TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PIM V LOGÍSTICA PROJETO MULTIDISCIPLINAR

Por:   •  23/11/2020  •  Projeto de pesquisa  •  2.239 Palavras (9 Páginas)  •  186 Visualizações

Página 1 de 9

UNIP INTERATIVA [pic 1]

Projeto Integrado Multidisciplinar

Cursos Superiores de Tecnologia

PIM V – PROJETO MULTIDISCIPLINAR

Um estudo desenvolvido e aplicado na

Tic Transportes Ltda

GRACIELY FERREIRA DE FREITAS

RA 1746791

Polo Unip Hauer - PR

2020

RESUMO

O   presente   trabalho   foi   realizado     em   pesquisa   à   empresa   Tic Transportes Ltda,   que  se  mostra   atuante  no   mercado de transportes logísticos,    objetivando   o   desenvolvimento  e conhecimento   prático,   aprofundando   os   estudos   relacionados   aos métodos  logísticos da empresa, bem como a aplicação de dados estatísticos e contábeis, analisando fatores cruciais para tomada de decisões, relacionadas ao impacto variável do mercado no desenvolvimento da instituição.

Palavras chave: Empresa; Logística, Estatística Aplicada; Contabilidade.


ABSTRACT

The present work was carried out in research to the company Tic Transportes Ltda, which is active in the logistics transport market, aiming at the development and practical knowledge, deepening the studies related to the company's logistical methods, as well as the application of statistical and accounting data, analyzing crucial factors for decision making, related to the variable impact of the market on the institution's development.

Keywords: Company; Logistics, Applied Statistics; Accounting


SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO        6

2. DESENVOLVIMENTO        7

2.1 - FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO        7

2.1.1 A Empresa        7

2.1.2 Fornecedores, Produtos e Serviços        8

2.1.3 Clientes        11

2.1.4 - Concorrentes da Organização        12

2.1.5 - Organograma        13

2.1.6 Análise da Prática Atual de Gestão da Organização.        14

2.2 - RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS        21

2.2.1 Recursos materiais        21

2.2.2 Recursos patrimoniais        22

2.2.3 Recursos tecnológicos        23

2.2.4 Recursos financeiros        23

2.2.5 Recursos humanos        23

2.2.6 Planejamento e controle de estoque        25

2.2.7 Processo de compra        26

2.2.8 Transporte, Distribuição e Atendimento ao Cliente        26

2.3 - TÉCNICAS DE INFORMÁTICA        27

2.3.1 Portal DCCO        28

2.3.2 Intranet DCCO        29

2.3.3 Outras Ferramentas Ultilizadas pela DCCO        30

2.3.3.1 Programa Spress Trucks        31

2.3.3.2 Nota Fiscal Eletrônica (DANFE )        31

2.3.3.3 Skype        31

2.3.3.1 E-mail        32

3. CONCLUSÃO        33

4. REFERÊNCIAS        35


1. INTRODUÇÃO

2. DESENVOLVIMENTO

2.1 – CENTRO DE DISTRIBUIÇÃO – ESTRATÉGIA E LOCALIZAÇÃO

Segundo Browerson e Closs ( 2001, pg19) ,"o objetivo da logística é tornar disponível produtos e serviços no local onde são necessários e no momento em que são desejados"

Centro de distribuição é um espaço utilizado para armazenar mercadorias destinado ao recebimento, à separação e ao envio de produtos. Sua missão é realizar a gestão dos estoques de produtos na distribuição física. Tem por objetivo principal garantir a agilidade na entrega do produto no local e momento certos, colaborando para que a empresa proporcione ao cliente uma boa experiência de compra. Suas atividades englobam manuseio, armazenagem e administração de produtos e informações e, em alguns casos, colocação de embalagem e rótulos, processamento de pedidos e emissão de nota fiscal.

Para que tudo isto ocorra de forma eficiente e eficaz, é preciso que ele esteja localizado próximo de rodovias, vias expressas e modais de transporte. Entre as vantagens desse tipo de estrutura, a redução de custos destaca-se como a principal, facilitando o acesso a pontos de venda de todos os portes, agilizando a entrada e saída de produtos, em especial os de curto prazo de validade..

O uso de recursos tecnológicos em suporte à expedição pode ser considerado um diferencial. Com isto é possível dar maior agilidade no controle das ações de separação e retirada dos produtos, conhecido como picking. Além disso, é importante que as operações acompanhem as mudanças entre fornecedores, produtos e clientes em relação à quantidade, para que a probabilidade de erros seja reduzida. Esse tipo de erro, pode inclusive acarretar em baixa produtividade e demora na entrega.

O layout de um centro de distribuição também é importante. Deve ser estruturado de acordo com as necessidades operacionais, onde leva-se em consideração as características das instalações físicas, como espaço das áreas e setores, pisos, prateleiras, porta-paletes, esteiras, etc. As características dos produtos e serviços, como tipo, peso, volume e forma de acondicionamento, bem como os equipamentos utilizados, também são pontos a serem considerados.

Por fim, um outro fator que pode fazer diferença, e trazer uma certa vantagem competitiva, está relacionado às condições em que se encontram as docas. As docas de recebimento devem trabalhar com baixos lead times, para que a cadeira logística não sofra com um importante gargalo. Por outro lado, as de saída, devem ser em grande número, pois os produtos precisam sair em quantidades menores por caminhões com menor capacidade do que aqueles que trazem produtos ao CD.

2.1.1 A empresa

Conforme citado anteriormente, devido a empresa escolhida tratar-se de uma companhia voltada somente ao seguimento de transporte, selecionei, dentre os seus variados clientes, uma empresa, para que fosse possível elaborar e melhor exemplificar os processos estudados. Desta forma, os processos apresentados a seguir, tratam-se de operações que ocorrem na empresa Raízen.

Raízen, Raiz + Energia, é uma empresa integrada de energia. Principal fabricante de etanol de cana-de-açúcar do Brasil e maior exportadora individual de açúcar  de cana no mercado internacional, a empresa integra todas as etapas da cadeia produtiva: desde o cultivo da cana-de-açúcar até a produção e venda de açúcar e etanol, a geração de bioenergia e a distribuição de combustíveis por meio da licença da marca Shell. O grupo encontra-se entre os maiores grupos empresariais privados do Brasil.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.8 Kb)   pdf (568.5 Kb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com