TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANO DE MARKETING

Por:   •  14/3/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.032 Palavras (5 Páginas)  •  177 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 3]

PLANO DE MARKETING

 Janeiro/2019

[pic 4]


Elaborado por: Dienifan Lima

Disciplina: Marketing

Turma: MBA em gestão empresarial


Introdução

Apresentando a empresa LATAM Airlines Brasil, anteriormente TAM Linhas Aéreas, é uma companhia aérea sediada em São Paulo, atualmente é dita como a maior empresa área do país. Desde o dia 5 de maio de 2016 a companhia adotou a marca LATAM Airlines como última fase da fusão da TAM com a chilena LAN.  

Dito isto, a eloboração de um plano de marketing passa pela fixação dos conceitos das ferramentas utilizadas pelos profissionais da área para trazer respostas satisfatórias ao público-alvo, assim ditas produto, preço, serviço, praça e promoção.

Pesquisando sobre as necessidades prementes dos consumidores que dão à LATAM o destaque nacional, observa-se que há muitas reclamações quando se fala em atendimento ao cliente de uma forma geral. Muitos destacam o despreparo no atendimento do call center, SAC e afins, bem como a dificuldade encontrada no retorno de suas solicitações.

Explorando o site, detem-se que a companhia aérea não dispõe de muitas aeronaves com conexão com a internet durante o voo, tão pouco suas aeronaves possuem conectores de tomadas para carregamento de aparelhos eletrônicos, excasso em muitos modelos que circulam. Outro ponto que merece nosso enfoque.

Pensando nisso, objetivando a qualidade, a confiabilidade e credibilidade da empresa no mercado, vamos desenvolver um planejamento de marketing para otimizar os valores da empresa e preservar seu nome entre os clientes.


Desenvolvimento

  1. Análise ambiental da empresa LATAM Airlines Brasil.

Conceituando, a análise ambiental de uma empresa tem relação com seus aspectos do ambiente interno da organização (microambiente) e com o ambiente externo (macroambiente).

O primeiro influencia diretamente a empresa, incluindo fornecedores, consumidores, clientes, funcionários, concorrentes e outros. Já o macroambiente, traz relação com ambiente natural, tecnológico, sociocultural, econômico, demográfico que está fora do controle das organizações, como a edição de uma norma legal.

Em uma análise microambiental da empresa em questão, temos que corrigir a falha nos funcionários, pois como dito outrora, o atendimento não cumpre o esperado, os consumidores não se sentem seguros quando não obtém o retorno de suas solicitações via call Center.

Outro ponto seria programar o fornecimento do serviço de internet durante o voo, bem como equipar as aeronaves de forma que possa atender as necessidades de regarga de equipamento eletrônico.

Trazendo a perspectiva da análise ambiental da empresa baseado no F.O.F.A., Ou SWOT, podemos traçar assim:

       Fatores Positivos                                       Fatores Negativos

Fat.

Internos

- base de clientes formada;

- marca global consolidada;

- produto excelente;

- Treinamento dos funcionários;

- alto custo de produção;

- orientação ao cliente ruim;

Fat.

Externos

- mudanças de hábito do consumidor;

- setor tecnológico evoluído;

- organizações que se capacitam continuamente.

- concorrentes já investindo em tecnologia e atendimento de ponta;

- viabilidade econômica para renovar parte das aeronaves.

  1. Pesquisa de mercado e possíveis resultados.

Segundo informações extraídas do site da ANAC, a LATAM está no topo das companhias aéreas que lideram a aviação no Brasil, somando 29% do apurado pela agência.

Isso mostra o grau de importância e responsabilidade da empresa com o cliente, sendo que recentemente, segundo o site de noticias UOL, a empresa começou a investir em instalações de internet banda larga em suas aeronaves, porém em poucos modelos.

Tornando factível a proposta assinalada nesse projeto de marketing, instalação de banda larga em toda sua frota de aeronaves.

Quanto ao atendimento deficitário, extraindo seis sugestões do site Mindminers, algumas até advindas de estudiosos de Harvard, em apertadas síntese, conclui-se: Não deixe seu cliente esperando em demasiado; monitore e responda seus clientes via rede social; estimule a comunicação entre os atendentes na hora do trabalho; crie ambiente de aprendizado; devolva a solicitação do cliente; use as sugestões e reclamações dos clientes e inove, renove.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)   pdf (352.8 Kb)   docx (1.6 Mb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com