TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A FAMÍLIA E ESCOLA: PARCERIA DE SUCESSO

Por:   •  27/11/2017  •  Relatório de pesquisa  •  6.487 Palavras (26 Páginas)  •  860 Visualizações

Página 1 de 26

FAMÍLIA E ESCOLA: PARCERIA DE SUCESSO

Meire Hartt da Silva[1]

Orientadora: Ana Cristina Gipiela Pienta[2]

RESUMO

O presente estudo aborda sobre a importância da Interação entre Escola e Família no processo pedagógico para uma educação de qualidade, sobre as atuações dos profissionais em educação e o que eles tem feito para que ocorra essa interação e sobre sugestões para que ambas as partes, tanto a escola quanto a família, alcancem um objetivo em comum,  que é o de proporcionar as crianças uma educação de qualidade.Escolhi por objetivo realizar uma abordagem histórica, para melhor entender as mudanças ocorridas nessas duas instituições, verificando o que as fizeram se afastar uma da outra. Também investiguei a influência desta parceria como contribuição na melhoria da qualidade de ensino, podendo assim propor atuações para que as escolas e famílias possam apoiar uma à outra na educação das crianças. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, buscando reunir algumas abordagens significativas e refletir sobre autores contribuintes com o tema.

Palavras-chave: Família. Escola. Interação.

INTRODUÇÃO

A relação família e educadores como objeto de estudo, começou a fazer parte de minha preocupação profissional desde que iniciei o trabalho em uma instituição de educação infantil. Por considerar que o contato entre família e educador é primordial e necessário nessa etapa da educação e ambos devem ter uma perspectiva de colaboração mútua de forma a compartilhar informações que venha favorecer o crescimento e desempenho da criança no seu cotidiano escolar. Diante do exposto passei a buscar por informações referentes ao tema em livros, artigos, teses, dissertações, revistas e por meio de diálogos, o que acarretou ainda mais o meu interesse pelo tema, visto que, a necessidade que exista uma relação construtiva e estável entre educadores e família faz-se necessário para diminuir os conflitos que sempre foram pontuados nas instituições.

O tema proposto para esse trabalho enfoca a relação escola e família, tendo como foco principal a importância dessa relação no desenvolvimento intelectual da criança no ambiente escolar.

Ao longo dos anos, o sistema educacional brasileiro e a instituição família vêm passando por constantes transformaçoes. Desde que as mulheres passaram a ter de trabalhar fora para contribuir com o orçamento doméstico, a instituição escolar, principalmente, a de Educação Infantil, tornou-se um apoio importante para os pais deixarem a criança durante o dia, ou parte dele. É nesse contexto histórico que esse artigo se justifica na tentativa de compreender, a partir de dados teóricos, como se dá a interação entre a escola e família? Quais os desafios que permeiam essa interação? Qual a importância da relação família no desenvolvimento intelectual da criança no ambiente escolar?

 Este trabalho está organizado em fundamentação teórica onde traz uma abordagem histórica sobre a escola e a família, mostrando como estas duas instituições se uniram ao longo da história. Apresentação dos dados, considerações finais e referencias.

2- FUNDAMENTAÇÃO TEORICA

2.1 Família conceitos e mudanças

A vida origina-se na relação de duas pessoas, formando assim o primeiro grupo a que cada um de nós faz parte. A família é o grupo de origem de todos os outros. Sendo assim, é considerado o grupo de maior importância na vida da criança.

A instituição família, com sua variabilidade histórica torna difícil a elaboração de um conceito geral, já que esta se modificou no tempo e no espaço, de acordo com as funções na sociedade em que está inserida. Isso significa que o conceito de família é mutável, sofrendo alterações de acordo com a cultura na qual se insere e a realidade a que se refere.

A família é um pequeno grupo social composto por indivíduos relacionado uns aos outros em razão de fortes lealdades e afetos recíprocos ocupando um lar ou conjunto de lares que persiste por anos e décadas. Entra-se na família através do nascimento, adoção ou casamento e deixa-se de fazer parte dela apenas pela morte.

Segundo o dicionário Aurélio (1993, p.224) “familia são pessoas aparentadas que vivem em geral na mesma casa, particularmente o pai, a mãe e os filos. Pessoas do mesmo sangue. Origem e ascedência”.   

É pela família que o homem satisfaz seu instinto gregário, sua necessidade de perdurar através dos filhos e até de viver. De acordo com Ackerman (1986, p. 29):“a família é a unidade básica de crescimento e experiência, desempenho ou falha. É também a unidade básica de doença e saúde”. Kaloustian (1994, p.5) afirma que:

“A família é a principal responsável pela alimentação e pela proteção da criança, da infância a adolescência. A iniciação da criança na cultura nos valores e nas normas de sua sociedade começa na família. Para um desenvolvimento completo e harmonioso de sua personalidade, a criança deve crescer num ambiente, numa atmosfera de amor e compreensão. “

Portanto, a família tem um papel importante no desenvolvimento do indivíduo, pois, é através dela que ele tem as primeiras noções para conviver em sociedade. Segundo Piletti (1984): as primeiras experiencias educacionais da criança são geralmente proporcionadas pela familia atraves das influencias familiares, vai-se gradualmente moldadando seu comportamento.

A família é um fenômeno social presente em todas as sociedades e um dos primeiros ambientes de socialização do indivíduo, atuando como mediadora principal dos padrões, modelos e influências culturais; se define em um conjunto de normas, práticas e valores que têm seu lugar, seu tempo e uma história.

“A família, espaço educativo por excelência, é vulgarmente considerada o núcleo central do desenvolvimento moral, cognitivo e afetivo, no qual se “criam” e “educam” as crianças, ao proporcionar os contextos educativos indispensáveis para cimentar a tarefa de construção de uma existência própria. Lugar em que as pessoas se encontram e convivem, a família é também o espaço histórico e simbólico do qual se desenvolve a divisão do trabalho, dos espaços, das competências, dos valores, dos destinos pessoais de homens e mulheres. A família revela-se, portanto, um espaço privilegiado de construção social da realidade em que, através das relações entre os seus membros, os factos do quotidiano individual recebem o seu significado.”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (42.6 Kb)   pdf (260.5 Kb)   docx (27.5 Kb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com