TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Trabalho Do Pedagogo: O Que é Ser Pedagogo

Trabalho Escolar: O Trabalho Do Pedagogo: O Que é Ser Pedagogo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/8/2014  •  2.164 Palavras (9 Páginas)  •  192 Visualizações

Página 1 de 9

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA

AGDA MALFACINI FITELMAM

O TRABALHO DO PEDAGOGO

O QUE E SER PEDAGOGO?

BETIM

2014

AGDA MALFACINI FITELMAM

O TRABALHO DO PEDAGOGO

O QUE E SER PEDAGOGO?

Trabalho interdisciplinar. Apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média semestral nas disciplinas de Educação a Distância, Comunicação e Linguagem, Metodologia Cientifica, Fund. Do Processo Educativo no Cont. Hist. Filosófico, Seminário Interdisciplinar I.

Orientador: Prof.ª Melina Klaus, Juliana Fogaça, Okçana

Battini, Márcia Bastos/ Bernadete, Marlizete.

Tutor (a) Eletrônico (a): Edinalva Gaspar Messias

Tutor (a) de Sala: Vivian Francisca de Brito

BETIM

2014

INTRODUÇÃO

Quando se pensa em fazer o curso de pedagogia, devemos ter em mente o que é ser pedagogo.

Sabendo que pedagogia é o campo do conhecimento, que se ocupa do estudo sistemático da educação, isto é, do ato educativo, da prática educativa concreta que se realiza na sociedade, pergunto então, o que é ser pedagogo nos dias atuais? Qual é o trabalho do pedagogo?

A sociedade moderna apresenta demandas de caráter social e educacional que ultrapassaram os limites formais do espaço escolar. Via se antes apenas a relação existente entre educação e escola; hoje, portanto, essa visão mudou, abriu-se para o entendimento da sociedade, um leque de possibilidades da educação também em espaços não escolares.

Atualmente, denomina-se pedagogo o profissional cuja formação é a Pedagogia, que no Brasil é uma graduação e que, por parte do MEC - Ministério da Educação e Cultura é um curso que cuida dos assuntos relacionados à Educação por excelência, portanto trata se de uma Licenciatura, cuja grade horário-curricular atual estipulada pelo MEC confere ao pedagogo, de uma só vez, as habilitações em educação infantil, ensino fundamental, educação de jovens e adultos, coordenação educacional, gestão escolar, orientação pedagógica, pedagogia social e supervisão educacional, sendo que o pedagogo também pode, em falta de professores, lecionar as disciplinas que fazem parte do Ensino Fundamental e Médio, além se dedicar à área técnica e científica da Educação, como por exemplo, prestar assessoria educacional. Devido a sua abrangência, a Pedagogia engloba diversas disciplinas, que podem ser reunidas em três grupos básicos: disciplinas filosóficas, disciplinas científicas e disciplinas técnico-pedagógicas.

DESENVOLVIMENTO

O pedagogo precisa sempre estar atualizado, não se formar e estacionar em uma escola, hoje ele precisa muito mais do que pegar na mão do aluno e ajudar ele a escrever, tem como objetivo formar cidadão crítico, capaz de mudar a sociedade pela qual vivemos, tem que estar sempre aprendendo seja com seu aluno, com seu companheiro de trabalho, com a família ou com o amigo, apesar de que com estes pilares da educação servem de base para tudo que se tem hoje, uma das causas pela qual a profissão de pedagogo tem aberto novos caminhos.

Na Grécia antiga, eram chamados de pedagogos, os escravos, que conduziam as crianças às escolas. E hoje, em pleno século XXI, ser pedagogo é só conduzir crianças às escolas, ensinar qualquer coisa? Ser pedagogo não é ser apenas professor, é ser responsável pelo processo educativo, é saber lidar com o diferente, sem preconceitos. Nas mãos de um pedagogo está o futuro de muitas pessoas. Não é fácil exercer esta profissão, requer dedicação, confiança, perseverança e acima de tudo amor pelo que se faz.

Diante das várias dificuldades que hoje existem na educação, ele “sofre” para poder exercer sua profissão. Portanto ser pedagogo não basta só querer, tem que gostar, pois não é fácil passar pelas dificuldades da educação contemporânea e não desistir.

Em uma sociedade em constante processo de transformação, o pedagogo é o profissional que, a cada dia mais se enquadra para exercer essa função de transmissão de conhecimento, “ocorrendo em muitos lugares, institucionalizados ou não, sob várias modalidades.” (Libâneo, 2004, p. 26). Portanto, ele precisa estar preparado para os grandes desafios do mundo contemporâneo, sobretudo com as mudanças bruscas do sujeito social motivadas pelo surgimento das novas tecnologias e pelos efeitos da economia.

O mundo assiste hoje às intensas transformações, como a internacionalização da economia e as inovações tecnológicas em vários campos de saberes. Essas transformações levam à mudança no perfil desses diversos profissionais, afetando os sistemas de ensino. (LIBÂNEO, 2004, p.28).

Hoje, é preciso pensar, a todo o momento, que o profissional que se forma e que irá trabalhar em uma sociedade de mudanças rápidas esteja preparado para entender a educação como um fenômeno, portanto, é preciso abordar as questões referentes ao campo de estudo da pedagogia, à identidade profissional e ao sistema de formação de pedagogos ainda no curso.

O pedagogo não possui quanto ao seu objeto de estudo um conteúdo intrinsecamente próprio, mas um domínio próprio (a educação), e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com