TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS PROBLEMAS SOCIAIS

Por:   •  29/7/2019  •  Trabalho acadêmico  •  349 Palavras (2 Páginas)  •  177 Visualizações

Página 1 de 2

CENTRO UNIVERSITÁRIO AGES[pic 1]

DISCIPLINA DE SOCIOLOGIA

PROFESSORA VIVIANE FERNANDES

EQUIPE: JOSÉ RENATO, ...

A SEGREGAÇÃO SOCIOESPACIAL

As desigualdades sociais e espaciais acontecem no meio dos processos de desenvolvimento decorrente das transformações do ser social, mediante ações capitalistas que cada vez mais contribuem para a produção de espaços urbanos divergentes para os indivíduos, distinguindo-os pelo seu poder aquisitivo, frente ao modelo de sociedade que adotamos.

Os modelos de organizações espaciais da sociedade brasileira urbana, apresentam diversos e controversos problemas de ordem social, como a exclusão e a segregação dos espaços, o que contribue para ambientes desprovidas de infraestrutura básica, aumento da violência, o individualismo e indivíduos e crianças vivendo em condições desumanas. Esse meio de discriminação social faz surgir a exclusão que impossibilita as pessoas a terem acesso a bens, serviços e direitos iguais, passando viverem em grande precariedade e vulnerabilidade.

Um exemplo comum desse processo pode ser visto em várias cidades brasileiras como a favelização que submete pessoas aos piores lugares da cidade e a condições de precariedades que violam os direitos humanos. Essas pessoas são impossibilitadas de se ressocializarem e são excluídas ou interditadas de uma vida comum e igualitária.

Os problemas com desigualdades sociais encontradas nas cidades brasileiras são frutos do pensamento capitalista em que uma pequena parte da sociedade são favorecidos enquanto que os menos desprovidos financeiramente são empurradas para encostas e áreas de risco, onde se abrigam e formam comunidades ou as conhecidas favelas brasileiras. De acordo com o pensamento de Karl Marx, tudo isso é resultado das diferenças de classes que resultam em desigualdades sociais provocadas pelas relações de produção. Marx afirma que uma classe social e a outra está sempre em constante conflito e são esses conflitos que movem e modificam o mundo, no entanto a classe menos favorecida deve se unir para colocar em prática seus pensamentos é ideologias de igualdade discutidas em grupo, pois, como ele argumenta o pensamento ganha vida no momento em que é colocado em prática.

REFERENCIAS:

ARON, Raymond.  As etapas do pensamento sociológico.  7ªed.  São Paulo: Martins Fontes, 2008.

BOUDON, Raymond; BOURRICAUD, François. Dicionário crítico de sociologia. 2. ed. São Paulo: Ática, 2002.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (76.3 Kb)   docx (18.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com