TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O TÉCNICO EM ESTÉTICA COMO AGENTE NA PROMOÇÃO DA SAÚDE

Por:   •  22/6/2019  •  Resenha  •  1.651 Palavras (7 Páginas)  •  141 Visualizações

Página 1 de 7

O TÉCNICO EM ESTÉTICA COMO AGENTE NA PROMOÇÃO DA SAÚDE.

Promover ações de orientação, prevenção, promoção e manutenção da saúde da pele é só mais uma das atribuições do técnico em estética.

Somos capacitados para atuar tanto com a beleza, quanto com a promoção, manutenção e a recuperação da saúde. Possuímos um preciso entendimento das características da derme, seus anexos, demais tecidos possibilitando a realização de terapias que promovem uma melhor qualidade de vida ao cliente, dando atenção e orientação às características psicoemocionais, hábitos de vida e alimentares saudáveis.

Somos profissionais a serviço da Saúde podendo assim:

  • Promover bem estar;
  • Prevenir doenças acarretadas pela má qualidade de vida;
  • Trabalhar com a autoestima, o mal do século é a depressão;
  • Temos a possibilidade de tratar uma disfunção que incomoda o cliente há algum tempo e promover saúde a ele;
  • Orientar tanto o adulto como as crianças a beber agua porque ela representa cerca de 70% a 75% do nosso corpo, ajudando no estresse tanto na parte física e emocional, com massagens relaxantes para liberar a endorfinas, proporcionando o bem-estar;
  • Orientar o cliente de como, hidratar e nutrir a pele, também como higieniza-la corretamente, retratando as partículas poluentes;
  • Informar as clientes quanto ao uso do protetor solar e a sua importância na prevenção do câncer de pele e também a contribuição para o não envelhecimento causado pelo sol na pele;
  • Realizar palestras em comunidades para explicar melhor a nossa profissão e informar os clientes como ter uma vida saudável;
  • Orientar o quanto o cigarro é prejudicial à saúde tanto para as pessoas normais quanto as gestantes, também a fazer uma reeducação alimentar para uma saúde saudável;
  • Orientar a fazer exercícios físicos e informando o quanto ele é importante para o bem-estar e a saúde.

A EVOLUÇÃO DA ESTÉTICA E COSMÉTICA ATRAVÉS DO TEMPO

No final do século, em 1770 o Parlamento Inglês decretou que qualquer mulher que seduzisse ou traísse no matrimônio através do uso de cosméticos, produtos de limpeza, espartilho de ferro, sapatos altos etc., seria condenada assim como as bruxas e o casamento seria considerado inválido (PANDOLFO, 2012). O interesse pelos exercícios físicos começou com os gregos, para eles a higiene corporal era diretamente ligada à saúde e os exercícios físicos eram ligados à beleza corporal. Eles praticavam exercícios físicos diariamente, por prazer (VITA, 2009). No século XXI, nos anos 30, a publicidade destacava ginástica também (FERREIRA, 2012). Corpos masculinos, mas também os
femininos começaram a serem trabalhados, os músculos visíveis eram bonitos de se ver (FERREIRA, 2012). O mesmo interesse é notado na década de 80, onde as mulheres malhavam em casa para manter o corpo. O culto à magreza existente no século XX, com o auge a partir dos anos de 1980 fez com que multiplicassem os regimes e a atividade física (BERGER, 2012). Mulheres que não gostavam de ginástica ou mesmo as que praticavam começariam a se interessar pelas cirurgias plásticas, que nesse ponto iniciava sua expansão (PANDOLFO, 2012). A ginástica aeróbica praticada em massa na década anterior deu lugar a yoga. Entraram na moda também terapias alternativas como o shiatsu e a reflexologia, aromaterapia e também os SPAS (PANDOLFO, 2012). Atualmente também vemos crescente interesse em terapias como essas. Em relação aos cabelos, a mudança de cor já era feita na Grécia antiga e também pelos romanos. Eles utilizavam lixívia e camomila, pois tinham fascínio por cabelos loiros (LEONARDI, 2008). O cabelo frisado era feito no século XIX, com ferros (VITA, 2009). Hoje utilizamos técnicas especificas e conhecemos, a cada dia, mais ativos, substâncias, tecnologias, aparelhos e temos maior aprofundamento no conhecimento anatomofisiológico da pele.

A ATUAÇÃO DO TÉCNICO EM ESTÉTICA NO CONTEXTO DA SOCIEDADE ATUAL.

Em nenhum outro momento falou-se tanto em promoção da saúde como na década atual. Em 1986, na 1ª Conferência Internacional de Promoção de Saúde, foi publicada a Carta de Ottawa, que ampliou o significado da concepção de promoção como conjunto de ações voltadas para a prevenção das doenças e riscos individuais para uma visão que considera a influência dos aspectos sociais, econômicos, políticos e culturais sobre as condições de vida e saúde. Assim, a saúde é compreendida enquanto qualidade de vida e não apenas como ausência de doença, determinando que os problemas de saúde sejam enfrentados valendo-se de ações Inter setoriais, visto que extrapolam a responsabilidade exclusiva do setor saúde.

Vimos que com o passar do tempo à busca por um profissional da área estética vem aumentando. Vendo esse aumento por essa busca surgiram mais profissionais nessa área.

Hoje não é mais considera uma profissão informal. É reconhecida por meio de legislação federal e por outros órgãos como, CBO, MEC, CNAE e continua em processo de evolução.

A lei que foi aprovada em 18 de janeiro de 2012 é uma lei que nos coloca apenas na área da beleza, e não da saúde, além de não descrever a qualificação do profissional de estética.

O técnico em estética nos tempos atuais é um profissional formado para interagir complementarmente com diversas especialidades, com relação de interlocução e harmonia.

MULTIPROFISSIONALÍSMO NO AUXÍLIO DE OUTROS PROFISSIONAIS.

A saúde estética é uma área de atuação multidisciplinar e não privativa a qualquer profissão, nesse contexto diversos profissionais de nível superior desenvolvem ações na área estética, como médicos, fisioterapeutas, biomédicos, farmacêuticos, enfermeiros, nutricionistas e tecnólogos em estética e cosmética.

Deve-se considerar que os procedimentos estéticos invasivos não cirúrgicos são de caráter multidisciplinar, porém os procedimentos considerados cirúrgicos são privativos ao profissional da medicina.

A Organização Mundial da Saúde define a saúde como um conceito amplo, não somente ligado ao estado biológico de ausência de patologias, mas sim como um bem-estar completo, do ponto de vista físico, mental e social.

A saúde estética é definida, então, como a área da saúde voltada à promoção, proteção, manutenção e recuperação estética do indivíduo, de forma a selecionar e aplicar procedimentos e recursos estéticos, utilizando-se para isso produtos cosméticos, técnicas e equipamentos específicos, de acordo com as características e necessidades do usuário.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)   pdf (90.5 Kb)   docx (13.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com