TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROINTER II - RELATÓRIO FINAL Gestão Financeira

Por:   •  20/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.991 Palavras (16 Páginas)  •  1.440 Visualizações

Página 1 de 16

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP – CEAD

POLO OSASCO - CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (CEAD)

CURSO: GESTÃO FINANCEIRA

Nomes

DISCIPLINAS:

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA ORÇAMENTÁRIA

ANALISE DE CRÉDITO EM CONDIÇÕES DE RISCO

GESTÃO DE CAPITAL DE GIRO

ANÁLISE DE INVESTIMENTOS

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO FINANCEIRO

PROF. WAGNER LUIZ VILLALVA

PROF. ME ADEMIR CARVALHO LEITE

PROFa Ma RENATA DALPIAZ

PROFa RAQUEL NIZA

PROF. Me LUIZ MANUEL PEREIRA

OSASCO

2015

       

PROINTER RELATÓRIO FINAL

3º SEMESTRE

Trabalho de conclusão do Prointer apresentado no curso de EAD Gestão Financeira da Faculdade Anhanguera com requisito à obtenção do Planejamento Financeiro da empresa.

Tutora presencial: Prof.ª Roseli Carvalho

OSASCO

2015

Resumo

Este trabalho ressalta a importância do processo de planejamento financeiro para a vida das empresas diante de um cenário econômico abalado por inúmeras crises que levam a economia sofrer uma serie de variações. Diante desta realidade o processo de planejamento financeiro tem sido um fator chave para o sucesso empresarial contribuindo significativamente para que o planejamento estratégico obtenha êxito. Foram abordadas propostas de investimentos, planejamento sobre o capital de giro, retorno financeiro por meio do VPL e como administrar com eficiência as arestas financeiras. O processo de planejamento financeiro apresenta-se como uma ferramenta importante para a estratégia empresarial e à administração financeira, para política de crescimento e sustentação financeira de suas atividades sem colocar em risco as finanças empresariais, contribuindo significativamente para continuidade da organização. Dessa forma criamos um planejamento prático para a organização, permitindo aos administradores um maior controle e uma visão mais ampla do negócio.

INTRODUÇÃO

A adoção de um planejamento estratégico pelas empresas é fundamental para que ela possa alcançar o sucesso organizacional. Sem essas análises, torna-se quase que impossível controlar as variações ocorridas dentro do ambiente empresarial, bem como medir o desempenho que a empresa vem apresentando. Para que uma instituição possa se manter competitiva no atual mercado onde se encontra, é cada vez mais necessário que a empresa possua uma visão ampla do ambiente, tanto interno, quanto externo, relacionando seus pontos positivos e negativos, e quais a ameaças que terá que enfrentar pela frente, bem como observar as oportunidades uma maneira a crescer frente a seus concorrentes. Para isso, o uso de um planejamento estratégico-financeiro pode auxiliar a empresa a mapear a situação em que se encontra, extraindo assim, um melhor resultado de fonte de dados para ajudar nas tomadas de decisões. Entretanto, também é necessário que haja um planejamento com metas estipuladas, limitando um determinado prazo para serem atingidas, pois só assim será possível atacar os pontos negativos, e minimizar as ameaças. É nessa etapa que o planejamento estratégico irá oferecer ferramentas gerenciais, como o estudo de retorno financeiro por meio do Valor Liquido Presente (VPL), a análise de cálculos do Payback, além da análise da Gestão do Capital de Giro para uma melhor compreensão dos processos internos da empresa, onde serão definidos os indicadores que posteriormente estarão relacionados a algumas das metas traçadas em nosso planejamento. Entretanto, o principal objetivo de uma empresa é a remuneração do capital investido, cujo retorno é obtido através do lucro das atividades. Sendo assim, os gestores precisam acompanhar constantemente os resultados alcançados, bem como as deficiências observadas na empresa, com foco no bom atendimento ao cliente que é o principal responsável pela continuidade da vida da empresa. É preciso estar atento ás frequentes mudanças do mundo empresarial, e acompanhar o crescimento de novos negócios, preocupando-se sempre em satisfazer e melhorar cada vez mais a relação com os clientes. Este trabalho tem por finalidade elaborar uma melhor análise para a elaboração de um planejamento estratégico-financeiro afim de garantir a estabilidade econômica, não deixando que a mesma, passe por turbulências e obtenha um um melhor desempenho e desenvolvimento.

ETAPA 1

A – INTRODUÇÃO COM EMBASAMENTO TEÓRICO SOBRE ADMINISTRAÇÃO E ANÁLISE FINANCEIRA NAS ORGANIZAÇÕES

A administração financeira é um conjunto de ações e procedimentos administrativos que envolvem o planejamento, a análise e o controle das atividades financeiras da empresa.

O Objetivo da administração financeira é melhorar os resultados apresentados pela empresa e aumentar o valor do patrimônio por meio da geração de lucro líquido. No entanto é muito comum que empresas deixem de realizar uma adequada administração financeira. Muitas vezes, as atividades são iniciadas de forma tímida e, conforme os negócios se desenvolvem vai crescendo e melhorando os rendimentos da organização.

Uma correta administração financeira permite que se visualize a atual situação da empresa. Registros adequados permitem análises e colaboram com o planejamento e aperfeiçoamento de resultados.  

 A identificação do objetivo da empresa não é tarefa fácil, requer algumas reflexões diante do caráter empresarial, para essa discussão é necessário verificar se o objetivo da empresa está voltado para a satisfação do retorno exigido por seus proprietários ou por algum parâmetro de desempenho mais abrangente, que incorpora o bem estar de toda a sociedade.

A administração financeira pode ser definida como os bens de valores líquidos ou agregados, porém, a área de finanças é muito mais ampla e dinâmica. De uma forma ou de outra, afeta diretamente a vida de todas as pessoas e organizações financeiras, privadas ou públicas, grandes ou pequenas, com ou sem fins lucrativos.

A importância da função da administração financeira depende do tamanho da empresa. Em pequenas empresas, a função geralmente é exercida pelo departamento de contabilidade. A medida que a empresa cresce, a importância da função financeira conduz, em geral, a criação de um departamento próprio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28 Kb)   pdf (268.2 Kb)   docx (66 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com