TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PIM RECURSOS HUMANOS

Por:   •  29/11/2021  •  Projeto de pesquisa  •  3.649 Palavras (15 Páginas)  •  359 Visualizações

Página 1 de 15

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

                                   FABIENE MARTINS RODRIGUES - 2102742

         HELEN BRASIL PEREIRA – 2103228

         THAIS DE PAULA GERALDO - 2107152

ITAÚ - UNIBANCO

PIM IV

SÃO PAULO

2021

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

                                   FABIENE MARTINS RODRIGUES - 2102742

         HELEN BRASIL PEREIRA – 2103228

         THAIS DE PAULA GERALDO - 2107152

ITAÚ - UNIBANCO

PIM IV

Projeto Integrado Multidisciplinar IV para obtenção do título de Tecnólogo em RECURSOS HUMANOS, apresentado à Universidade Paulista – UNIP.

Orientador: Daniela Menezes.

SÃO PAULO

2021

RESUMO

A necessidade de  desenvolver formas de melhor aproveitar os recursos humanos nas organizações  é  uma  realidade  no  âmbito  das  empresas. Deste modo,diante da importâcia de estudar as organizações, o PIM IV - Projeto Integrado Multidisciplinar IV, componente obrigatório do curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos da Universidade Paulista EAD, foi desenvolvido com objetivo de realizar um levantamento das práticas e características organizacionais da empresa selecionada, com base em seus fundamentos organizacionais, tendo como base teórica o conteúdo estudado nas aulas, sempre integrando a teoria com a prática através das disciplinas do bimestre, viabilizando o processo de ensino-aprendizagem. A metodologia do presente trabalho se deu a partir de uma pesquisa bibliográfica, em revistas, artigos, livros e sites, a qual resultou na análise das  práticas organizacionais desenvolvidas no Banco Itaú Unibanco S.A, destacando a relevância do setor de Recursos Humanos – RH na organização. O desenvolvimento do PIM IV se deu por meio de capítulos pautados nas temáticas das disciplinas  do bimestre, a saber: Gerenciamento de pessaos; Técnicas de Negociação; e Recursos Materiais e Patrimoniais.

Palavras-chave: Gerenciamento de Pessoas. Técnicas de Negociação. Recursos Materiais e Patrimoniais.

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO...................................................................................................3
  2. GERENCIAMENTO DE PESSOAS...................................................................5
  3. TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO.........................................................................9
  4. RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS...................................................11
  5. CONSIDERAÇÕES FINAIS............................................................................13

REFERÊNCIAS..............................................................................................................14

  1. INTRODUÇÃO

A necessidade de  desenvolver formas de melhor aproveitar os recursos humanos nas organizações  é  uma  realidade  no  âmbito  das  empresas.  Segundo  Drucker  (19972 apud MANSSOUR et al., 2001), é preciso ir além da administração de recursos humanos:  tem-se  que  aprender  a  liderar  as  pessoas  ao  invés  de  tolhê-las; devem-se considerar  as pessoas como recursos e  oportunidades, e não  como problemas,  custos  ou  ameaças;  é  necessário  liderar  e  dirigir,  ao  invés  de administrar ou controlar. 

Diante da importância de estudar tais organizações, o PIM IV - Projeto Integrado Multidisciplinar IV, componente obrigatório do curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos da Universidade Paulista EAD, foi desenvolvido com objetivo de realizar um levantamento das práticas e características organizacionais da empresa selecionada, com base em seus fundamentos organizacionais, tendo como base teórica o conteúdo estudado nas aulas, sempre integrando a teoria com a prática através das disciplinas do bimestre, viabilizando o processo de ensino-aprendizagem.

A metodologia do presente trabalho se deu em uma pesquisa bibliográfica, em revistas, artigos, livros e sites, a qual resultou na análise das  práticas organizacionais desenvolvidas na empresa, destacando a relevância do setor de Recursos Humanos – RH na atualidade.

  Deste modo, a empresa selecionada para análise foi o Itaú Unibanco, no qual é uma  instituição  financeira  que resulta  de  uma  fusão  entre  dois  bancos,  esta  seção apresenta um breve histórico de ambas as empresas. Conforme  dados  disponíveis  na  página  virtual  do  Unibanco,  essa  instituição  financeira  foi fundada em 1924, quando o governo brasileiro deu o aval para o funcionamento de uma casa bancária na cidade de Poço de caldas, Minas Gerais.

Já em 1931, a casa comercial se transformou numa instituição  financeira autônoma, que, nove anos mais tarde, mudaria seu nome devido à fusão com dois outros bancos. Com o passar do tempo, o sucesso dessa instituição financeira levou a diversas associações, parcerias com empresas estrangeiras e, consequentemente,  mais  sucesso  nos  negócios.  Assim,  após  vários  processos  de  fusão  e  aquisição, em 1975 a instituição financeira altera seu nome para Unibanco.

Além das iniciativas de fusão e aquisição, um fator decisivo para o crescimento do banco foi  a  aquisição  de  metade  de  uma  instituição  financeira  que  possuía  vasta  experiência  no  ramo do crédito.

Ademais, também foi decisiva a iniciativa de lançar suas ações na Bolsa de Valores de New York, nos Estados Unidos, tornando-se a primeira instituição financeira do país a negociar seus títulos no mercado financeiro americano.

Portanto, o breve histórico dessa instituição financeira indica que a empresa obteve êxito graças à notável capacidade de estabelecer parcerias, fusões e aquisições. Todavia, no ano de 2008, em um processo de fusão, essa empresa foi adquirida pelo Banco Itaú.

  • Razão Social: Banco Itaú Unibanco S.A
  • Tipo: Empresa de capital Aberto
  • Slogan: Feito om você.
  • Atividade: Serviços Financeiros
  • Número de funcionários: 96, 54 mil.

 A figura 1 ilustra o organograma os cargos da empresa:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.5 Kb)   pdf (160.2 Kb)   docx (60.3 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com