenho das pessoas no trabalho. As organizações nas últimas décadas mostram uma sensível transformação em relação aos ambientes de trabalho anteriores (SROUR, 1998; CALDWELL, 2000; BUONO, 2004).”

O Objetivo da ITL é de extrema semelhança ou até mesmo um objetivo conjunto com uma gestão de projetos, uma gestão de empresa já que a ITIL também tem como objetivo que você ajude o seu cliente a crescer e prosperar, atingindo os seus objetivos sem correrem riscos.

A ITIL tem como sugestão que o gerenciamento das atividades sejam feitas a partir de um ciclo de vida dos serviços. Nesse modelo é onde a estratégia de serviço é o ponto central do ciclo de cinco etapas.

[pic 2]

“Nas boas práticas ITIL alguns gerenciamentos fazem comunicação com o gerenciamento de mudanças, de acordo com Spirandelli (2007), o gerenciamento de configuração depende da precisão dos dados da configuração para assegurar o conhecimento sobre o impacto completo de se aplicar a mudança. Ocorre também a comunicação com a Central de Serviços sobre as mudanças que foram realizadas, devido a transparência para com os usuários. Além destes é importante que o Gerenciamento de Problemas e Incidentes submetam-se a uma RDM para resolver Erros Conhecidos e que algumas vezes podem causar um efeito bola de neve, caso o processo de Gerenciamento da Configuração não tenha habilidade para informar quais componentes irão ser afetados (incluindo hardware, software, ANS’s). O gerenciamento de continuidade dos serviços podem ser requisitados para informar o impacto da mudança.” (SPIRANDELLI, 2007)

Se respeitarmos a ideia de  SORTICA, 2012...Com importância do gerenciamento de mudanças e de projetos e os problemas que

podem ocorrer devida a uma falta de planejamento, a ITIL aconselha a criação de um

grupo de avalição composto por várias pessoas técnicas ou e clientes, em que o

principal objetivo é aprovar e analisar as mudanças que serão necessárias, como

ajudar na programação de mudanças. O CCM pode ser composto pelo gerente de

mudanças, cliente(s), gerente(s) usuário(s), representante(s) de grupo de usuários.

A seguir podemos verificar os principais objetivos de um comitê de mudanças e gerenciamentos de projetos

• Melhor alinhamento dos serviços de técnologia da informação. As mudanças serão

colocadas em escala conforme a necessidade do negócio no momento,

• Um controle maior de execução da mudança.

•Diminuição do impacto negativo da mudança . A análise de possiveis riscos permitem evitar que

o serviço fique fora do ar por falhas.

• Melhor avaliação do financeira da mudança  Antes de a mudança ser implementada

deve ser avaliado o seu custo x benefício.

• Habilidade de absorver um volume maior de mudanças. Como a implementação

do processo haverá um Gerente devera gerenciar todas as

mudanças. Além disso, para cada área do projeto haverá uma equipe que será

convocada para a reunião. Com um processo definido ficará mais fácil ter o

controle de várias mudanças ao mesmo tempo.

Como vimos no transcorrer de descrição do estudo a ITIL é uma facilitadora para um gestor gerenciar uma equipe, um projeto e uma empresa de forma coerente e sábia, levando a empresa ao sucesso e seus cliente a crescerem e prosperarem com segurança e satisfação, um cliente contente gera bons frutos para uma empresa chegar ao sucesso e ao topo de mercado, assim como funcionarios felizes e bem qualificados no que deve ser entregue em relação a expectativa e satisfação do seu cliente. Dessa forma a ITIL e uma dos modelos mais indicados para as empresas de técniclogia obeterem sucesso atualmente visando uma futuro para o seu cliente e funcionarios.

3. METODOLOGIA

Insira neste campo sua metodologia, que é a parte em que é feita uma descrição minuciosa e rigorosa do objeto de estudo e das técnicas utilizadas nas atividades de pesquisa.

O objetivo de escolha da ITIL como foco principal desse projeto é porque estou estudando para fazer essa certificação para meu desenvolvimento de de carreira na empres DELL que é onde trabalho hoje e sou L2, lá o modelo emplementado é o da ITIL, pois o objetivo é levar os clientes e seus funcionarios ao sucesso, focando na sastisfação do cliente e qualidade da entrega so suporte solicitado, dessa forma consegui entender melhor os objetivos e metodos que devem levados em consideração toda vez que formos criar e planejar um projeto, pois tudo deve ser resividado e diagnosticado para não termos falhas, pois nem todo ambiente de um cliente ou até mesmo interno em uma empresa tela tolerância a falhas.

Sempre que possivel é preciso ouvir os envolvidos no projetos, desde o gerente até o cliente para que todos os pontos sejam ouvidos e levados em consideração de forma coerente e relevante para obter sucesso.

         

4. RESULTADOS E DISCUSSÕES

Levando em consideração que trabalho diariamente com a area escolhida para o trabalho chego a conclusão de que ter um objetivo configurado para obter sucesso e estar aberto a melhorias e feedbacks é necessário, pois o dialogo e o planejamento são o principal ponto para uma empresa e um cliente crescer e prospearem juntos, o resultado de um cliente satisfeito por um projeto ou um produto bem entregue conforme o solicitado leva a empresa a um sucesso pois esse cliente acabará indicando essa empresa para outros que precisam também desse serviço.

É necessário sempre criar uma linha do tempo criando etapas que não devem ser puladas, que devem ser estudadas e estruturadas com passo a passo para que não seja feita nenhuma etapa errada, cada etapa de um projeto deve ser analisada pelo cliente que solicitou o mesmo para verificarmos se o nosso entendimento como desenvolvedor do projeto está coerente com o que o cliente solicitou, dessa forma precisamos de uma equipe qualificada para gerenciar e planejar esse projeto e para que ele seja sucesso.

REFERÊNCIAS

MONTES, Eduardo. Introdução ao Gerenciamento de Projetos: Como gerenciar projetos pode fazer a diferença na sua vida, 1ª Ed. São Paulo; 2017.

MONTES, Eduardo; PATZ, Fatima. Gerenciamento das partes interessadas: Como engajar as pessoas em seus projetos, 1ª Ed. São Paulo; 2017.

MONTES, Eduardo. Gerenciamento das Aquisições: O melhor custo x benefício das suas compras, 1ª Ed. São Paulo; 2018.

PMI - PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE. Guia PMBOK®: Um Guia para o Conjunto de Conhecimentos em Gerenciamento de Projetos, Sexta edição, Pennsylvania: PMI, 2017.

 Vectra https://blog.vectracs.com.br/gestao-de-projetos-de-ti/

 

Thiago Vieira De Souza1http://revistapensar.com.br/tecnologia/pasta_upload/artigos/a77.pdf

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)   pdf (130.6 Kb)   docx (551.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com