TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANEJAMENTO ESTRATEGICO

Artigos Científicos: PLANEJAMENTO ESTRATEGICO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/4/2014  •  486 Palavras (2 Páginas)  •  227 Visualizações

Página 1 de 2

1. INTRODUÇÃO

Em momentos de crise, um melhor uso dos recursos significa produtos ou serviços mais competitivos, ganho no posicionamento de mercado e uma boa margem de lucro.

Fazer uma análise dos custos é fundamental nos momentos de crise.

Muitas empresas em crises financeiras começam a reduzir custos sem avaliação prévia, e acabam eliminando recursos importantes para os resultados da empresa. Por isso, a regra é elencar todos os custos da empresa e manter um histórico deles, realizando cortes naqueles que têm menos participação no lucro, ao reunir-se com a área financeira para analisar as despesas, deve-se cortar aquilo que não afeta a produtividade e o bem-estar dos funcionários prejudicando a empresa.

O planejamento estratégico da empresa deve incluir não só as metas de aumento de vendas como também as de diminuição de gastos, obtidas com o estudo dos custos. Desta forma é possível definir os caminhos para alcançar os objetivos determinados.

Os funcionários devem participar, a comunicação interna deve ser reforçada para que os colaboradores façam parte desse processo.

Ao planejar quais custos devem ser diminuídos, é preciso manter a atenção na qualidade e na eficiência no atendimento, para que os clientes não percebam de forma negativa a mudança.

2. Os custos da Demissão

Antes da demissão de funcionários, será levantado os custos da rescisão de contrato, levar em conta também, os gastos com contratação e treinamento de novo pessoal no futuro, quando as condições melhorarem. Funcionários com bons conhecimentos e comprometidos com o trabalho, devem permanecer na empresa. Ao desligar funcionários, a empresa deve ficar atenta para evitar multas e processos trabalhistas.

3. Terceirizar alguns serviços

Analisar quais serviços podem ser terceirizados reduzindo os custos com pessoal.

4. Banco de Horas

Com a demissão de alguns funcionários, a empresa pode substituir as horas extras por banco de horas, concedendo folgas ao funcionário na medida do possível, desde que tudo seja bem programado para não atrapalhar na produtividade bem como prejudicar o funcionário, as folgas devem ser concedidas dentro dos prazos estabelecidos pelo ministério do trabalho, caso contrário deverão ser pagas em folha de pagamento.

5. Otimizar processos

Com a redução de funcionários, ou reciclagem de outros, é possível otimizar processos, ganhar qualidade e reduzir o tempo.

O número de supervisores será reduzido, agregando novas responsabilidades, aos que ficarem, as atividades ou responsabilidades, serão distribuídas de forma que não sobrecarregue ninguém, nesse caso será preciso o poder de persuasão dos diretores para que os gerentes sejam convencidos a batalhar pela organização na obtenção dos objetivos, para angariar novos ganhos para ambos em futuro melhor.

 Outras opções gerais de redução custos para a organização:

• Corte

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com