TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PIM III - Recursos Humanos

Por:   •  16/4/2020  •  Trabalho acadêmico  •  2.484 Palavras (10 Páginas)  •  242 Visualizações

Página 1 de 10

UNIVERSIDADE PAULISTA

NOME DA EMPRESA ANALISADA:

ACECO TI

 

SÃO PAULO

2018

UNIVERSIDADE PAULISTA

NOME DA EMPRESA ANALISADA:

ACECO TI

Projeto Integrado Multidisciplinar VIII para obtenção do título de Gestor de Recursos Humanos apresentado à Universidade Paulista.

Orientador: Professora Ana Paula Trubbianelli.

 

SÃO PAULO

2018

RESUMO

Este estudo trata-se de um Projeto Integrado Multidisciplinar (PIM III), referente à projeto de pesquisa realizado no Primeiro bimestre do primeiro período do Curso de Graduação Tecnológica em Gestão de Recursos Humanos da Universidade Paulista – UNIP - realizada na cidade de São Paulo - SP, com a empresa Aceco TI, uma empresa especializada em todo o ciclo de vida de um Data Center (Centro de Processamento de Dados), e serve para demonstrar como é aplicado todo o conceito de Recursos Humanos dentro do ambiente corporativo e terá o intuito de demonstrar na prática o funcionamento atual da empresa com base em estudos das disciplinas Gerenciamento de pessoas, Estatística Aplicada e Contabilidade, o que se pode fazer para melhorar, com base em estudos dedicados a tais disciplinas durante o semestre o que tem por objetivo final inserir o aluno nas práticas gerenciais de recursos humanos fundamentadas nos conhecimentos teóricos adquiridos durante o curso, com caráter prático complementar do processo de ensino-aprendizagem. Para tanto, através de uma pesquisa qualitativa com levantamento bibliográfico e de campo.

Palavras-chaves: Recursos Humanos, Contabilidade, Gerenciamento de Pessoas.


ABSTRACT

This study is an Integrated Multidisciplinary Project (PIM III), referring to the research project carried out in the first two-month period of the Technological Undergraduate Course in Human Resources Management at the Paulista University - UNIP - held in the city of São Paulo - SP, with the company Aceco TI, a company specialized in the entire life cycle of a Data Center, and serves to demonstrate how the entire concept of Human Resources is applied within the corporate environment and will have the purpose to demonstrate in practice the current functioning of the company based on studies of the subjects Personnel Management, Applied Statistics and Accounting, what can be done to improve, based on studies dedicated to such disciplines during the semester what the ultimate goal is to insert the student in the management practices of human resources based on the theoretical knowledge acquired during the course, with a practical nature complementary to the teaching-learning process. For this, through a qualitative research with bibliographical and field survey.

Keywords: Human Resources, Accounting, People Management.

Sumário

1. INTRODUÇÃO        6

2. GERENCIAMENTO DE PESSOAS        8

2.1. RECURSOS HUMANOS NA ACECO        8

2.2. ORGANOGRAMA DA EMPRESA        9

2.3. CICLO MOTIVACIONAL        9

2.4. LÍDER x CHEFE        10

2.5. SUBSISTEMAS DE RH        11

3. CONTABILIDADE        12

3.1. PATRIMÔNIO        12

4. ESTATÍSTICA APLICADA        15

5. CONSIDERAÇÕES FINAIS        15

1. INTRODUÇÃO

A Aceco TI é uma empresa de infraestrutura para ambientes TI, com mais de 40 anos de atividade, que atua no desenvolvimento e manutenção de infraestruturas completas de Data Centers de alta disponibilidade e de Centros Integrados de Comando e Controle (CICC).

Fundada em 1972, a Aceco TI iniciou suas atividades como uma empresa de acessórios e equipamentos para computadores.

Nesta época, a Aceco TI fabricava móveis desenhados para acomodar equipamentos e armários especiais para armazenar cartões perfurados.

Com o surgimento das fitas magnéticas tape seal e sua necessidade de espaço, segurança e organização, a Aceco TI desenvolveu os arquivos deslizantes para seu melhor armazenamento.

A dependência dos chamados Centros de Processamento de Dados – os CPDs – começou a crescer, e o risco de perder as informações neles contidas começou a ficar inaceitável. A Aceco TI firmou um acordo com a empresa alemã Lampertz para fabricação de cofres para mídia e, em seguida, para a fabricação de Salas-Cofre.
Com a evolução da TI, além da segurança física, era preciso climatizar o ambiente, desenvolver redundâncias nos sistemas de distribuição para não haver interrupção de energia e até construir edifícios próprios e dedicados, os chamados edifícios de missão crítica.

Para atender a essas novas demandas, a Aceco TI, que sempre teve seu foco na necessidade do cliente, cresceu junto com o desenvolvimento da tecnologia no Brasil e no mundo e se transformou em uma empresa especializada em soluções End-to-End para infraestrutura de TI.

Em 2012, parte das ações da Aceco TI foi adquirida pela General Atlantic, uma empresa de private growth que vem contribuindo para a solidificação e globalização da companhia.

Para ampliar e aprimorar sua atuação no mercado de Centros Integrados de Comando e Controle, a Aceco TI adquiriu, em 2013, a empresa Boxfile, detentora da especialização, inteligência e experiência exigidos para projetar e construir CICC´s.

Em 2014 a empresa global de investimentos KKR, adquiriu as ações da Aceco TI que pertenciam à General Atlantic e outros acionistas. Ainda em 2014, a Aceco TI ampliou sua participação internacional com a aquisição da Quark, uma empresa espanhola de engenharia, especializada em projetos de Data Centers e ampliou sua oferta de serviços de comissionamento com a compra da Innovative, uma empresa nacional de engenharia. Com essa parceria a Aceco TI no Brasil, em toda a América Latina e afora. Hoje, a Aceco TI tem por missão projetar, construir e dar manutenção em data centers e CICCs de diferentes portes e finalidades, para empresas do setor público e privado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.9 Kb)   pdf (389.4 Kb)   docx (410.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com