TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O profissionaç de Gestão de Pessoas

Por:   •  14/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  904 Palavras (4 Páginas)  •  209 Visualizações

Página 1 de 4

O Profissional de Gestão de Pessoas-Capítulo 3

1- Podemos dizer que gestão de pessoas é uma nova profissão?

R= Sim. Porém, ainda é muito recente, até mesmo porque poucas são as empresas que mantêm uma diretoria ou um departamento de GP.

2- O que é gestor de pessoas e o que desempenha ?

R= O gestor de pessoas é um administrador de RH que desempenha uma série de práticas e atitudes.

Desenvolver processos; aplicações; desenvolvimento e monitoriamento das pessoas perante novas atitudes e posturas.

3- O que ocorreu na década de 1890 a 1930 na evolução histórica da administração de RH no Brasil?

R= As atividades de RH nesse período restringiam-se as tarefas correspondentes aos cálculos da retribuição a que os trabalhadores faziam jus em decorrência do trabalho prestado.

4- Em 1943 surgiu a consolidação das leis do trabalho, quais foram ?

R= Criou a carteira profissional, regulamentou o horário de trabalho no comércio e na indústria, definiu o direito a férias remuneradas, instituiu as comissões mistas de conciliação, estabeleceu as condições de trabalho de menores na indústria, etc..

5- O que ocorreu na década de 1950 a 1964 ?

R= O crescimento das empresas eleveou o grau de exigência aos empresários e assim também, renovou os conceitos sobre relação humana dentro de uma organização.

6- O que o profissional de RH ganhou na década de 1964 a 1978?

R= Ganhou mais importância e novas atribuições, como treinamento de pessoas, desenvolvimento de pessoal, cargos, salários e benefícios.

7- A década de 80 foi marcada pela recessão econômica? Porque ?

R= Sim. Foi marcada de 1978 a 1989 principalmente por conta dos altos níveis de inflação as empresas tiveram que reduzir sua folha salarial, onde muitos dos profissionais de RH foram demitidos.

8- Cite alguns exemplos de experiências realizadas em empresas brasileiras na década de 90.

R= Administrador de recursos humanos entregue a funcionários: as decisões mais importantes são tomadas por um colegiado; Presidente da empresa sem secretária própria e escritório sem porta; Operadores que escolhem seus colegas e são estimulados a tomar decisões sem recorrer ao supervisor; Grupos autônomos de operários que trabalham sem chefe e respondem pela quantidade e qualidade dos produtos; Avaliação de desempenho invertida, na qual os empregados apontam os defeitos de seus superiores

9- As mudanças observadas no ambitu das empresas, sobretudo na última década, tem gerado inúmeras indagações acerca do papel a ser desempenhado pelo profissional de RH. Com isso queriam se livrar do RH, o que devem fazer ?

R= Criar um novo papel e uma nova pauta para a área, que focalizem  os resultados, e não as atividades tradicionais de RH, como contratação de pessoas e remuneração.

10- Cite as transições que o setor de GP precisa estar preparado para enfrentar:

R= Transição do Administrador de Recursos Humanos para o Gestor de Pessoas Operacional para estratégica; De policiamento para parceria; Do foco na atividade para o foco nas soluções; Da administração de pessoal para a gestão de talentos; Do foco interno para o foco no consumidor.

11- Qual o novo perfil do profissional de GP ?

R= Atender aos usuários internos e externos ; Manter-se aberto pata as novas tecnologias administrativas ; Proporcionar empregados capacitados e motivados ; Preocupar-se com a qualidade de vida no trabalho ; Agregar valores aos empregados, empresa e clientes; Atuar com agente de mudança ; Reconhecer as pessoas como parceiras da organização ; Proporcionar competitividade à organização ; Manter comportamento ético.

12- O que é um consultor de RH ?

R= É o profissional remunerado por hora ou por projeto, para identificar e analisar problemas referentes à política, organização e métodos e técnicas na área de RH.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (47.6 Kb)   docx (12.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com