TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Sistema Cardiovascular

Por:   •  23/5/2015  •  Projeto de pesquisa  •  2.780 Palavras (12 Páginas)  •  331 Visualizações

Página 1 de 12

  Sistema Cardiovascular

A função básica do sistema cardiovascular é a de levar material nutritivo e oxigênio às células. O sistema circulatório é um sistema fechado, sem comunicação com o exterior, constituído por tubos, que são chamados vasos, e por uma bomba percussora que tem como função impulsionar um líquido circulante de cor vermelha por toda a rede vascular. 

O sistema cardiovascular consiste no sangue, no coração e nos vasos sangüíneos. Para que o sangue possa atingir as células corporais e trocar materiais com elas, ele deve ser, constantemente, propelido ao longo dos vasos sangüíneos. O coração é a bomba que promove a circulação de sangue por cerca de 100 mil quilômetros de vasos sangüíneos.

Circulação Pulmonar e Sistêmica 

Circulação Pulmonar - leva sangue do ventrículo direito do coração para os pulmões e de volta ao átrio esquerdo do coração. Ela transporta o sangue pobre em oxigênio para os pulmões, onde ele libera o dióxido de carbono (CO2) e recebe oxigênio (O2). O sangue oxigenado, então, retorna ao lado esquerdo do coração para ser bombeado para circulação sistêmica. 

Circulação Sistêmica - é a maior circulação; ela fornece o suprimento sangüíneo para todo o organismo. A circulação sistêmica carrega oxigênio e outros nutrientes vitais para as células, e capta dióxido de carbono e outros resíduos das células. 

A pequena circulação

A artéria pulmonar parte do ventrículo direito e se bifurca logo em artéria pulmonar direita e artéria pulmonar esquerda, que vão aos respectivos pulmões. Uma vez dentro dos pulmões, ambas se dividem em tantos ramos quantos são os lobos pulmonares; depois uma posterior subdivisão ao nível dos lóbulos pulmonares, estes se resolvem na rede pulmonar.

As paredes dos capilares são delgadíssimas e os gases respiratórios podem atravessá-las facilmente: o oxigênio do ar pode assim passar dos ácinos pulmonares para o sangue; ao contrário, o anidrido carbônico abandona o sangue e entra nos ácinos pulmonares, para ser depois lançado para fora. Aos capilares fazem seguimento as vênulas que se reúnem entre si até formarem as veias pulmonares. Estas seguem o percurso das artérias e se lançam na aurícula esquerda. A artéria pulmonar contém sangue escuro, sobrecarregado de anidrido carbônico (sangue venoso). As veias pulmonares contêm, contrariamente, sangue que abandonou o anidrido carbônico e se carregou de oxigênio, tomando a cor vermelha (sangue arterial).

 A grande circulação

A aorta, ponto de início da grande circulação, parte do ventrículo esquerdo. Forma um grande arco, que se dirige para trás e para a esquerda, segue verticalmente para baixo, seguindo a coluna vertebral, atravessa depois o diafragma e penetra na cavidade abdominal. Ao fim do seu trajeto, a aorta se divide nas duas artérias ilíacas, que vão aos membros inferiores. Da aorta se destacam numerosos ramos que levam o sangue a várias regiões do organismo. Da aorta partem as artérias subclávias que vão aos membros superiores e as artérias carótidas que levam o sangue à cabeça. Da aorta torácica partem as artérias bronquiais, que vão aos brônquios e aos pulmões, as artérias do esôfago e as artérias intercostais.

A MORFOLOGIA INTERNA DO CORAÇÃO                            

Estruturas que possibilitam a comunicação entre o átrio e o ventrículo

Quando analisamos as paredes abertas do coração observamos que a cavidade cardíaca apresenta septos. 
São eles que dividem o coração em quatro câmaras. 
Então vamos entender quais são os septos existentes no coração. Existe o septo atrioventricular, um septo horizontal que divide o coração em porções superiores (átrios) e inferiores (ventrículos). 
Já o septo interatrial representa um septo sagital que divide a porção superior do coração em duas câmeras, ou seja, dois átrios (direito e esquerdo). 

Cada átrio possui um apêndice, encontrado na superfície externa do coração e assemelha a uma orelha de um animal e por isso recebe o nome de aurícula (do latim auris, orelha). 

O septo interventricular representa um septo sagital que divide a porção inferior do coração em duas câmeras, ou seja, dois ventrículos (direito e esquerdo). 

Voltando aos septos atrioventriculares não podemos esquecer que, eles possuem dois orifícios ou óstios, o óstio atrioventricular esquerdo e óstio atrioventricular direito. 

Estas estruturas possibilitam a comunicação do átrio direito com o ventrículo direito e do átrio esquerdo com o ventrículo esquerdo. 

Então, para que os óstios possibilitem a comunicação dos átrios com os ventrículos, estes possuem estruturas que permitem a passagem do sangue somente do átrio para o ventrículo, são as valvas átrio ventriculares direitas e esquerdas. 

As valvas são formadas de tecido conjuntivo denso, recoberta por endocárdio. Estas valvas apresentam subdivisões, as quais recebem o nome de válvula ou cúspides. 

A valva atrioventricular direita possui três válvulas e é chamada de valva tricúspide. A valva atrioventricular esquerda apresenta duas válvulas e é denominada valva bicúspide ou mitral. 

Você sabia? Que durante a contração ventricular, chamada de sístole, a tensão nesta câmara aumenta consideravelmente, podendo haver a eversão da valva para o átrio (torna-se para dentro do átrio) e conseqüentemente gerar refluxo sanguíneo para esta câmara. 

Mas, tal fato não ocorre porque as cordas tendíneas prendem a valva aos músculos papilares. Estes são projeções do miocárdio nas paredes internas dos ventrículos



Pericárdio

Consiste em um saco fibro-seroso que envolve o coração e as raízes dos grandes vasos.

É composto por duas membranas, sendo uma de constituição fibrosa,conhecido como pericárido fibroso, responsável por enredar a região mais externa do coração e grandes vasos, intimamente relacionadocom as estruturas mediastinais. A segunda membrana é de constituição serosa, denominado pericárdio seroso, formado por duas lâminas, chamadas de parietal e visceral.

O pericárdio fibroso é composto por feixes colagenosos densamente entrelaçados, apresentando um arcabouço mais profundo composto por fibras elásticas. Este pericárdio apresenta-se semelhante a uma bolsa de formato cônico, que possui ápice no local onde o pericárdio apresenta continuação com a túnica externa dos grandes vasos. Sua base encontra-se ligada ao centro tendíneo do diafragma, por meio de um ligamento denominado freno-pericárdico, um dos culpados pela manutenção do coração posicionado na cavidade torácica. Outra função do pericárdio é proteger a ocorrência de lesões nos pulmões durante os batimentos cardíacos normais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19 Kb)   pdf (174.5 Kb)   docx (308.1 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com