TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PESQUISAR E APRENDER EM EDUCAÇÃO QUÍMICA: ALGUNS PRESSUPOSTOS TEÓRICOS

Por:   •  26/9/2015  •  Resenha  •  391 Palavras (2 Páginas)  •  381 Visualizações

Página 1 de 2

Resenha Crítica: PESQUISAR E APRENDER EM EDUCAÇÃO QUÍMICA: ALGUNS PRESSUPOSTOS TEÓRICOS

Existem diferentes tipos de conhecimento, dentre eles o artigo cita o conhecimento científico e o conhecimento cotidiano. O conhecimento obtido no ambiente escolar é o conjunto dos dois e vai além disso  pois a escola deve capacitar os alunos para a tomada de decisão na busca de uma sociedade mais igualitária, democrática e justa. Não apenas a escola, mas também a cultura e a linguagem são importantes neste aspecto porque é por meio delas que transmitimos significados e interagimos.  Nesse sentido, interagir com outras pessoas seria um processo constante de aprendizagem. A construção do conhecimento tem um movimento que vai de algo mais simples para algo complexo. Para isso, é necessário inteirar-se sobre o que o aluno sabe sobre o conceito a fim de partir daquele ponto.  Isto pode ser feito por meio da explicitação dos alunos das diferentes formas de pensar, o grande desafio é trazer o aluno à discussão pelo seu entendimento.  

 Um dos artifícios de se enriquecer o conhecimento em Educação Química é utilizar a pesquisa. Educar pela pesquisa significa a necessidade de diálogo e ainda neste contexto, a necessidade da leitura, da escrita, da ARGUMENTAÇÃO fundamentada.  No entanto, para que se construam argumentos é necessário definir o que pretende se tirar da discussão, ou seja, o foco, e oferecer estratégias e condições para que os alunos sejam capazes de coletar informações e alimentar o processo argumentativo. Na medida em que o questionamento sobre a pesquisa na forma de diálogo vai se tornando frequente, o aluno passa a fazer o questionamento. O questionamento sistemático pode contribuir para a construção de novos argumentos e nessa nova busca, os alunos devem ser incentivados a pesquisar em todas as fontes possíveis. Em geral, dialogar, aprender a ouvir, defender ideias, aceitar críticas, reformular argumentos são elementos que unem o pesquisar e o aprender. A avaliação no educar pela pesquisa tem uma visão diferente do ensino tradicional, pois tem por finalidade acompanhar o processo de complexificação do conhecimento dos alunos, identificando permanentemente as dificuldades evidenciadas ao longo dessa caminhada.

Por fim, podemos observar que a linguagem neste contexto é a principal ferramenta de ensino. Como dito anteriormente, cada indivíduo tem sua própria linguagem, mas a partir da exposição de ideias podem-se construir juntos compreensões que constituem o conhecimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (62.1 Kb)   docx (745.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com