TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O que você entendeu do método antropológico?

Por:   •  27/2/2019  •  Resenha  •  284 Palavras (2 Páginas)  •  1.140 Visualizações

Página 1 de 2

Com base na leitura dos trechos indicados do livro “Antropologia da Academia: Quando os índios somos nós” de Roberto Kant de Lima, interprete e responda com suas palavras:

O que você entendeu do método antropológico?

R: Pode-se observar que aproveitando sua experiência vivida nos EUA como estudante, O antropólogo Roberto Kant de Lima, explica algumas questões ligadas ao imperialismo cultural, o autor propõe o debate em torno da concepção da Antropologia como uma disciplina voltada para a compreensão dos problemas enfrentados pela sociedade que a originou, realizada por meio do método comparativo. A partir daí, procura desvendar como as diferentes formas que a dominação intelectual ou cultural reveste as diversas sociedades, inclusive dentro de uma mesma sociedade. Importante lembra que Kant no Brasil, fez duas graduações, Direito (1964-1968) e Ciências Sociais (1971-1974), e uma pós-graduação, mestrado em Antropologia Social (1974-1978), o mesmo mostra também que as experiências culturais, emocionais e intelectuais é que determinarão a construção de nossa própria cultura, mostrando-se danosa toda e qualquer forma de imposição de paradigmas, investida contra o livre desenvolvimento dos seres, de acordo com as circunstâncias e características que lhe são próprias. Por isso, merece incentivo o modo peculiar de produção, consumo e distribuição do produto intelectual, preservando-se a originalidade ostentada pela cultura brasileira, determinando um modo original de organização e disposição do pensamento e do conhecimento.

Segundo Kant a dominação não pode ser vista como determinada apenas por sua forma mais evidente, a econômica, o que pode levar à conclusão ingênua de que sua supressão pode ser alcançada com uma produção e tecnologia independentes. Quando são muito mais sutis os caminhos do poder.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (28.9 Kb)   docx (7.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com