TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O sucesso na escola

Por:   •  7/5/2019  •  Artigo  •  448 Palavras (2 Páginas)  •  151 Visualizações

Página 1 de 2

No início do século XX, o psicólogo Lewis Terman, reuniu "alunos superdotados" em um experimento conhecido como “termites”. Apesar de um grande número de integrantes do grupo ter obtido sucesso profissional, a maioria não obteve fama e fortuna (sinônimo de sucesso na atual sociedade capitalista). Seja na vida profissional ou pessoal, ligamos o sucesso de uma pessoa a um bom desempenho escolar/acadêmico. Porém, a realidade tem se mostrado diferente. Alunos considerados medianos têm cada vez mais alcançado os seus objetivos, enquanto os "de elite" têm lidado com vida ditas "medíocres". Claro que isso não é uma regra, existem exceções. Mas por que os alunos que não se destacam na escola atingem o sucesso? Para o pesquisador Paul Stoltz, um dos fatores importantes que influenciam no sucesso de uma pessoa é o Quociente de Adversidade (QA). Paul explica que quanto maior o QA do indivíduo, maior são as chances dele crescer mesmo sem ser um gênio, pois ele será capaz de passar por obstáculos da vida com maior facilidade.

Alunos medianos tendem a lidar melhor com o fracasso e, consequentemente, sabem seguir em frente e focar nos seus objetivos. Al Ries e Charles Boudouin afirma que o sucesso está intimamente ligado à capacidade de foco de uma pessoa. Quanto maior o foco em um objetivo, pode-se obter melhores resultados. Além disso, os alunos na média, tendem a consumir mais conteúdos úteis para a sua formação, como livros, do que alunos com notas altas, que estão mais preocupados em estudar. Também, socializam com mais facilidade, uma vez que, muitos deles trabalham, estão em muitos grupos sociais, são mais comunicativos (Universia Brasil).

Um estudo publicado pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT), avaliou se o que ra aprendido em sala de aula (chamada de "inteligência cristalizada") influenciava nas habilidades extracurriculares (chamada de "inteligência fluida"), como capacidade de resolver problemas abstratos, velocidade de prcessamento de informações e memorização. Os resultados:

Mas ai nos perguntamos: quer dizer que tanto faz ir na escola, uma vez que meu desempenho escolar não influenciará em quase nada do meu sucesso? Bom, não é bem assim. Ao contrário do que a maioria pensa o papel da escola não é criar operários voltados ao trabalho na sociedade capitalista. O seu papel está em ensinar ao aluno a ter  senso crítico, saber interpretrar as questões que são posta durante a vida, a socializar fora do nosso núcleo familiar, entre outros. De acordo com Myriam Tricate, coodenadora do Programa de Escolas Associadas (PEA) da UNESCO: "papel da escola não é preparar jovens para este ou aquele desafio – nem simplesmente para o trabalho. A escola deve formar cidadãos livres, capazes de exercer suas escolhas individuais, sem nunca perder de vista o coletivo."

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (42.5 Kb)   docx (7.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com