TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS ASPECTOS HISTÓRICOS SOCIAIS NA EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL NO MUNICÍPIO DE FAINA - GO, NO PERÍODO DE 1989 - 2014.

Trabalho Escolar: OS ASPECTOS HISTÓRICOS SOCIAIS NA EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL NO MUNICÍPIO DE FAINA - GO, NO PERÍODO DE 1989 - 2014.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/9/2014  •  2.346 Palavras (10 Páginas)  •  405 Visualizações

Página 1 de 10

INTRODUÇÃO

Antes de 1989 Faina estava legalmente denominado distrito do munícipio de Goiás, a partir desta data o distrito exerceu a sua cidadania através de um plebiscito e sucessivamente a primeira eleição municipal. Com sua emancipação em 1989 Faina passou a ditar e exercer a sua autonomia como território, tornou-se municípioque levou a cidade a ganhar novos horizontes na área educacional, criando condições para que novas unidades de ensino fossem construídas, assim a população teria mais condições de ser atendida com melhores políticas educacionais desenvolvidas com parâmetros a atender as necessidades da população.Atualmente Faina conta com uma população aproximada de7.951 habitantes e 25 anos de emancipação política, nesse tempo foram realizadas importantes mudanças e grandes feitos na área educacional; o município contava com 27 escolas municipais quase todas na área rural, com a evolução e a chegada do transporte escolar, o gestor da época decidiu desativar grande parte dessas unidades escolares e concentra - las na sede do município;Com base na secretaria municipal de educação, atualmente o município conta com nove unidades escolares em funcionamento, sendo duas na sede do município e as demais em distritos, povoados e área rural. São notáveis as transformações que ocorreram no sistema educacional.Neste sentido, esse trabalho tem como meta, argumentar sobre a política educacional e histórica social, desenvolvida na educação fundamental do município de Faina.

Pretende ainda proporcionar uma reflexão sobre como é realizada a formação do corpo docente, quanto à capacitação e de que forma são realizadas tais formações, se há uma adequação com relação à inclusão social.Se as políticas educacionais infantis desenvolvidas no município,corresponde às exigências da Lei Nº 9.394 de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). E se os programas desenvolvidos nas unidades escolares através da secretaria municipal de educação estão embasados nas condições tanto da formação educacional como da gestão de recurso que são enviados direto para as escolas.

DESENVOLVIMENTO

Os aspectos Históricas Sociais na Educação Fundamental no Município de Faina – GO, no período de 1989 – 2014.

Desde que nascemos somos seres eminentes sociais, e é por meio da Educação que se dá a construção dos fatos. A educação é um processo histórico, que varia de geração para geração, é no meio educacional que as pessoas se interagem, relacionam–se, desenvolvem–se e se tornam autores e atores do verdadeiro e emocionante teatro da vida. Educar significa desenvolver, extrair, criar, tirar, conduzir, modificar, portanto é um espaço onde todos tem lugar garantido.Para Brandão (2001),

a educação sobrevive aos sistemas e, se por um lado ela serve a reprodução da desigualdade e a difusão de idéias que legitimam a opressão, por outro pode servir à criação da igualdade entre os homens e à pregação da liberdade. (Brandão 2001 p. 98-99.)

Com esse intuito o município busca garantir uma educação continuada garantindo aos alunos uma boa formação para que possam chegar ao ensino médio com uma preparação adequada.De acordo com a entrevista realizada na Secretaria Municipalde Educação,sua pedagogia educacional se desenvolvede momentos em momentos, ora tradicional, ora neoliberal.Assim, aeducação nas escolas municipais, tem como modelo programa de inclusão que atendem um público variado; a pedagogia adotada nas mesmas tem como referênciaspedagógicos autores como Paulo Freire, Henri Vallon, Vigstk, Jean Piaget, Maria Montssory, entre outros. As escolas trabalham com metodologia de inserção e participação visando uma educação de responsabilidade e respeito, que prepara o individuo para o desempenho de papeis sociais através de suas aptidões individuais, não podemos esquecer que a sociedade em si é tradicional e liberal, todo processo educacional baseia – se em elementos como: governo, disciplina e conhecimento. Entretanto nunca se é totalmente liberal ou totalmente tradicional, uma política tradicional que se transforma ao longo da historia, sendo acrescida, enriquecida, transformada e contínua.

Diante da entrevista realizada, podemos perceber que o governo atual vem se interessando cada vez mais pela educação, aderindo apoio como: capacitação de professores, Programa dinheiro direto na escola (PDDE), (com base no site do governo federal este programa),consiste na assistência financeira às escolas públicas da educação básica das redes estaduais, municipais e do Distrito Federal e às escolas privadas de educação especiais mantidas por entidades sem fins lucrativos. O objetivo desses recursoséa melhoria da infraestrutura física e pedagógica, o reforço da atual gestão escolar, é a elevação dos índices de desempenho da educação básica. Os recursos do programa são transferidos de acordo com o número de alunos que é desenvolvido pelo censo escolar do ano anterior ao do repasse.PDE interativo - Atleta na escola; de acordo com o ministério da educação oprograma de apoio à gestão escolar baseado no planejamento participativo e seu objetivo é auxiliar as escolas públicas a melhorar a sua gestão. Para as escolas priorizadas pelo programa, o MEC repassa recursos financeiros destinados a apoiar a execução de todo ou parte do seu planejamento. Programa Nacional de Transporte escolar (PNATE), programa que garante repasse automático, em caráter suplementar, de recursos para custear despesas com manutenção de veículos ou de serviços terceirizados destinados ao transporte escolar nas redes de ensino público estadual e municipal. O programa objetiva assegurar o acesso de estudantes residentes na área rural à rede pública de ensino, contribuindo para a redução da evasão escolar nessas comunidades.

Até 2008, os repasses eram destinados apenas para atender a demanda do ensino fundamental; em 16 de junho de 2009, com a aprovação da Lei nº 11.947, o atendimento foi estendido aos estudantes da educação infantil (creches e pré-escolas) e do ensino médio. PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar). É um programa de assistência financeira suplementar com vistas a garantir no mínimo uma refeição diária aos alunos beneficiários e suprir parcialmente as necessidades nutricionais dos alunos, através da oferta de no mínimo uma refeição diária, visando atender os requisitos nutricionais referentes ao período em que este se encontra na escola. PAC (Programa de Apoio a Creche), Seu principal objetivo é prestar assistência financeira, em caráter suplementar, ao Distrito Federal e aos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com