TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE RH

Artigos Científicos: PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE RH. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/4/2014  •  2.562 Palavras (11 Páginas)  •  485 Visualizações

Página 1 de 11

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE RH

O presente artigo pretende apresentar uma discussão acerca da importância do planejamento estratégico de RH na estratégia organizacional da empresa. Inicia-se com uma breve introdução, seguida de alguns conceitos de missão, visão e objetivos. O texto continua com uma descrição do planejamento estratégico. E finalmente é feito uma apresentação do planejamento estratégico em RH, a partir de alguns modelos e fatores que interferem no planejamento de RH.A globalização vem acirrando cada vez mais a concorrência, obrigando as empresas a buscarem.Um diferencial, alternativas e ações para se manterem no mercado. O futuro pertencerá às organizações. Que melhor conseguir explorar seus processos, e para isto verifica-se a necessidade de desenvolver a gestão de recursos humanos visando alcançar um desempenho superior.

O presente artigo científico propõe analisar o planejamento estratégico organizacional como fonte de vantagem competitiva alinhando os recursos humanos à estratégia da empresa. O planejamento de rh é de extrema importância para a empresa que quer chegar ao sucesso, pois ele une os objetivos organizacionais, que só podem ser atingidos com e através de pessoas, aos objetivos pessoais, por isso a importância do cuidado com a sua elaboração. São apresentados os significados de cada conceito com base em autores renomados, uma vez que a metodologia utilizada foi o levantamento bibliográfico. Ao final após analisarmos cada item citado podemos concluir que o desenvolvimento de um planejamento estratégico de rh contribui para a eficiência e é fonte de vantagem competitiva nas organizações.

PALAVRAS-CHAVES: PLANEJAMENTO, ESTRATÉGIA, RECURSOS HUMANOS.

1.INTRODUÇÃO

Este artigo descreve a importância da integração entre o planejamento estratégico de RH e o planejamento estratégico da empresa. É de suma importância que o planejamento de RH esteja de acordo com os objetivos da empresa. Isso só poderá ocorrer se as organizações definirem onde estarão em curto, médio e longo prazo. Sempre levando em consideração o ambiente interno e externo.

A busca pela excelência operacional trata-se de uma condição emergente junto às empresas atuais para que estejam preparadas para se mantiver presentes no mercado em seus espaços concorrenciais. Para tanto, uma das alternativas pelas quais as empresas deverão ter, será a de ter uma visão do futuro, procurar identificar as possibilidades de crescimento e a novas oportunidades de mercado que possam facilitar no planejamento estratégico da empresa.

O clima organizacional pode ser definido como os reflexos de um conjunto de valores, comportamentos e padrões formais e informais, internos e externos que existem em uma organização (cultura) e, representa a forma como cada colaborador percebe a empresa e sua cultura, e como ele reage a isso. Resumindo, clima organizacional é a percepção coletiva que as pessoas têm da empresa, motivo pela qual as empresas são diferencias uma das outas.

No presente momento, muito se fala em planejamento estratégico no meio empresarial, a sua execução ganhou espaço no meio corporativo em função das suas diversas ramificações de seguimentos, promovendo assim, diversos benefícios para as empresas tais como a orientação, o diagnóstico, a direção, a viabilidade o operacional e a visão do futuro, isso se comprova diante do estudo prático do autor, relacionado com o teórico o planejamento estratégico na qual autor destacou na obra, foi posto em prática na seguinte forma, o estudo foi subdividido em duas partes, a primeira parte foi a aplicação da pesquisa e clima organizacional, os dados foram levantados através de um questionário para ser respondido pelos colaboradores da empresa, e a segunda parte foi a construção do planejamento estratégico através dos resultados da pesquisa.

Conclusão: a obra nos mostra com clareza e objetiva a importância da pesquisa de clima organizacional no planejamento estratégico da empresa, é a forma de mapear o ambiente interno da empresa e assim destacar o grau de satisfação e insatisfação para melhorar o ambiente de trabalho. A pesquisa foi elaborada através de um questionário objetivo e de fácil entendimento por parte dos colaboradores, colaborando com o plano de ação na qual será tomada. Apesar de o objetivo da pesquisa ter sido alcançado, que na qual buscou evidenciar o pontos negativos e colaborando com o planejamento da empresa, infelizmente nem todos os colaboradores da empresa tiveram o mesmo interesse dos demais em responder o questionário, e apenas 57% dos colaboradores se interessaram em responder, diante disso, eu acredito que para nós termos um retorno mais claro dos colaborados, precisávamos ter pelo menos 80% de questionados.

2. Missão, visão e objetivos organizacionais.

Para compreendermos o planejamento estratégico de RH é necessário ter definido a missão, a visão e os objetivos organizacionais de uma empresa. A missão é razão de ser da empresa, é o porquê dela existir. É imprescindível saber a missão da empresa porque se as pessoas não sabem por que ela existe não poderão contribuir para o seu sucesso. Além da missão a empresa deve ter definida sua visão. Esta indica a identidade comum dos propósitos da organização para o futuro. Declara a direção que a empresa pretende seguir. Sua importância está no fato de que quando as pessoas têm conhecimento da visão elas sabem exatamente para onde ir. A cada dia que passa fica mais difícil controlar pessoas através de regras burocráticas, o controle acaba sendo pela visão e valores compartilhados. A missão e a visão juntas contribuem os elementos para a definição dos objetivos da empresa e construção da estratégia organizacional.

O objetivo é o resultado ao qual se pretende chegar. Os objetivos devem seguir seis critérios básicos: ser focalizado em um resultado a atingir e não em uma atividade, ser consistente, ser específico, ser mensurável, ser relacionado com um determinado período e ser alcançável. Os objetivos podem ser de três tipos:

• Objetivos rotineiros: objetivos cotidianos que tem a função de padronizar o desempenho diário.

• Objetivos de aperfeiçoamento: tem a função de incrementar os resultados da empresa, aperfeiçoando o que já existe.

• Objetivos inovadores: congrega algo totalmente novo a empresa. A formulação da estratégia organizacional é conduzida pelos objetivos. Por isso é importante não só ter objetivos rotineiros e de aperfeiçoamento, mas também objetivos inovadores de sucesso.

O

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.4 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com