TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PIM V SEGURANÇA DO TRABALHO

Por:   •  27/9/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.177 Palavras (5 Páginas)  •  72 Visualizações

Página 1 de 5

1 SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO EM SERVIÇOS DE SAÚDE

1.1 PROTOCOLOS DE HIGIENE ADOTADOS PELA EMPRESA

Quando se trata de higiene, e no caso higiene pessoal e coletiva no ambiente de saúde, a NR 24, vem tratar dessa questão, com o proposito de evitar contaminação e doenças causadas por germes e bactérias nocivas a saúde.

E as maiores fontes de contaminação são o contato mão boca, o contato mão olho, os cortes e feridas superficiais na pele exposta e a perfuração cutânea. E para prevenir contaminação por esses riscos biológicos,  é seguido pela instituição, normas e orientações referente a  hábitos de higiene pessoal e coletiva no ambiente de trabalho:

• Retirar adereços (anéis, jóias, relógios e pulseiras) antes de iniciar o trabalho.

• Vestir uniforme próprio e limpo.

• Usar calçados limpos e fechados, preferencialmente de material impermeável.

• Manter os cabelos presos (mulheres) e curtos (homens) durante o horário de trabalho e usar touca de proteção.

• No caso dos homens, manter sempre a barba bem feita ou curta.

• Manter unhas aparadas e limpas.

• Usar os EPI’s e EPC’s quando recomendados.

• Não se alimentar durante a execução do trabalho e somente em local adequado.

• Não fumar ou ingerir bebida alcoólica em seu local de trabalho.

• Manter as mãos sempre limpas, lavando-as sempre que necessários ou após realizar qualquer atividade de limpeza e antes de qualquer refeição

• Não utilizar aparelho celular pessoal durante a execução de suas atividades profissionais.

• Tomar banho completo (corpo e cabelos) após término das atividades diárias.

• Em casa, lavar o uniforme separado das roupas da família, secar bem a roupa e, se houver contaminação do uniforme, o mesmo deverá ser lavado no hospital (máquina da CONTRATADA), segundo NR32.

E seguindo também as diretrizes da NR 24, todas as instalações da Instituição do hospital possuem:

•bacias sanitárias e lavatórios suficientes para o número de funcionários

•sistema de água e esgoto;

•piso e revestimento íntegros, impermeáveis e laváveis;

•ventilação apropriada;

•descarte adequado de lixo, resíduos hospitalar;

1.2 PROGRAMA DE DIVULGAÇÃO SOBRE RISCOS BIOLÓGICOS A SAÚDE

O programa utilizado para divulgação de informações sobre os diversos riscos existentes no ambiente hospitalar, é o PPRA ( Programa de Prevenção de Riscos Ambientais), estruturado de acordo com a Lei 6514/77, regulamentada pela Portaria 3214/78 NR – 09, que visa a preservação da saúde e da integridade física dos trabalhadores, através da antecipação, reconhecimento, avaliação e consequente controle da ocorrência de riscos ambientais de trabalho.

1.3 PROGRAMA DE IMUNIZAÇÃO DOS COLABORADORES

De acordo com a NR-7 o PCMSO (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional), objetiva proteger e preservar a saúde de seus colaboradores em relação aos riscos ocupacionais, de acordo com  as considerações de riscos do Programa de Gerenciamento de Risco - PGR da instituição.

E na gestão do PCMSO, podemos ver na NR-32 e a Portaria do Ministério da Saúde nº 597, de 08/04/2004 que ele assegura que a todo trabalhador dos serviços de saúde deve ser fornecido, gratuitamente, programa de imunização ativa contra Hepatite B, Tétano e Difteria, Influenza, Tríplice Viral, Febre Amarela, Pneumocócica, Varicela, Hepatite A e Febre Tifoide.

E a mesma, é registrada no prontuário clínico individual do trabalhador, como previsto na NR-07.

1.4 PROGRAMA DE HIGIENIZAÇÃO DOS AMBIENTES DE TRABALHO, UTENSÍLIOS, ESTERILIZAÇÃO DE EQUIPAMENTOS

 

E como mencionado anteriormente, a instituição segue todas as normas e diretrizes expostas na NR-32, no caso como o programa de higienização do ambiente e seus equipamentos, é levado a risca, no inciso 32.3.9.4.3, Devem ser elaborados manuais de procedimentos relativos a limpeza, descontaminação e desinfecção de todas as áreas, incluindo superfícies, instalações, equipamentos, mobiliário, vestimentas, EPI e materiais.

 

O sistema que o hospital põe em pratica, é o CPGRSS ( Comissão do Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde),  conta com o mapeamento das áreas de risco para disseminação de microrganismos, onde definição do que deve ser higienizado, localização dos itens/áreas, frequência e meio de limpeza. O plano operacional de higienização irá promover a confiança entre pacientes, usuários e colaboradores de serviços de serviços de saúde quanto à garantia da higiene das instalações, além de assegurar boas práticas de prevenção e controle de infecção (NHS, 2010). A construção do plano operacional de higienização assegurar que toda a esquipe que atua na higienização tenha clareza quanto às especificações e requisitos de cada tarefa. O documento deve estar de acordo com as melhores práticas de controle de infecção e dispor de estratégias definidas para garantir que os padrões de limpeza estejam adequados e variações na qualidade sejam prontamente identificadas e corrigidas (NHS, 2010).

O hospital conta com uma gestão eficiente, \CCIH (Comissão de Controle de Infecção Hospitalar) que seguem e mantêm  normas e protocolos.

De acordo com a PORTARIA Nº 2616, DE 12 DE MAIO DE 1998, ANEXO V, RECOMENDAÇÕES GERAIS, inciso 2 - As normas de limpeza, desinfecção e esterilização são aquelas definidas pela publicação do Ministério da Saúde, Processamento de Artigos e Superfícies em Estabelecimentos de Saúde, 2ª edição, 1994 - princípios ativos liberados conforme os definidos pela Portaria de 15, SVS, de 23 de agosto de 1988, ou outras que a complementem ou substituam.

1.5 PROGRAMA DE CONTROLE DE AFASTAMENTO E DOENÇAS

Na instituição, se é feito o acompanhamento de casos de afastamento e de doenças, que possam posteriormente vir causar uma epidemia. E essa gestão, já mencionada anteriormente, é o, PCMSO, que  tem o Programa de vigilância epidemiológica, descrito no Anexo II, da NR-17.

Onde o propósito é fornir orientação técnica  para os profissionais de saúde, que têm a responsabilidade de decidir sobre a execução de ações de controle de doenças e agravos.

1.6  CONSCIENTIZAÇÃO E PREVENÇÃO SOBRE RISCOS

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)   pdf (457.3 Kb)   docx (434.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com