TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Fatores de Aprendizagem

Por:   •  2/10/2021  •  Trabalho acadêmico  •  2.247 Palavras (9 Páginas)  •  75 Visualizações

Página 1 de 9

Trabalho da disciplina fatores da aprendizagem

Nome e sobrenome do estudante: Ingrid da Silva Ferreira

Curso: FPMME – Mestrado em Educação

Data: 25/06/2021


Projeto: “O problema também é nosso!” 

 JUSTIFICATIVA

 O projeto “O problema também é nosso!” surge a partir da necessidade de desenvolver nos alunos do 5º Ano do Ensino Fundamental a sensibilidade e percepção de problemas existentes em suas comunidades além de construir habilidade para resolutividade e participação ativa no meio em que vivem.   

OBJETIVO GERAL

Promover a compreensão dos alunos acerca da importância de se perceberem como sujeitos ativos nas situações-problemas existentes em sua comunidade, bem como desenvolver habilidades e competências para resolutividade e assim, tornar o estudo dos conteúdos curriculares mais significativos.  

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Desenvolver sensibilidade e percepção para situações-problemas em seu arredor; 
  • Estimular o trabalho em grupo e participação ativa nas situações problemas; 
  • Desenvolver habilidade de criatividade e competência de resolutividade nos alunos; 
  • Aprimorar o entrelaço entre teoria e prática de conteúdos curriculares; 
  • Proporcionar momentos mais prazerosos e significativos de reflexão acerca dos conteúdos curriculares. 

METODOLOGIA

Um modelo de metodologia a ser utilizado neste projeto é a ABP – Aprendizagem Baseada em Problemas, onde estudantes trabalham em um projeto por um maior período, com o objetivo de responder questões formuladas no início da pesquisa e que necessitam de respostas, ou pelo menos de caminhos para soluções dos problemas.   

Outro modelo de metodologia ativa sugerido para ser utilizado na aplicabilidade deste projeto é a Aprendizagem por Pares (TBL-Team-Based Learning), que consiste em criar oportunidades e obter os benefícios do trabalho em equipe, através dos pequenos grupos de aprendizagem. 

A partir da escolha do tema para este projeto, foram selecionados alguns conteúdos curriculares que possivelmente serão abordados conteúdos nas áreas de História, Geografia, Ciência e Eixos Transversais listados no ANEXO I, como elementos disparadores para auxiliar na escolha de temas para serem pesquisados pelos alunos, alinhados aos conteúdos curriculares necessários para serem abordados no 5º Ano do Ensino Fundamental, conforme a BNCC- Base Nacional Comum Curricular, vigente no Brasil, que é um documento oficial do Ministério da Educação, que regulamenta quais aprendizagens essenciais devem ser trabalhadas nas escolas brasileiras públicas e particulares para garantir o direito à aprendizagem e o desenvolvimento pleno de todos os estudantes em cada etapa do ensino. 

EMBASAMENTO TEÓRICO

A Pedagogia de Projeto é um movimento que foi resultado de pesquisas de educadores europeus como Montessori, Decroly, e outros, e na América do Norte seus representantes foram John Dewey e William Kilpatrick. Foram eles que criaram o chamado "Método de Projetos" e suas propostas pedagógicas foram introduzidas e disseminadas no Brasil por Anísio Teixeira e Lourenço Filho. 

A ideia principal da Pedagogia de Projetos é fazer com que o ator principal do processo ensino-aprendizagem, o aluno, seja ativo e participe de sua própria construção do conhecimento, e destaca-se o trabalho em equipe, onde a aprendizagem se dá através da cooperação e da troca de experiências. Este conceito assemelha-se muito à teoria construtivista de Piaget onde ele afirma que o indivíduo constrói e produz o conhecimento através da interação com o ambiente em que ele vive e que esta interação propicia o desenvolvimento da aprendizagem. 

 Dentre os fatores que influenciam na aprendizagem, destacamos aqui a importância da participação do professor como mediador e condutor do processo de ensino-aprendizagem, e responsável por parte da motivação e interesse acadêmico, ou seja, por despertar o prazer e a curiosidade por aprender, como fator externo da aprendizagem (entorno escolar), e assim, através de seus planejamentos pedagógicos, propiciar momentos prazerosos e significativos de aprendizagem (fatores ambientais). 

DESENVOLVIMENTO

Cada etapa abaixo descrita deverá ser distribuída em aulas e administrada pelo professor, de acordo com a contemplação de cada uma das anteriores, ou seja, a cada etapa concluída, poderá passar para a seguinte, ficando a critério do professor avançar, sempre que achar necessário, de acordo com o desenvolvimento da turma. 

1º encontro): Explicação de todo processo de trabalho, etapas e participações.  

O professor explicará o processo de elaboração de um projeto, sua aplicabilidade e etapas, e que precisarão estar atentos e envolvidos em todas elas, pois, serão os responsáveis por toda a construção, aplicação, encaminhamentos e parte prática para sugerir e obter os resultados, já que serão os pesquisadores. Em seguida solicita que formem-se grupos de 4 integrantes cada e explica a importância do trabalho em equipe e os deveres dos participantes.  

2º) Socialização dos elementos disparadores dos possíveis problemas.  

O professor apresentará aos alunos os elementos disparadores, listados no ANEXO I, para que comecem a refletir e ter ideias por qual caminho começarão. Deverá indaga-los se existe algum problema que acham que necessita de intervenção para ser solucionado em sua comunidade, citando exemplos de problemas supostos para despertem a sensibilidade para perceber tais fatos no entorno de sua residência, que poderão estar banalizados ou por não se sentirem ativos e participantes.   

3º) Planejamento da observação da prática (situações-problemas reais). 

Os alunos deverão observar todo entorno de sua residência, sua rua, nas ruas próximas da sua, poderá ser até no trajeto da escola para casa, ou ainda conversar com os responsáveis ou vizinhos para tentar identificar algo que lhe chame a atenção, que julgue inadequado, ou que incomode de tal forma que lhes tire a tranquilidade de uma vida em sociedade. Tomarão como base, aspectos analisados com elementos disparadores sinalizados pelo professor. A atividade é analisar, observar e depois registrar para socializar com os colegas e o professor, para fazer a triagem dos problemas e escolha do que será pesquisado.    

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.9 Kb)   pdf (117.1 Kb)   docx (17.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com