TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANO DA SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM

Por:   •  11/6/2020  •  Relatório de pesquisa  •  2.406 Palavras (10 Páginas)  •  3.313 Visualizações

Página 1 de 10

PLANO DA SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM Nº 1

Formulário 1 - Aluno

Unidade Operacional: SENAI/RR

Curso: Técnico de Segurança do Trabalho

Modalidade:  EaD

Turma: TEC.539.003

Docente(s):  PAULO AUGUSTO DO NASCIMENTO

Unidade(s) Curricular (es):  Higiene Ocupacional

          Estratégia da situação de aprendizagem: (   ) Situação-Problema (  ) Projeto  (  ) Pesquisa  (x ) Estudo de Caso  

Titulo da situação de aprendizagem: Crescer dá trabalho!

Descritivo da atividade desafiadora, contextualizada, com suas especificações técnicas:

Caro estudante!

A rede de supermercados FrigoBem S/A está fazendo a ampliação de um dos seus supermercados, pois a região onde ele está instalado cresceu e houve a necessidade de ampliação do galpão e, como consequência, a ampliação da rede de água e esgoto. Para esta obra ser realizada a rede comprou um terreno anexo ao supermercado e deu início a ampliação.

Foi contratada mão de obra terceirizada (trabalhadores e máquinas). Uma parte deste terreno possuía calçamento de cimento, a outra era de chão batido (de terra) e precisava fazer a ligação do sistema do mercado com o sistema municipal de água e esgoto. Não havia no terreno construção, como casa ou galpão. Os trabalhadores tinham um prazo de 30 dias para ampliar a rede de água e esgoto. A área do novo supermercado será de 700 m².

O Técnico de Segurança do Trabalho da rede de supermercados foi solicitado para liberar a obra, verificando e identificando os riscos do ponto de vista de segurança do trabalho. Ele apresentou aos responsáveis pela obra do supermercado todos os riscos, as medidas de controle e como sinalizar visivelmente estes riscos sempre baseado nas normas regulamentadoras do Ministério do Trabalho.

 Após o início das obras, um dos fatores de risco chamou a sua atenção, a exposição dos trabalhadores ao ruído proveniente das máquinas e equipamentos que são utilizados para realizar a abertura do concreto ou das valas de terra para passar a tubulação. 

Os trabalhadores utilizam rompedores pneumáticos e escavadeiras para abrir estes espaços. Como eles ficam muitas horas expostos ao ruído das máquinas, o Técnico de Segurança solicitou que a empresa fornecesse equipamento de proteção individual como protetor auricular tipo abafador, pois o ruído é superior à 90 dB (A) com NRRsf de 19 dB (A).

A duração da exposição ao ruído é de 4 horas diárias com pausa de 1 hora para o almoço, o qual é servido no próprio local de trabalho.

O técnico de segurança realizou as avaliações ocupacionais, ou seja, as medições de ruído para esta atividade e verificou que os trabalhadores que fazem uso do rompedor pneumático estão constantemente expostos ao ruído, seja ruído oriundo deste equipamento ou das máquinas de escavação. O ruído medido durante as outras 4 horas que o trabalhador não faz uso do rompedor pneumático é de 87 dB (A) e o outro período possui um nível de ruído de 90 dB(A). Portanto a decisão dele de inserir o protetor auricular tipo abafador seria o ideal. Foram realizadas duas dosimetrias de ruído, uma medição durante o uso do equipamento e uma no outro período sem o uso do rompedor. 

Agrupou-se os trabalhadores em similaridade de risco e não foi coberta toda a jornada de trabalho.

Ele fez amostras de 2 horas para cada atividade. São 4 trabalhadores que fazem a mesma atividade durante o dia e com revezamento de função. 

Os parâmetros de medição, os dados inseridos no dosímetro de ruído, os critérios de avaliação que ele utilizou para realizar as medições foram os sugeridos pela NR 15 e pela NHO 01.

O Técnico de Segurança do Trabalho fez as indicações de perigos e riscos no relatório de liberação da obra e também solicitou a empresa terceirizada que incluísse estes riscos e medidas de controle no PPRA dela. 

Para dar início à obra a rede de supermercado ofereceu os EPI’s adequados aos riscos, mas posteriormente, quando houvesse a substituição dos EPI’s por novos, a empresa terceirizada deveria oferecê-los.

Assim ele seguiu com seu trabalho de técnico de segurança nesta obra e sempre atento aos demais riscos envolvidos para execução da ampliação da rede de supermercados.

Você, como técnico em Segurança do Trabalho, FAÇA UMA ANÁLISE DESTE CASO. Para isto:

  1. Elabore um documento, em arquivo de texto, com a ANÁLISE DOS RISCOS IDENTIFICADOS NO CONTEXTO E DAS MEDIDAS DE CONTROLE utilizadas pelo Técnico de Segurança.
  2. Calcule a Dose Projetada e o Nível de exposição conforme NHO 01 para q=5. (conforme item 6.6.1.3 Critério de julgamento e tomada de decisão – pág. 35 da NHO 01)
  3. Calcule a ATENUAÇÃO pelos MÉTODOS longo e curto.

Consulte:

  • Leiam os capítulos 2 e 3 do Livro didático on-line (http://digital.mflip.com.br/pub/senai/?flip=estante2#!/books/cover)

  • Leiam NHO 01 (disponível no AVA ou pesquise na rede de computadores)
  •  NR 15 – Anexo 01 e 02 (https://enit.trabalho.gov.br/portal/index.php/seguranca-e-saude-no-trabalho/sst-menu/sst-normatizacao/sst-nr-portugues?view=default).
  • Leiam o slad disponível e assintam as vídeoaulas

OBS.: Esses anexos são informações complementares para o desenvolvimento da SA.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.7 Kb)   pdf (524.4 Kb)   docx (519.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com