TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANEJAMENTO NOSSA LOCADORA DE LIVROS

Ensaios: PLANEJAMENTO NOSSA LOCADORA DE LIVROS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/10/2014  •  979 Palavras (4 Páginas)  •  231 Visualizações

Página 1 de 4

PLANEJAMENTO NOSSA LOCADORA DE LIVROS

ADS 2ºsemestre - 2014

MAIO - 2014

SUMÁRIO

2. INTRODUÇÃO 3

3. OBJETIVO 3

4. DESENVOLVIMENTO 3

4.1. COM BASE NO CENARIO DA NOSSA LOCADORA DE LIVROS 4

4.1.1.PESQUISE QUANTOS E QUAL O MODELO DO COMPUTADOR 4

4.1.2 DUAS ALTERNATIVAS DE SISTEMAS OPERACIONAL......................... 4

4.1.3 DUAS LINGUAGENS DEPROGRAMAÇÃO......................................................5

5. CONCLUSÃO..........................................................................................................6

6. BIBLIOGRAFIA.......................................................................................................7

1. INTRODUÇÃO

Com os avanços tecnológicos, a competitividade entre as empresas está cada vez maior. Com a globalização, o mercado competitivo não é mais local e sim global com isso o mercado vem exigindo das empresas maior rapidez, flexibilidade e qualidade nos serviços e nos softwares. E para que essas exigências sejam satisfeitas, é preciso uma significativa melhoria e padronização no processo de desenvolvimento de softwares.

A busca constante na evolução do software não se faz por meio de apenas uma metodologia, mas sim uma combinação de melhores ferramentas de automação, técnicas para a garantia da qualidade do software, gerenciamento e controle das atividades envolvidas; esses são os principais objetivos da engenharia de software.

2. OBJETIVO

A TI (Tecnologia da Informação) é movida por tecnologia, desenvolvimento, rapidez, robustez e segurança. O profissional que atua nessa área deve está sempre atualizado e apto a adaptar-se a um mercado sempre em evolução. Devem conhecer os padrões, as técnicas de desenvolvimento de software para que possa usar o melhor de cada técnica em um determinado projeto.

O presente trabalho tem como objetivos os seguintes aspectos:

• Conhecer o processo de inspeção de software;

• Conhecer o processo de Verificação e validação;

• Conhecer o processo de testabilidade de software;

• Aplicabilidade do SGBD (Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados)

3. DESENVOLVIMENTO

3. O Processo de Inspeção de Software

Na engenharia de software, assim como em outras disciplinas de engenharia, é necessário considerar variáveis como esforço, produtividade, tempo e custo de desenvolvimento. Essas variáveis são afetadas negativamente quando artefatos defeituosos são produzidos, devido ao retrabalho para corrigir defeitos. Sabe-se, ainda, que o custo do retrabalho para correção de defeitos aumenta na medida em que o processo de desenvolvimento progride. Desta forma, iniciativas devem ser realizadas no sentido de encontrar e corrigir defeitos tão logo sejam, introduzidos. Uma abordagem que tem se mostrado eficiente e de baixo custo para encontrar defeitos, reduzindo o retrabalho e melhorando a qualidade dos produtos é o processo de inspeção de software.

Inspeção de software é um tipo particular de revisão que pode ser aplicado a todos os artefatos de software e possui um processo de detecção de defeitos rigoroso e bem definido.

De forma resumida, o processo tradicional de inspeção de software envolve o planejamento da inspeção, indivíduos revisando um determinado artefato, um encontro em equipe para discutir e registrar os defeitos, a passagem dos defeitos para o autor do artefato para que possam ser corrigidos e uma avaliação final sobre a necessidade de uma nova inspeção.

Assim, um dos maiores benefícios de se utilizar inspeções de software é a detecção de defeitos nas fases iniciais do processo de desenvolvimento de software, facilitando a correção destes defeitos com menor esforço e custo. Desta forma, o esforço com retrabalho é, reduzido em média para 10% a 20% do esforço total de desenvolvimento, conforme PETERS (2001). Esta redução no retrabalho pode implicar em melhorias significativas para a produtividade de software.

Verificação e Validação

A verificação e a validação asseguram que o software cumpra com suas especificações e atenda às necessidades do cliente/usuário.

O processo de verificação e validação ocorre em todo o clico de vida do projeto. Revisões de requisitos, revisões de design e teste de código.

Deve ser verificado e avaliado os seguintes itens:

• Fatores de Qualidade Operacionais:

1. Correção;

2. Eficiência ou desempenho;

3. Robustez;

4. Confiabilidade;

5. Usabilidade;

6. Utilidade e validade;

• Fatores de Qualidade de Revisão:

1. Relacionado com a manutenção, evolução e avaliação do software.

• Fatores de Qualidade de Transição:

1. Relacionados com a instalação, reutilização,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com