TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O USO RACIONAL DE RECURSOS NATURAIS NOS PROCESSOS PRODUTIVOS

Por:   •  7/6/2020  •  Trabalho acadêmico  •  7.335 Palavras (30 Páginas)  •  200 Visualizações

Página 1 de 30

FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS DE CRUZEIRO

ELTON DA SILVA PACHECO

ECONOMIA E MEIO AMBIENTE

O USO RACIONAL DE RECURSOS NATURAIS NOS PROCESSOS PRODUTIVOS

CRUZEIRO - SP

2015

ELTON DA SILVA PACHECO

ECONOMIA E MEIO AMBIENTE

O USO RACIONAL DE RECURSOS NATURAIS NOS PROCESSOS PRODUTIVOS

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Curso de Engenharia de Produção da Faculdade de Ciências Humanas de Cruzeiro, em cumprimento à exigência parcial para obtenção do título de Bacharel em Engenharia de Produção, sob orientação do Prof. Esp.

        

CRUZEIRO - SP

2015[pic 1]

ELTON DA SILVA PACHECO

ECONOMIA E MEIO AMBIENTE

O USO RACIONAL DE RECURSOS NATURAIS NOS PROCESSOS PRODUTIVOS

Trabalho de Conclusão de Curso aprovado em _____ de ______________ de 2016, como requisito parcial para a obtenção do título de Bacharel em Engenharia de Produção da Faculdade de Ciências Humanas de Cruzeiro, pelos professores:

Banca Examinadora:

_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

__________________________________________

Orientador: Prof. Esp.

.

 

CRUZEIRO - SP

2015


Dedicatória


Agradecimento


Epígrafe


Resumo


Lista de Ilustrações


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        9

1 A INTER-RELAÇÃO ECONOMIA E MEIO AMBIENTE        11

1.1 DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO        11

1.2 DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL        12

1.3 MEIO AMBIENTE ATRELADO AO DESENVOLVIMENTO E CRESCIMENTO        13

1.4  INTER-RELAÇÕES ENTRE O SISTEMA ECONÔMICO E O MEIOAMBIENTE        14

2 A ECONOMIA DO MEIO AMBIENTE        15

2.1  MEIO AMBIDENTE E O AVANÇO TECNOLÓGICO        16

2.2 GESTÂO AMBIENTAL COMO FERRAMENTA DE CONTROLE        18

2.3  ECONOMIA ATRAVÉS DO SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL        21

3 O MEIO AMBIENTE E A INDÚSTRIA        23

3.1  REDUÇÃO NO CONSUMO DE INSUMOS GERANDO ECONOMIA FINANCEIRA        25

3.1.1 Gestão Energética        26

3.1.2  Gestão de Consumo de Água        28

3.2  RESPONSABILIDADES AMBIENTAIS NAS ATIVIDADES INDUSTRIAIS        31

3.3  A PRODUTIVIDADE E MEIO AMBIENTE        33

CONCLUSÃO        34

REFERÊNCIAS        36


INTRODUÇÃO        

          Desde a aparição dos diferentes problemas ambientais estes tem recebido uma grande atenção por parte dos economistas. Isso tem levado várias pessoas da área industrial e econômica a buscar recursos e instrumentos de modo a estabelecerem meios de proteção aos recursos naturais.

Segundo (Stern 1997, p. 203), o problema ambiental não é só um problema de falta de internalização dos custos ambientais, a determinação desta seria sua solução ótima. Mas esta visão apresenta alguns problemas. Se o mercado é incapaz por si só de incorporar os danos ambientais, isso se produz porque estes não são importantes para o “homus economicus”, dado que pela ótica da economia tradicional só tem preço aquela mercancia que representa um valor para a sociedade. Alguns economistas têm dito que na verdade pode-se fazer a consideração de que o homem pode agir no seu outro papel, de “homem-cidadão”, com o qual seria possível para ele integrar valores ambientais, dado que sua visão seria mais de caráter social. Para os economistas ecológicos esta posição está errada desde seu início, já que a solução do problema carece de fundamentos, porque ao ser a sociedade um sistema fechado, poupar recursos em algum processo produtivo significa utilizar mais dos outros. É dizer a solução do problema ambiental se faz somente desde uma perspectiva parcial acreditando no fato que a escassez é só uma questão de caráter relativo.

Neste sentido se tem feito propostas de considerar a sustentabilidade a partir de conceitos relacionados com a biodiversidade, os quais poderiam proporcionar os parâmetros necessários para atingir esta (Norton 1995).

Podemos assim dizer que o modelo econômico seja ele qual for adotado, sempre estará ligado ao desenvolvimento ambiental e preservação e uso racional dos recursos naturais existentes.

        O presente trabalho possui o objetivo geral de mostrar a importância de se ter um desenvolvimento econômico, utilizando os recursos naturais de forma eficiente e com manejo correto. E como objetivos mais específicos analisar o impacto ambiental e econômico atual e das futuras gerações em caso de escassez de recursos naturais e quais as possibilidades atuais para se ter um desenvolvimento econômico baseado em utilização correta e eficaz dos recursos naturais.

Este estudo possui tripla dimensão: científica, econômica e social. No que diz respeito ao enriquecimento do conhecimento científico, a pesquisa visa conhecer melhor o tema Economia e Meio Ambiente, no qual muitas vezes se observa são temas que se opõe, porém, ao analisar com comprometimento e imparcialidade é possível verificar que podem caminhar nas mesmas proporções, pois estão interligados um ao outro.

Quanto à importância social, a pesquisa trata de um assunto que proporciona conhecimento pois interfere diretamente no bem estar social das pessoas, devido ao tema Economia e Meio Ambiente, pois além da necessidade de desenvolvimento econômico, seja ele através do aumento da capacidade produtiva mundial e consequentemente tudo aquilo que isso arrasta, como por exemplo criação de empregos e melhor qualidade de vida. Assim também podemos levar em consideração o uso adequado dos recursos naturais, no qual também as pessoas dependem dele

...

Baixar como (para membros premium)  txt (49.7 Kb)   pdf (501.1 Kb)   docx (189 Kb)  
Continuar por mais 29 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com