TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PMA FINAL RH

Trabalho Escolar: PMA FINAL RH. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/3/2014  •  1.068 Palavras (5 Páginas)  •  418 Visualizações

Página 1 de 5

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM

RECURSOS HUMANOS

3º SEMESTRE

JAYANE CHRISTIE GUEDES PEREIRA AQUINO - RA 390646

THATIANA PEREIRA DE MENEZES MELO - RA 390645

PROJETO MULTIDISCIPLINAR DE AUTOAPRENDIZAGEM I

PROJETO VOLTADO PARA A IMPLANTAÇÃO DO SETOR DE RECURSOS HUMANOS EM UMA EMPRESA PRIVADA, DEMONSTRANDO SUA APLICABILIDADE

PROFESSOR-TUTOR EAD MA. ARLEY LOBO

SERRA TALHADA,

2013

JAYANE CHRISTIE GUEDES PEREIRA AQUINO - RA 390646

THATIANA PEREIRA DE MENEZES MELO - RA 390645

PROJETO VOLTADO PARA A IMPLANTAÇÃO DO SETOR DE RECURSOS HUMANOS EM UMA EMPRESA PRIVADA, DEMONSTRANDO SUA APLICABILIDADE

Projeto Multidisciplinar de Autoaprendizagem I apresentado como requisito para obtenção de nota na disciplina, do Curso de Tecnologia em Recursos Humanos da Universidade Anhanguera Uniderp, Pólo Serra Talhada-PE, sob a orientação do(a) Professor(a)-Tutor(a) a Distância Ma. Arley Lobo.

SERRA TALHADA,

2013

RESUMO

O objetivo deste trabalho esta relacionado ao desenvolvimento de um estudo da viabilidade de implantação de um setor de Recursos Humanos na empresa Serra Plaza Hotel. Para o desenvolvimento da pesquisa de clima organizacional foram realizadas pesquisas, entrevistas e análises do modelo de gestão existente na organização. Diante do estudo realizado foi observado que a empresa possui o modelo de gestão de responsabilidade de linha, onde o administrador geral procede ordens a todos os setores da organização. Alguns empresários resumem a gestão de pessoas no seu negócio apenas a questões burocráticas de departamento pessoal tais como: recrutamento e seleção, admissão, demissão e controle de benefícios e folha de pagamento. Sabe-se mais do que nunca que fazer gestão de pessoas é muito mais do que isso, daí surge à importância do desenvolvimento de subsistemas de RH. Ainda que sejam implantados de maneira mais simples, eles se aplicam perfeitamente incluise em pequenas organizações. A partir desta percepção de gestão observa-se a falta de comunicação entre os setores da empresa em analise, e deles para com a administração, daí foi detectado a necessidade da implantação do Departamento de Recursos Humanos na empresa, para que ela possa atender as novas demandas e necessidades, buscando por talentos e a retenção destes profissionais, sem perder de vista questões como salários e estabilidades, desenvolvimento e desafios profissionais, qualidade de vida e a boa imagem da organização, onde se concentra todo o objetivo da administração da empresa. Com a inclusão deste setor, busca-se manter o diálogo da empresa com seus setores, valorizando os interesses dos profissionais da organização, almejando o equilíbrio desta relação entre capital e trabalho, pois todos precisam ganhar.

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 0

1. CONTEXTUALIZAÇÃO DA PESQUISA 0

2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 0

3. DESCRIÇÃO DA EMPRESA 0

4. SITUAÇÃO GERAL 0

5. OBJETIVOS 0

6. METODOLOGIA 0

7. ANÁLISE E INTERPREÇÃO DE DADOS 0

CONSIDERAÇÕES FINAIS 0

REFERÊNCIAS 0

ANEXOS 0

INTRODUÇÃO

Este presente estudo objetiva-se analisar a situação de viabilidade para implantação do setor de Recursos Humanos na empresa (nome da empresa), visto que com os avanços que o mundo vem enfrentando, sabe-se o quanto o mercado empresarial vem tornando-se rigoroso, exigente e competitivo.

Dessa forma, as empresas que não buscarem acompanhar esse progresso, estarão ficando fora do mercado competitivo, e é por esse motivo que as empresas que ainda seguem os modelos de gestão “ultrapassados”, sem estratégias e modelos de organização, estão começando a analisar os seus procedimentos e procurando se adaptar aos novos tempos.

Sendo assim, para que uma empresa consiga gerar crescimento, ela precisa ter uma administração no setor de recursos humanos, onde o mesmo irá abranger o conjunto de técnicas e instrumentos que permitirá às organizações desenvolver, atrair e reter os seus talentos, e daí montar o seu quadro de funcionários com pessoas capacitadas.

Sabe-se que as mudanças estão ocorrendo de forma ágil e rápida, e em decorrência disso, as organizações estão buscando se adaptar procurando o equilíbrio dinâmico entre todas as áreas da empresa.

Diante do cenário ora vivenciado pelas organizações o presente estudo propõe análise da organização, tendo sua estrutura de trabalho como alicerce para implantação do setor de recursos humanos no (nome da empresa).

1. CONTEXTUALIZAÇÃO DA PESQUISA

Quando falamos em contexto, a primeira coisa que devemos pensar é sobre a problemática que será questionada, devemos nos indagar quais são as perguntas ou dúvidas que queremos responder com essa pesquisa e para isso é necessário fazer um recorte da realidade, contextualizando e delimitando o tema indicando de que ponto de vista ele será tratado (econômico, político, social, cultural). Se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com