TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O USO DE MATERIAIS MANIPULÁVEIS NO TRATO DAS RELAÇÕES MÉTRICAS NO TRIÂNGULO RETÂNGULO

Por:   •  27/5/2018  •  Abstract  •  322 Palavras (2 Páginas)  •  171 Visualizações

Página 1 de 2

DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA

TEMA:

O USO DE MATERIAIS MANIPULÁVEIS NO TRATO DAS RELAÇÕES MÉTRICAS NO TRIÂNGULO RETÂNGULO

Tópicos abordados

 Introdução

Fundamentação e justificativa: nesta etapa, recorremos a Scollaro para respaldar o desenvolvimento de nossa atividade, uma vez que sustenta baseada em Dante, a necessidade de metodologias alternativas, como materiais concretos, para assimilação significativa de conteúdos por vezes abstratos.

 Objetivos

Geral e específicos: levar os alunos à compreensão das relações métricas no triângulo retângulo, por meio de materiais manipuláveis, identificar seus elementos, estabelecer relações de semelhança e deduzir as relações métricas.

 Desenvolvimento: Materiais e Métodos

Descrição das Atividades:

Atividade: O uso de materiais manipuláveis no trato das relações métricas no Triângulo Retângulo

– Aulas: ministramos um encontro expositivo e dialogado, em Agosto, no qual utilizamos desde o ambiente do colégio a materiais confeccionados individual ou coletivamente como recursos para auxiliar no processo de ensino-aprendizagem;

– Orientações: dedicamo-nos nesta fase, à revisão rigorosa do conteúdo proposto, tiramos dúvidas ainda nítidas, usamos metodologias outras (resolução de situações-problemas, apresentações de seminário, dinâmicas) e usamos materiais diversos, como por exemplo, triângulos confeccionados em madeira, geogebra, dentre outros;

– Feira de Ciências: expusemos aos convidados a temática trabalhada, expandindo a um público maior os objetivos supracitados;

Resultados Alcançados: assimilação e associação do conteúdo proposto e associação à realidades diárias, crescimento acadêmico e domínio de conteúdo, promoção do tema para além da realidade habitual; instigamos a autonomia, interesse, criatividade e integração.

 Considerações Finais: mesmo quando nos deparamos com algumas dificuldades, o PIBID contribui concretamente no processo educativo como um todo e, especialmente na nossa formação, uma vez que, enquanto graduandos, podemos já experimentar da realidade escolar e vivenciar, inclusive, situações de desafios, permitindo-nos desenvolver habilidades que nos outorgarão grande crescimento profissional.

 Referências

AUSUBEL, David P.; NOVAK, Joseph D.; HANESIAN, Helen. Psicologia Educacional. Rio de Janeiro: Editora Interamericana Ltda., 1980.

DANTE, Luiz Roberto. Tudo é Matemática. 9°ano. 3ª ed. São Paulo: Ática, 2009. p.17 (manual do professor/parte geral).

SCOLARO, Maria Angela. O uso dos Materiais Didáticos Manipuláveis como recurso pedagógico nas aulas de Matemática. 2006.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (48.3 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com