TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANEJAMENO ESTRATEGICO

Trabalho Universitário: PLANEJAMENO ESTRATEGICO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/3/2015  •  908 Palavras (4 Páginas)  •  1.249 Visualizações

Página 1 de 4

1) Qual a importância do planejamento para as organizações?

O planejamento é essencial para que a administração de uma empresa seja eficaz e faça com que os negócios tenham um resultado positivo, refletindo no crescimento . Planejar significa traçar objetivos, escolher qual o melhor caminho a ser seguido para otimizar o funcionamento da empresa e estabelecer datas para avaliar quais metas foram alcançadas.

2) Quais as diferenças entre os 3 níveis de planejamento existentes ?

Os três tipos de planeamento são: planeamento estratégico, tático e operacional.

• O nível estratégico compreende os altos executivos da organização, responsáveis pela definição dos objetivos e planos da empresa, e tomada de decisões quanto às questões de longo prazo da empresa, como: sua sobrevivência, crescimento e eficácia geral, o planejamento estratégico considera a empresa como um todo e é elaborado pelos níveis hierárquicos mais altos da organização. Relaciona-se com objetivos de longo prazo e com estratégias e ações para alcançá-los.

• No segundo nível de planejamento, o tático, a atuação é em cada área funcional da empresa, compreendendo os recursos específicos. Seu desenvolvimento se dá pelos níveis organizacionais intermediários, tendo como objetivo a utilização eficiente dos recursos disponíveis com projeção em médio prazo. O planejamento, no nível tático, é utilizado para traduzir os objetivos gerais e as estratégias da alta diretoria em objetivos e atividades mais específicos. O principal desafio neste nível é promover um contato eficiente e eficaz entre o nível estratégico e o nível operacional.

• Já no planejamento operacional, o processo é de uma menor amplitude, onde o foco é trabalhar junto aos funcionários não administrativos, implementando os planos específicos definidos no planejamento tático. Em grandes empresas identifica-se facilmente este nível de planejamento, ele se dá nos escritórios superintendências regionais.

3) Qual a importância da visão estratégica para a formulação de um plano?

Planejamento estratégico quanto a visão estratégica é de extrema importância para a formulação de um plano para que não haja problemas futuramente, desperdícios ou até mesmo falência o planejamento se torna indispensável no plano empresarial, ou até mesmo na construção de uma simples casa, sem o planejamento, não há como saber quantos tijolos será preciso para a construção de uma peça, por exemplo. A visão estratégica deve ser utilizada para qualquer espécie de plano de ação, obviamente tendo total consciência de como administrar o que será planejado, para que não ocorram perdas. O planejamento e a prática tornam possível a elaboração do plano pensado, com grandes possibilidades de obter sucesso, na questão planejada.

4) O que você entende que seja bloqueio de percepção? E qual a sua origem?

Bloqueio de percepção são os obstáculos que nos impedem de perceber claramente o problema ou a informação necessária para resolvê-lo ou seja, bloqueios mentais são obstáculos que nos impedem de perceber corretamente o problema ou conceber uma solução. Pela ação destes bloqueios nós nos sentimos incapazes de pensar algo diferente, mesmo quando nossas respostas usuais não funcionam mais. Alguns bloqueios são criados por nós mesmos: temores, percepções, preconceitos, experiências, emoções, etc. Outros são criados pelo ambiente: tradição, valores, regras, falta de apoio, conformismo, entre outros. A origem desse bloqueio está relacionada com o próprio significado da palavra percepção.

5) De que forma as organizações se relacionam com o ambiente externo?

As organizações operam no

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com