TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANEJAMENTO E PROJETO PEDAGÓGICO

Exames: PLANEJAMENTO E PROJETO PEDAGÓGICO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/10/2014  •  2.122 Palavras (9 Páginas)  •  316 Visualizações

Página 1 de 9

FACULDADE INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ

CURSO DE PEDAGOGIA

DOSSIÊ

MÓDULO

PLANEJAMENTO E PROJETO PEDAGÓGICO

Acadêmico(a): Vanda Maria Mendes Santos

Turma: PPP - Turma 7/2013 - Maringá - Data: 22 de setembro de 2014

PLANEJAMENTO E PROJETO PEDAGÓGICO – 80h

UNIDADE 1

NOÇÕES, CONCEITOS E DETERMINANTES DO PLANEJAMENTO, PLANO E PROJETO.

1. Defina planejamento e argumente a respeito de sua importância no contexto escolar, explicando as respectivas etapas.

Planejamento é pensar em tudo, é pensar o caminho que você vai seguir, o que você quer, aonde chegar, tudo isso e muito mais esta no planejamento. Planejar é um processo que ocorre na mente das pessoas para organizar as ações, o tempo e os recursos, com vistas a um ou mais objetivos. É um processo permanente que nunca se esgota. Enfim, planejar é o processo de pensar para que, por que, o que, quando, como e com que meios será feito o que pretendemos. Na escola se planeja para melhorá-la e servir melhor, mas em muitas escolas são feitos planos e projetos apenas para atender a exigências burocráticas, quando se deveria planejar para resolver problemas ou visar objetivos assumidos como válidos, legítimos e significativos. O planejamento no contexto escolar é muito útil, afinal eles são feitos para se obter resultados de um determinado problema, então não devemos fazer um planejamento apenas porque é uma obrigação, mas tendo em mente que ele será muito enriquecedor para o ensino.

2. Pesquise o conceito de planejamento e projeto e aponte os aspectos que os distinguem.

Fazer o diagnóstico; elaborar o projeto (objetivos gerais e específicos, metas, metodologias ou estratégias, recursos e avaliação.); execução do projeto; avaliação do projeto.

3. Apresente os cuidados que devemos ter ao fazer uma análise diagnóstica na elaboração de um projeto.

Plano é o resultadodo planejamento. É o que consta no papel após se ter pensado o suficiente, é um documento.

4. Por que é importante o trabalho em equipe e a participação coletiva, no processo de planejamento?

O trabalho em equipe é importante porque com mais pessoas é possível ter um melhor planejamento, com a participação de cada um, podemos conseguir bons resultados.

5. Qual é a finalidade do projeto? Justifique e apresente suas etapas.

É fazer acontecer o que está previsto no projeto, dentro dos prazos estabelecidos para sua conclusão e também em cada meta, é obter resultados dos diversos problemas que foram apresentados no projeto. De nada adianta ter um projeto se ele não for executado, se não for feito tudo o que estava previsto, para que se tenha êxito é preciso que ele tenha bons resultados.

6. Como deve ser a avaliação do projeto? Responda, assinalando a importância do processo avaliativo para a consolidação do projeto.

Justificativa, objetivos gerais e específicos, metas, estratégias ou metodologias, recursos e avaliação do projeto.

UNIDADE 2

O PLANEJAMENTO EM EDUCAÇÃO E O TRABALHO PEDAGÓGICO

1. Compare, destacando as semelhanças e diferenças entre o planejamento educacional, o planejamento de currículo e o planejamento de ensino.

Planejamento educacional: Trata-se de algo amplo, geral e abrangente, no âmbito do desenvolvimento do país. É realizado pelo Governo Federal, por meio do Plano Nacional de Educação e da legislação vigente.

Planejamento de currículo: Tem como objetivo traduzir, em termos mais próximos e concretos, as linhas-mestras de ação delineadas no PNE. No planejamento curricular é definida a linha de ação proposta pela escola.

Planejamento de ensino: Consiste em traduzir em termos mais concretos e operacionais o que o professor fará na sala de aula, para conduzir os alunos a alcançar os objetivos educacionais propostos.

2. Qual a importância do planejamento de ensino?

Oplanejamento de ensino é importante porque se seguirmos ele, teremos um melhor resultado na aprendizagem dos alunos.

3. Apresente as etapas do planejamento de ensino e com suas palavras descreva a função de cada uma?

Apesar de os educadores em geral utilizarem, no cotidiano de trabalho, os termos "planejamento" e "plano" como sinônimos, estes não o são. Portanto, é preciso explicar a diferença entre eles. Enquanto o planejamento do ensino é o processo que envolve a atuação concreta dos educadores no cotidiano do seu trabalho pedagógico, envolvendo todas as suas ações e situações, o tempo todo, envolvendo a permanente interação entre os educadores e entre os próprios educandos, o plano de ensino é um momento de documentação do processo educacional escolar como um todo. Plano de ensino é, pois, um documento elaborado pelo docente, contendo a sua proposta de trabalho, numa área ou disciplina específica.

4. Pesquise o que é o PNE e apresente três dentre as metas propostas para o decênio de 2011 a 2020, evidenciando seu posicionamento.

A escola pode e deve encontrar outras formas de lidar com o planejamento do ensino e com seus desdobramentos em planos e projetos, é importante desencadear um processo de repensar todo o ensino, buscando um significado transformador para os elementos curriculares básicos: objetivos da educação escolar; conteúdos; métodos; tempo e espaço da educação escolar; avaliação. Segundo José Cerchi Fusari, os docentes deveriam discutir a questão da forma e do conteúdo no processo de planejamento e elaboração de planos de ensino, buscando alternativas para superar as dicotomias

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com