TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROCESSOS GERENCIAIS

Ensaios: PROCESSOS GERENCIAIS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2013  •  1.957 Palavras (8 Páginas)  •  254 Visualizações

Página 1 de 8

ETAPA 1: PASSO 1

Segundo CHIAVENATO (2007) dá-se o nome de planejamento a um conjunto de ações tomadas deliberada e sistematicamente a respeito de empreendimentos que possam vir a afetar ou afetam a empresa por longos períodos. Essas ações de planejamento são discutidas e formuladas no nível hierárquico mais alto da empresa, ou seja, o institucional.

Seus efeitos e consequências são observados a longo prazo, algo em torno de 2 a 5 anos, e em alguns casos podendo chegar a 10, 15 ou 20 anos dependendo do projeto.

O planejamento não se baseia em dados ou informações referenciais, e sim em julgamento e fazendo distinções; o que leva a algumas empresas a apostar no futuro com a ação planejada.

A empresa tem envolvimento total no planejamento, não é apenas a junção dos planos táticos e operacionais, estes na verdade constituem um desdobramento da ação; o que leva na verdade a amplificação e multiplicação de esforços.

A estratégia empresarial tende a procurar o que deve fazer para alcançar os objetivos empresariais, já o planejamento faz a especificação de como fazer para alcançar tais objetivos.

De acordo com CHIAVENATO (2007) são 7 as etapas do planejamento:

1. Determinação dos objetivos (Aonde queremos chegar?)

2. Análise ambiental externa. (O que há no ambiente?)

3. Analise organizacional interna. (O que temos na empresa?)

4. Formulação de alternativas. (O que fazer?)

5. Elaboração de planejamento. (como fazer?)

6. Implementação e execução. (Como tornar realidade?)

7. Avaliação dos resultados. Como estamos indo?)

LACOMBE e HEILBORN (2003) compartilham da mesma idéia de planejamento que CHIAVENATO (2007); ou seja, após um diagnóstico claro dos objetivos é necessário a definição do cenário que se deseja alcançar em um prazo determinado e a estratégia para viabilizá-lo. Os questionamentos para o diagnóstico seriam:

• Qual é o negócio?

• Como está o negócio?

• Quais seus pontos fracos e fortes?

• Como deveria ser o negócio?

E para a definição do cenário:

• Como deverá ser o negócio daqui X anos?

Enquanto OLIVEIRA (2007) observa que cada planejamento tem uma forma individual nos níveis hierárquicos, mas que vão interagir entre si em determinados momentos, e o divide em três partes:

• Planejamento estratégico – estabelece o rumo a ser seguido pela empresa.

• Planejamento tático – otimiza uma parte da empresa e não o todo.

• Planejamento operacional – preocupação com as tarefas rotineiras do dia a dia.

O planejamento se faz importante dentro de uma empresa porque é através dos dados obtidos com suas etapas que será visto o que tem de positivo e negativo no ambiente, o que pode ser melhorado, evitar riscos e fazer projeções futuras. Um bom planejamento, mesmo dividido em níveis hierárquicos, requer sempre um bom entrosamento entre eles, envolvendo a empresa como um todo.

Os autores deixam claro que para obtenção de melhores resultados é imprescindível planejamento, evitando assim transtornos desnecessários, minimizando riscos para cumprimento de sua meta.

2.1 Processo Administrativo: Planejamento da ação empresarial

ETAPA 1: PASSO 2

Para o professor Roberto Shinyashiki as pessoas devem enxergar sempre adiante, ver o invisível, ter a arte de enxergar oportunidades onde os outros só vêem problemas. Onde o administrador sabe que existem duas batalhas ocorrendo ao mesmo tempo: a do presente e a do futuro. Ele se dedica a vencer a luta do presente, mas não esquece que há outra batalha no horizonte: a do imaginário, para conquistar o futuro.

Já para o professor Paulo Barreto dos Santos, é o administrador de hoje que pensa e utiliza as idéias do futuro, não tem medo de arriscar, utiliza estratégias, faz com que pessoas sob seu comando gostem de executar o que ele quer, ele tem seguidores e não subordinados, transmitindo confiança e segurança. Pois para termos sucesso neste mercado global, precisamos abrir as janelas do futuro.

No PLT, CHIAVENATO (2007), vemos que a sintonia com o novo milênio depende do desenvolvimento de duas competências essenciais que devemos possuir para realizar a mudança e inovação: a visão e ação estratégica. As mudanças rápidas e competitivas fazem da visão e ação estratégica uma plataforma para renovação empresarial em um mercado altamente competitivo e dinâmico.

3. Processo Administrativo: Organização da Ação Empresarial

ETAPA 2: PASSO 1 E PASSO 2

DOE SANGUE DOE VIDA

Será a primeira iniciativa, realizada em 2012, Campanha de Doação de Sangue, por ser uma ação simples que não demanda muitos recursos, mas de elevado alcance social. A adesão das empresas associadas, nesta primeira ação, será responsável por um resultado positivo: cerca de 300 litros de sangue coletados. Levando em conta que cada pessoa doe meio litro de sangue, chega-se ao número aproximado de 600 doadores. Mas há potencial para um incremento tendo em vista o grande número de funcionários/ colaboradores de todas as operadoras associadas à Miranda Design. À medida que mais empresas tomam consciência da importância da responsabilidade social e do poder do voluntariado, e empenham-se nas campanhas da Miranda Design Solidária, o número tenderá a crescer muito e, tendo isso como meta, a diretoria do Sistema definiu que essa campanha será permanente.

Participe!

1. A ação

Mobilizar os funcionários das operadoras para a doação de sangue. Podendo-se ainda estender a ação a outros públicos como, familiares de funcionários, fornecedores, empresas clientes entre outros.

2. O período

Permanente. Fica em aberto a cada operadora a quantidade de dias da campanha, levando em consideração o número de funcionários, distribuição geográfica, condições

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com