TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os primeiros Jogos Paraolímpicos

Por:   •  19/7/2017  •  Seminário  •  423 Palavras (2 Páginas)  •  495 Visualizações

Página 1 de 2

Os atletas paraolímpicos

Essa modalidade olímpica foi feita para pessoas com algum tipo de deficiência. Com variados esportes como basquete, atletismo, natação, tiro etc.

 Os primeiros Jogos Paraolímpicos

Roma, na Itália, foi escolhida em 1959 sede da nona edição dos Jogos Internacionais de Stoke Mandeville, como era conhecido o evento, graças aos esforços de Guttmann em unir Jogos Olímpicos e competições para deficientes (Roma também sediaria os Jogos Olímpicos de Verão de 1960), sendo a primeira vez que o evento saía de Stoke Mandeville. Quatrocentos atletas de vinte e três países competiram em provas exclusivas para usuários de cadeira de rodas

Precursores (1964 – 1989)

A primeira organização dedicada à promoção de oportunidades esportivas para pessoas com deficiência foi a Organização Desportiva Internacional para Deficientes (ISOD), fundada em 1964. Os fundadores desta organização pretendiam que fosse um órgão de desportos adaptados, tal qual o COI era para os Jogos Olímpicos.[18] Esta comissão evoluiu para o Comitê de Coordenação Internacional de Organizações Mundial de Esportes para Deficientes (ICC), que foi criado em 1982. O ICC foi encarregado de defender os direitos dos atletas com deficiência frente ao COI.[19] Após o sucesso do esforço de cooperação entre o ICC e o COI, o que resultou nos Jogos Paralímpicos de Verão de 1988 em Seul, o ICC determinou a necessidade de se expandir e incluir representantes de todas as nações que tinham programas desportivos para deficientes. Também considerou necessário incluir atletas nas decisões do órgão regulador paralímpico. Por conseguinte, este organismo foi reorganizado como o Comitê Paralímpico Internacional (IPC) em 1989.

Esporte paraolímpico tem dificuldades para crescer

A principal dificuldade dos atletas é começar o treino e ter acesso à informação, diz o coordenador técnico de atletismo do Comitê Paraolímpico Brasileiro, Ciro Winckler, ao falar sobre as adversidades enfrentadas por aqueles que praticam esporte paraolímpico. Segundo ele, esses atletas não devem ser vistos como deficientes que praticam um esporte, mas como atletas com uma especificidade.

A falta de apoio foi apontada pelo treinador Cunha como a maior dificuldade para os atletas paraolímpicos. Winckler confirma a dificuldade: “As pessoas encaram o apoio financeiro nas Paraolimpíadas como ajudar um coitadinho. Queremos que ajudem pelo tempo dos atletas, pela relação custo-benefício”. Nas últimas Paraolimpíadas, em Pequim, em 2008, o Brasil melhorou sua posição no quadro de medalhas, ficando em 9º lugar.

A mídia nos atletas paraolímpicos

A mídia não dá tanta importância para atletas paraolímpicos quanto para atletas normais. A maioria precisa conquistar medalhas e prêmios difíceis e mesmo assim não tem tanta atenção. Os atletas teriam mais patrocínio se os sistemas de mídia dessem a atenção merecida.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (75.9 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com