TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PAPEL DO PROFESSOR

Tese: PAPEL DO PROFESSOR. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/12/2014  •  Tese  •  660 Palavras (3 Páginas)  •  286 Visualizações

Página 1 de 3

TEMA: PAPELDO PROFSSOR

Nos dias atuais a educação a cada dia que passa vai de mal a pior, o papel do professor tem sido blindados de inúmeras analises, em função das constantes transformações, a qual a sociedades vem passando. Entre essas transformações estão à tecnologia, entre essas tecnologias o processo de globalização em que caminha para uma pratica social complexa que desafia o educador a refletir que tipo de homem esta formando.

Mediante a tantas essas transformações na educação, cabe o professor atuar o papel fundamental na sociedade, como diz um dos grandes educadores e exemplo para a nossa educação o Paulo Freire, um grande educador, “todo ser humano é envolvido em sua pratica transformadora”. Portanto o professor atual é aquele que se inquieta em ensinar o aluno a aprender, tendo sempre o objetivo de fazê-lo questionar, argumentar, formular hipótese, discordar, mas também respeitar a opinião do próximo, acima de tudo despertando no aluno a curiosidade de fazer pesquisas, de ler, levando assim o aluno a conscientizar e conhecer os seus direitos e deveres, para que tenha embasamento em formar suas próprias opiniões.

Para que tudo isso aconteça, é necessário que o professor ensine o aluno a todas essas dimensões, é necessário que ele goste acima de tudo do que faz e seja verdadeiramente apaixonado pela sua profissão, isso é fundamental, ou melhor dizer é essencial, dessa maneira a aprendizagem é infinita e a educação acontece. Segundo Ghiraldili, a educação é algo que passa pela emoção, o professor necessita amar o que faz para poder mostrar para o aluno e torna-lo um aventureiro no prazer de estudar.

Mediante ao contrario do Ghiraldili, o professor é a peça que encaixa ao quebra cabeça ou seja o professor é uma joia preciosíssima na educação tendo assim o papel de fazer os alunos a sentir o prazer em estudar, levando assim os alunos a terem um elo aos conhecimentos gereis, mostrando vários caminhos, como diz: o Paulo Freire “O papel do professor, da professora , é mais do que simplesmente abrir caminho. É o de quem também mostra o caminho.

E para que o professor mostre esses caminhos conforme o que o Paulo Freire nos ensina, o portando o professor precisa saber muitas coisa para ensinar. Mas, o mais importante não é o que precisa saber para ensinar, mas como devemos ser para ensinar.

Conforme a ideia do sociólogo Philippe/Perreneud.

Com relação à construção de saberes e competências, Perrenoud disse que o professor deve ser o organizador de uma pedagogia construtivista, para que os alunos tenham condições de construir seus próprios saberes. Deve também dar a garantia de sentido dos saberes, pois muitos alunos, segundo o sociólogo, não sabem porque estão aprendendo. Além disso, o professor deve ser um engenheiro de situações de aprendizagem; deve administrar uma heterogeneidade crescente de origens sociais, de níveis escolares diferentes; deve ser capaz de gerir percursos de formação individualizados. “Essas competências são raras hoje em dia”, lamentou, insistindo que devemos considerar o conjunto dessas dimensões para termos um programa de formação exigente. (MENEZES, 2001)

Segundo a sua ideia discutida por essa linha teórica a de construção de saberes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com