TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROCESSOS GERENCIAIS

Exames: PROCESSOS GERENCIAIS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/12/2013  •  3.349 Palavras (14 Páginas)  •  219 Visualizações

Página 1 de 14

Universidade Anhanguera – Uniderp

Centro de Educação a Distância

Atividade Prática Supervisionada

Disciplina: Comportamento Organizacional

Prof. EaD Ma. Yaeko Ozaki

Tutora a distância Prof. Esp. Mônica R. Moraes

Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos

Clailda Sousa Luz Sales – RA 410476 – Tecnologia em Recursos Humanos

Leidiana Coelho de Araújo – RA 410660 – Tecnologia em Recursos Humanos

Luane Pereira Parente - RA 410675– Tecnologia em Recursos Humanos

Marahellen Carvalho Lima – RA 410699– Tecnologia em Recursos Humanos

Rayanne Gomes Pires – RA 410841– Tecnologia em Recursos Humanos

PALMAS – TO

2013

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 02

2 CAPÍTULO 03

2.1 Definição de Comportamento Organizacional 03

2.2 Definição por dois autores 04

2.3 Sistemas Aberto e fechado 04

2.4 Quadro de Comparação sobre Sistema Aberto e Sistema Fechado.........................05

3 CAPÍTULO II 05

3.1 Coleta de Dados 05

3.2 Inovação Organizacional 06

3.3 Inovação Tecnológica.................................................................................................. 07

4 CAPÍTULO III 07

4.1 Relação da Figura com o Trabalho em Equipe 07

4.2 Os fracassos no Âmbito da Liderança...........................................................................08

5 CAPÍTULO IV 09

5.1 Comunicação Empresarial. 09

6 CONCLUSÃO 10

REFERÊNCIAS 12

1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho busca-se compreender o comportamento de uma organização que é um desafio necessário nos dias atuais. Da mesma forma que cada ser humano tem uma personalidade que se forma ao longo de seu desenvolvimento e que se expressa através de seus comportamentos, as organizações também apresentam uma cultura que conduz os indivíduos que ali trabalham, a se manifestarem dentro de alguns padrões de condutas comportamentais, as quais demonstram em linhas gerais os princípios, as normas e os valores delineados pela alta administração. Muitas são as variáveis que, se trabalhadas garantem diferenciação à empresa.

Comportamento Organizacional é o ato de se estudar seres humanos dentro das Organizações. Visa elaborar formas mais adequadas de motivação para os funcionários, ao mesmo tempo em que dá lucros para a empresa. Seu contexto engloba algumas outras disciplinas, dentre elas, Psicologia, Sociologia e Administração em Geral. É, em suma, a compreensão do ser como único ou como um todo, parte da organização. Podemos dizer que o Comportamento Organizacional se preocupa com o que as pessoas fazem dentro das organizações e de como isso afeta o desempenho das empresas. No mundo organizacional atual existem gerentes adotando práticas gerenciais totalmente adversas as reais necessidades e exigências do terceiro milênio.

O campo do comportamento organizacional, munido de estudos e pesquisas, proporciona a estes gestores um conjunto de ferramentas não apenas eficazes para o alcance de resultados nas organizações, como também para o desenvolvimento e satisfação no trabalho por parte das pessoas. O Comportamento Organizacional é uma especialidade com um corpo comum de conhecimento, que estuda as três determinantes do comportamento nas organizações: indivíduos, grupos e estrutura. Assim adaptando-se, as organizações em que são empregadas, tais como se enquadrando as suas necessidades, voltado para ralação interpessoal, desde o processo de seleção e a permanência dos funcionários selecionados.

Karla Sampaio, em sua visão acredita que o Comportamento Organizacional é o principal fator que deve ser estudado, pois permite à pessoa compreensão do Indivíduo Uno e Múltiplo. O CO engloba conceitos de Psicologia, Sociologia e Administração, representando assim, a convergência gradual das diversas escolas de pensamento. Possibilitando criar novas formas de motivação para os funcionários, gerando maior lucro para a empresa.

2. CAPITULO I

2.1 DEFINIÇÕES DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Podemos definir Comportamento Organizacional como uma cultura que é transpassada para as pessoas, com intuito de melhorar o convívio dentro de empresas, padronizar uma forma de comportamento e satisfazer clientes. O comportamento Organizacional é importante porque se baseia nas considerações dos seres humanos, suas necessidades e gostos, e tem como empenho, superar pressões sociais, econômicas, culturais e tecnológicas.

O Comportamento Organizacional Explica razões que determinam fatos, acontecimentos e fenômenos. Prevê Eventos Futuros, e através de uma ação especifica, estabelece resultados e controla a contribuição integrante do comportamento humano nas organizações.

O Comportamento Organizacional, Nos trás a importância do desenvolvimento do comportamento humano dentro de uma organização, que busca tratar de forma com exclusividade dos seus indivíduos, grupos e de toda sua estrutura, sobre o comportamento dentro das organizações, para que haja atitudes e motivação, assim promover a melhoria da eficácia organizacional. É um campo de estudo voltado a prever, explicar, compreender e modificar o comportamento humano no contexto das empresas. A partir desse contexto, encontram-se três considerações importantes: o comportamento organizacional enfoca comportamentos observáveis, tais como conversar com colegas de trabalho; utilizar equipamentos ou preparar um relatório; o comportamento organizacional

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com