TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Testes especiais ortopédicos

Por:   •  5/3/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  3.046 Palavras (13 Páginas)  •  613 Visualizações

Página 1 de 13

Testes Especiais para prova de ortopedia

Cervical

COMPRESSÃO CERVICAL- T. DE SPURLING (COMPRESSÃO FORAMINAL); Teste para avaliar a compressão sobre raiz nervosa. Paciente sentado com a cabeça e pescoço em neutro, fisio apóia uma mão sobre a cabeça e faz uma pressão para baixo, em seguida a cabeça é rodada para o lado da queixa e uma nova pressão é aplicada, e repete para o lado oposto. Positivo se sentir aumento na dor ou sinais e sintomas radiculares.

TRAÇÂO CERVICAL-T. DISTRAÇÃO; Teste para avaliar Síndrome compressiva de raiz nervosa cervical, o paciente sentado com cabeça e pescoço em neutro, o fisio irá realizar uma elevação (tração) da cabeça com uma mão na região cervical(occipital) e a outra região inferior da mandíbula, positivo se o paciente sentir alívio da dor ou dos sinais e sintomas radiculares.

VALSALVA; Teste para avaliar lesões intratecais (hérnia de disco), paciente sentado, o fisio irá pedir para fazer um esforço como se quisesse evacuar, positivo se sentir dor nas costas ou que irradie para MMII.

TÌNEL-T. PERCUSSÃO ESPINHAL; Teste para avaliar possível fratura vertebral, paciente em D.V., o fisio irá percutir com o martelinho sobre o processo espinhoso que se esta avaliando, positivo se sentir dor sugerindo fratura na vértebra percutida.

Lombar

T. MILLGRAN; Teste para avaliar patologias intra e extratecal (hérnia discal) ou pressão aumentada sobre a cintura pélvica e abdome, paciente em D.D., com os MMII estendidos, fisio pede para o paciente elevar os MMII estendidos a 5 centímetros da maca e mantê-los por 30 segundos, positivo para dor ou incapacidade de manter os MMII elevados durante o tempo determinado.

 LASÉGUE; Teste para avaliar lombociatalgia, paciente em D.D., com MMII estendidos, fisio segurando o tornozelo do paciente flete o quadril sintomático, mantendo o joelho estendido, positivo se sentir dor lombar por volta dos 30º á 70º, com irradiação pelo MI (trajeto do nervo ciático).

SLUMP Teste de Posição Sentada; Teste utilizado como um instrumento de avaliação e identificação de alterações neurodinâmicas dos membros inferiores, paciente sentado o fisio pede para o paciente estender o joelho assintomático e depois o sintomático, e anote os relatos do paciente sobre a dor, depois o paciente faz uma extensão do joelho e uma flexão do tronco, e anote os relatos de dor e sinais e sintomas, depois paciente faz uma extensão do joelho, com uma flexão do tronco com uma dorsiflexão, e por fim todos os movimentos anteriores mais uma flexão do pescoço, anota os relatos de dor, e reavaliar fazendo a extensão do pescoço, e anote os relatos do paciente, positivo se a flexão do tronco, a dorsiflexão e a flexão do pescoço aumentarem os sinais e sintomas e a extensão do pescoço diminuir os sintomas.

Ombro

ARCO DOLOROSO DO OMBRO-O arco é encontrado na abdução do ombro.A presença de estruturas inflamadas no espaço supraumeral ou uma biomecânica defeituosa compromete uma área já restrita para o movimento regular. As estruturas são pinçadas a partir de 60º,gerando uma dor que pode continuar até 120º,após isso completa-se a amplitude sem dor.

NEER-O MS do paciente é elevado de forma passiva ,forçada com o mesmo rodado medialmente pelo examinador .O estresse passivo provoca um esmagamento do tubérculo maior contra a borda ântero-inferior do acrômio. A expressão facial  do paciente revela a dor ,indicando um resultado positivo do teste :Indica lesão por uso excessivo do músculo supra-espinhal e algumas vezes o tendão do bíceps.

Queda do braço-CODMAN-(lesão do supra -espnhal)-O examinador abduz o ombro do paciente a 90º e, a seguir, solicita que ele o baixe lentamente em direção à lateral do corpo no mesmo arco de movimento .O teste é considerado positivo quando o paciente é incapaz de retornar o membro superior lentamente para a lateral do corpo ou quando ele sente uma dor intensa ao tentar fazê-lo.

JOBE(tendinite do supra)-O ombro do paciente é abduzido a 90º e o examinador impõe resistência a abdução. Em seguida, o ombro é rodado medialmente e angulado 30º para a frente(posição de lata vazia) de modo que o polegar do paciente fique direcionado para o solo no plano da escápula. A resistência a abdução é imposta novamente enquanto o examinador investiga a presença de fraqueza ou de dor indicando um teste positivo para laceração do tendão ou do músculo supra-espinhal.

YERGASON-(Avalia tendinite ou tenossinovite do bíceps braquial)-Paciente sentado ou em pé ,cotovelo estabilizado contra o tronco, a 90º de flexão. O fisio resiste a supinação do antebraço a partir de uma posição pronada enquanto resiste a rotação externa. Positivo: Dor,o tendão bicipital pode ser deslocado para fora do sulco indicando uma laceração do ligamento umeral transverso.

SPEED-(tendinite bicipital)-Paciente sentado ou em pé com flexão de ombro a 60º,cotovelo estendido ,antebraço supinado. Fisio resiste isometricamente a flexão do ombro com a mão posicionada no punho. Positivo: Dor no sulco bicipital, indica inflamação do tendão bicipital.

APREENSÃO para deslocamento (luxação glono-umeral)-Este teste destina-se principalmente a problemas de instabilidade traumática que causam instabilidade anatômica do ombro. O examinador abduz o membro superior do paciente a 90º,e, lentamente roda o ombro lateralmente. Com a colocação de uma mão sob a articulação glenoumeral de modo que ela atue como um fulcro . Positivo quando o paciente apresenta uma sensação ou um olhar de apreensão ou uma expressão de alarme e pela resistência apresentada pelo paciente a aumentar a ADM.

GAVETA ANTERIOR(Estabilidade ligamentar)-Paciente em DD ,fisio prende a mão do lado do ombro afetado do paciente em sua axila ,segurando a mão do paciente com o braço de modo que o paciente permaneça relaxado. O ombro a ser testado é abduzido entre 80º e 120º,flexionado pra frente até 20º e rodado lateralmente a 30º. Em seguida o examinador estabiliza a escápula do paciente com a mão oposta , empurrando a espinha da escápula para a frente com os dedos indicador e médio. O polegar d examinador aplica uma contrapressão sobre o processo coracóide do paciente. Usando o braço que está segurando a mão do paciente, o examinador coloca a sua mão em torno do braço relaxado do paciente e traciona o úmero para frente.O movimento pode ser acompanhado por um estalido ou por apreensão por parte do paciente ,o estalido indica uma laceração labial ou um deslizamento da cabeça do úmerosobre a borda glenoidal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.2 Kb)   pdf (90.3 Kb)   docx (17.9 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com