TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Trabalho Dos Freelancers

Exames: O Trabalho Dos Freelancers. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/5/2014  •  1.714 Palavras (7 Páginas)  •  230 Visualizações

Página 1 de 7

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO .............................................................................. 4

2 DESENVOLVIMENTO .................................................................. 5-8

3 CONCLUSÃO ............................................................................... 9

4 REFERENCIAS ............................................................................ 10

INTRODUÇÃO

Segundo o dicionário Aurélio, uma organização é o “ato ou efeito de organizar-se, é uma associação ou instituição com objetivos definidos” (FERREIRA, 2001, p. 502). Ou seja, uma organização é caracterizada como um grupo de indivíduos que buscam concretizar objetivos pré-estabelecidos, sendo que estes visam o benefício comum de todos que fazem parte da organização, assim como daqueles para quem trabalham. As organizações surgiram da necessidade comum que os indivíduos tinham de estabelecer normas de conduta facilitassem a convivência e tornasse o grupo socialmente mais ajustado, tendo em vista que o homem é um ser social e, como tal vive em comunidade. Na sociedade contemporânea existem vários tipos de organizações tais como a linear que significa que existem linhas diretas e únicas de autoridade e responsabilidades entre superior e subordinado; a organização funcional que é uma estrutura que aplica o principia funcional ou principio de especialização das funções, nela cada subordinado se reporta a muitos superiores, cada um deles somente nos assuntos de sua especialidade, e temos ainda a organização linha-staff que está relacionada com os dois tipos já mencionados, pois caracteriza-se pela autoridade linear e os seus órgãos prestam assessoria e serviços especializados. Dentro desses tipos podemos citar as organizações não governamentais, as organizações políticas e as organizações burocráticas.

DESENVOLVIMENTO

O termo burocracia pode ter varias concepções como: excesso de normas e regulamentos, limitação da iniciativa ou desperdício de recursos. Logo, organizações burocráticas são sistemas sociais dominantes nas sociedades modernas, sendo fruto e berço da burocracia, é também uma estrutura caracterizada por regras e procedimentos explícitos e regularizados, divisão de responsabilidades e especialização do trabalho. Entretanto existem organizações como a IBM que desde 2011 adotaram um sistema de atuação um tanto quanto informal, onde os funcionários trabalham na própria casa tendo de 12 horas a sete dias para entregar os resultados propostos.

Sendo assim, as organizações anteriormente citadas se diferem pelo fato de que nas instituições como a IBM não há normas a seguir, o funcionário pode trabalhar em sua própria casa e fazer seu horário, além de não estar submetido a nenhum tipo de supervisão, enquanto nas organizações burocráticas o subordinado vive sobre um sistema de regras, onde as funções delegadas devem ser rigorosamente cumpridas, nesse sistema a divisão das responsabilidades ocorre de acordo com a especialização do trabalho, é bom ressaltar que nesse tipo de organização há uma constante supervisão por parte de um gestor que se encarrega de direcionar os funcionários no exercício de suas funções e de averiguar estas estão sendo corretamente executadas. Um outro ponto que as diferencia é que na primeira há uma certa agilidade na entrega dos resultados aos clientes, já na segunda a padronização que se segue e os excessos no que se refere as regras, pode haver uma perda de tempo e recursos o que pode acarretar vários transtornos, como a insatisfação do cliente ou mesmo a desistência do recurso oferecido.

O modelo de gestão é o gerir através de um exemplo já existente, sofrendo apenas as modificações necessárias, sendo que estas devem suprir a necessidade de cada organização.

O Facebook foi criado em 2004, por Mark Zuckerburg, Dustin Moskovitz, Eduardo Saverin e Chris Hughes, a intenção destes era criar uma método de interação entre os alunos da universidade (Harvard). Ele encontra-se no ranking das melhores empresas para se trabalhar, atuando com a teoria de que funcionários felizes são mais lucrativos. É também uma das empresas que adotou o trabalhador freelance no seu rol de funcionários. A empresa possui um ambiente descontraído que proporciona total liberdade a seus subordinados, permitindo que eles façam seus próprios horários, ou mesmo realizar suas atividades no âmbito do seu lar, além disso ele apresenta um ambiente propicio ao relaxamento dos seus e alívio do estresse.

O Google também apresenta um modelo de gestão nada ortodoxo, além de propiciar a seus funcionários um ambiente descontraído com uma mesa de sinuca para jogos durante o expediente, disponibiliza ainda uma sexta-feira por trimestre para que eles possam sair juntos e se divertirem. São muitos os benefícios existentes para que os seus colaboradores se sintam cuidados, além disso eles recebem uma verba de educação para gastar como quiser, seja em cursos de línguas ou em cursos de pós-graduação, isso porque o Google se preocupa em fazer com que as mentes do seus permaneçam brilhantes, preocupa-se também em proporcionar as mesmas vantagens a todos os funcionários, independente do cargo ocupado por eles.

O processo de gestão utilizado por ele é sustentado por doze princípios, podemos destacar alguns deles tais como o de conhecer profundamente sua equipe antes de fazer mudanças, procurar o consenso ao invés de impor decisões, tomar decisões claras e assumir a responsabilidade por suas ações, criar um bom ambiente de trabalho, entre outros. Um dos trunfos dessa multinacional é justamente o quadro de funcionários altamente qualificados.

As instituições supracitadas se diferem pelo seguinte fato, o facebook tinha sua composição inicialmente limitada aos estudantes de Harvard. Com o passar do tempo o acesso foi expandido para outras faculdades e eventualmente para qualquer pessoa com treze anos ou mais. Basicamente o site funciona como uma via direta de comunicação, compartilhamento de informações e interação entre amigos. Enquanto o google é uma multinacional de serviços online e software, ele desenvolve uma serie de serviços e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com