TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANEJAMENTO E PROJETO PEDAGÓGICO - 80h

Trabalho Universitário: PLANEJAMENTO E PROJETO PEDAGÓGICO - 80h. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/12/2014  •  3.161 Palavras (13 Páginas)  •  367 Visualizações

Página 1 de 13

FACULDADE INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ

ATIVIDADES E ORIENTAÇÕES PARA O DOSSIÊ

Curso de Pedagogia

MÓDULO:

PLANEJAMENTO E PROJETO PEDAGÓGICO – 80h

UNIDADE 1

NOÇÕES, CONCEITOS E DETERMINANTES DO PLANEJAMENTO, PLANO E PROJETO

1. Defina planejamento e argumente a respeito de sua importância no contexto escolar, explicando as respectivas etapas.

Planejamento é o ato de organizar as informações para que, através dela se possam calcular mudanças ou alterações nos planos e objetivos que se propõe alcançar em determinado espaço de tempo. No ambiente escolar é de fundamental importância o planejamento, pois é ele que vai dar o suporte necessário para atingirem-se os objetivos pretendidos.

Quando vamos fazer um planejamento é necessário cumprir várias etapas, iniciando-se pelo diagnóstico que é o início para se fazer uma intervenção. No diagnóstico se procura conhecer a realidade como um todo, bem como seu entorno, busca se dados e informações para se confirmar as causas dos problemas e também a análise diagnóstica que é a reflexão sobre os problemas, suas causas e sobre as informações obtidas para solucioná-los.

2. Pesquise o conceito de planejamento e projeto e aponte os aspectos que os distinguem.

É o Planejamento de Ensino planejamento global da instituição escolar, que envolve o processo de refletir e decidir sobre a estrutura, a organização, Em se tratando da prática docente, faz- se necessários o funcionamento e as propostas pedagógicas desta pratica docente. Ainda mais desenvolver um planejamento. Neste caso, o Planejamento curricular do ensino, tem como principal função garantir a coerência entre as atividades que o professor faz com seus alunos e, além disso Tendo uma visão do que é a educação, no geral, as aprendizagens que pretende proporcionar a eles. Proposta, e o que cada escola tem como objetivo, o educador Então, pode-se dizer que a forma de planejar deve focar a deve ter a preocupação com o currículo. Relação entre o ensinar e o aprender.

3. Apresente os cuidados que devemos ter ao fazer uma análise diagnóstica na elaboração de um projeto.

Quando vamos elaborar uma análise diagnóstica precisamos ter muito cuidado em todos os aspectos da nossa análise, tentando entender a situação escolar de uma maneira geral e generaliza para que o nosso diagnóstico não fique incompleto, deficiente, fragmentado, o que com certeza acarretaria enormes prejuízos a toda comunidade escolar

4. Por que é importante o trabalho em equipe e a participação coletiva, no processo de planejamento?

O planejamento reflete a realidade escolar, a escola é constituída de diversos segmentos, e a participação coletiva só irá cumprir o seu papel se efetivamente servir para a melhora da pratica educativa. Quando se busca a participação de um grupo diversificado de pessoas que compõe a comunidade escolar a possibilidade de se obter um resultado satisfatório é bastante ampliada, uma vez que se oportuniza a inclusão de opiniões diferentes, mas que muitas vezes se complementa fazendo com que o processo se torne muito mais enriquecedor atendendo e contemplando conceitos diversificados e enriquecedores.

5. Qual é a finalidade do projeto? Justifique e apresente suas etapas.

O projeto é muito importante, pois ele é parte integrante e parte importantíssima do planejamento, através das informações obtidas, se reflete, decide e coloca-se no papel, formalizando o documento. Para que possamos obter êxito no que se pretende fazer é necessário planejar.

É necessário seguir algumas etapas na construção do projeto, na etapa da justificativa se faz a descrição da fundamentação teórica e a importância do projeto em função dos problemas apontados no diagnóstico.

No objetivo vai se descrever os resultados que se pretende alcançar em determinado tempo, previsto no plano ou projeto, quando se tem objetivos todas as pessoas envolvidas agem com intenção, razão, sabendo o porquê e o para quê.

As Metas é uma forma de você dividir os objetivos por etapas uma vez que não será possível alcançá-los todos de uma só vez, dividindo os e priorizando para que sejam conseguidos êxitos, descreve se as características das ações.

Estratégias ou metodologia indicam os meios, os passos, os processos, as técnicas, as políticas, e as maneiras de agir.

Recursos que tipos de recursos serão utilizados, humanos, financeiros, físicos e materiais, de onde poderão vir ou virão os recursos.

E por fim a avaliação do projeto, como se desenvolveu o projeto, quantificando e analisando os resultados obtidos, pode ser feito de diversas formas a mais utilizada são os questionários, somando se os resultados obtidos e posteriormente obtendo-se os percentuais de resultado.

6. Como deve ser a avaliação do projeto? Responda, assinalando a importância do processo avaliativo para a consolidação do projeto.

Nesse passo se avalia as etapas do projeto atentando quanto ao cumprimento efetivo das metas propostas em cada etapa ressalta-se a importância, pois é possível quantificar e qualificar os passos dados até então, pode ser feito de diversas formas a mais utilizada são os questionários, somando se os resultados obtidos e posteriormente obtendo-se os percentuais de resultado. Essa etapa é de fundamental importância pois através dessa quantificação se pode obter as conclusões de eficácia no processo educativo.

UNIDADE 2

O PLANEJAMENTO EM EDUCAÇÃO E O TRABALHO PEDAGÓGICO

1. Compare, destacando as semelhanças e diferenças entre o planejamento educacional, o planejamento de currículo e o planejamento de ensino.

O Planejamento educacional tem a ver com as políticas públicas governamentais, em nível de governo, em que planeja os caminhos e objetivos para a educação de maneira centralizada, para tentar uma uniformidade nessa direção equalizando ou minimizando as grandes discrepâncias existentes pelo fato do país ter dimensões continentais.

O planejamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com