TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROBLEMAS DA IGREJA DURANTE O SECÚLO XXI “ DIVÓCIO”

Por:   •  22/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  6.056 Palavras (25 Páginas)  •  113 Visualizações

Página 1 de 25

FATEB- FACULDADE DE TEOLOGIA E EXTENSÃO DA BAHIA

BACHAREL EM TEOLOGIA

OS PROBLEMAS DA IGREJA DURANTE O SECÚLO XXI “ DIVÓCIO”

Alexandre Moreira

Carla Lordello

Carlos Mota

Fagner Oliveira

Hermano  José  Adornor

Jefferson Leite

Resumo: 

O objetivo deste trabalho é demonstrar a importância ao conhecimento sobre os problemas da igreja durante o século XXI sobre o divorcio  , para que pastores e líderes evangélicos possam ajudar casais que vivem em conflitos e estão com seus casamentos destruídos. Percebe-se que nas atuais Igrejas evangélicas existem vários casais com os casamentos quebrados e passam por muitas lutas e provações por causa de ensinamentos errôneos que seus líderes ensinam nas Igrejas. Esse Trabalho tem um foco maior em abordar as principais causas que levam os casamentos ao divórcio. Mostrar de acordo com as estatísticas como esse assunto impera no Brasil e nas Igrejas evangélicas. Pretende-se evidenciar que a mensagem da Palavra Sagrada não deve ser deturpada, porém, apresentada de uma forma que o assunto abordado seja esclarecido às pessoas envolvidas. Será abordado sobre o divórcio desde o Antigo Testamento até os ensinamentos do Apóstolo Paulo, evidenciando as principais causas que levam os cônjuges à separação, além do mais, abordam-se os efeitos negativos e positivos para os filhos, como os efeitos para a família. 

Palavras chave: Divórcio, Solução, Agravamento do problema, Família, Crise.

Abstract: The purpose of this paper is to demonstrate the importance of knowledge about the church's problems in the twenty-first century about divorce so that pastors and evangelical leaders can help couples who are in conflict and are marriages destroyed. It is noticeable that in the present evangelical Churches there are several couples with broken marriages and they go through many fights and trials because of the erroneous teachings that its leaders teach in the Churches. This work has a greater focus on addressing the main causes that lead marriages to divorce. To show according to the statistics how this subject prevails in Brazil and in the evangelical Churches. It is intended to point out that the message of the Holy Word should not be misrepresented, but presented in a way that the matter addressed is clarified to the people involved. It will be approached about divorce from the Old Testament to the teachings of the Apostle Paul, highlighting the main causes that lead the spouses to separation, in addition, they address the negative and positive effects for the children, such as the effects for the family.

Keywords: Divorce, Solution, Worsening problem, Family, Crisis.

1. Introdução

Este artigo apresenta uma visão panorâmica bíblica com relação ao divórcio nas famílias evangélicas. Esta pesquisa justifica-se pela observação do crescimento do divórcio nas famílias evangélicas, embora a Bíblia seja bem clara na questão do divórcio. Muitos cristãos têm sido vítimas de má orientação dentro das Igrejas por seus líderes, impondo como obrigação ou dever de tomar decisões precipitadas, vindo à dissolução de seus matrimônios ou até mesmo a continuação em casos abusivos. Sabe-se que a família é a matriz social mais importante agência socializadora, que transfere para os filhos a herança biológica, psicologia e espiritual dos pais. O casamento deve ser construído permanentemente, mostrando que duas pessoas que possuem diversos sonhos, expectativas e frustrações podem ter uma vida conjugal plena. Por isso necessita-se de uma boa qualidade para abordar este tema com pensamentos de vários autores conceituados a respeito do divórcio em famílias evangélicas e suas eventuais consequências. Este trabalho será útil para as Igrejas evangélicas, como também para pastores e líderes no auxílio de como abordar o divórcio em diversas causas e ajudar as pessoas envolvidas a sobreviver esse trauma. 


2.  Casamento dentro uma visão bíblica teológica

Segundo Munroe (2009) o próprio Deus estabeleceu e ordenou o casamento logo no começo da história da humanidade. O segundo capítulo de Gênesis descreve como Deus tirou uma costela do homem que criou e com ela formou uma mulher para que fosse uma ajudadora idônea para o homem. Então, Deus uniu o homem e a mulher e confirmou seu relacionamento como marido e esposa, determinando, dessa forma, a instituição do casamento.

No livro de Gênesis está escrito:

Disse mais o SENHOR Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma auxiliadora que lhe seja idônea.  Havendo, pois, o SENHOR Deus formado da terra todos os animais do campo e todas as aves dos céus, trouxe-os ao homem, para ver como este lhes chamaria; e o nome que o homem desse a todos os seres viventes, esse seria o nome deles.  Deu nome o homem a todos os animais domésticos, às aves dos céus e a todos os animais selváticos; para o homem, todavia, não se achava uma auxiliadora que lhe fosse idônea.  

Então, o SENHOR Deus fez cair pesado sono sobre o homem, e este adormeceu; tomou uma das suas costelas e fechou o lugar com carne (Gn. 2. 18-21.)

O casamento “é a união entre um homem e uma mulher maduros, que deixaram emocional e geograficamente os pais, para ser uma só carne e formar uma nova família, conforme a determinação de Deus”. (MALAFAIA, 2009, p.7).

Não obstante ao conceito acima citado Lopes pensa da seguinte forma: o casamento é uma união de duas pessoas distintas e diferentes para um propósito comum. São duas pessoas que vêm de famílias diferentes, de culturas diferentes, com opiniões diferentes, com gostos diferentes que se unem para formar uma só carne. Para que essa união se torne harmoniosa, é preciso fazer constantes investimentos, é necessário manter sempre um saldo positivo no relacionamento conjugal (LOPES, 2008, p. 13).

Pensando ainda como Lopes o casamento ilustrado da seguinte forma: 

[...] é como uma mala velha, pesada e sem alça. A figura parece estranha e negativa, mas é sugestiva. Quando nos casamos, levamos para casa uma mala com nosso enxoval. Nesse enxoval, levamos não apenas veste e roupa de cama, mesa e banho, mas também nossos hábitos, manias cultura, idiossincrasias, vícios e deformidades. (LOPES, 2008, p.10).



2.1 Uma perspectiva Veterotestamentária do casamento

Segundo Lisboa, o homem precisava de alguém que identificasse com ele em nível de alma e espírito, e que lhe satisfizesse plenamente na união física do sexo. Foi então que o Criador teve a brilhante e feliz ideia de criar a mulher, e esta agradou de cheio a criatura masculina, livrando-a da solidão e trazendo-lhe deleites e muita satisfação (LISBOA, 2008, p.24-25). 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36.8 Kb)   pdf (222.6 Kb)   docx (34.8 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com