TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROINTER II– RELATÓRIO FINAL

Por:   •  10/10/2018  •  Monografia  •  2.965 Palavras (12 Páginas)  •  163 Visualizações

Página 1 de 12

UNIVERSIDADE UNIDERP

CURSO DE TECNOLOGIA EM GESTÃO PÚBLICA

POLO: RIO GRANDE RS

ACADÊMICO: VIVIANI DA SILVA COUTINHO – RA: 6034552653

 

TUTOR A DISTÂNCIA: TÂNIA REGINA BARROS BENITES 

PROINTER II– RELATÓRIO FINAL

RIO GRANDE RS

 NOVEMBRO/2017

ACADÊMICO: VIVIANI DA SILVA COUTINHO – RA: 6034552653

TUTOR A DISTÂNCIA: TÂNIA REGINA BARROS BENITES

PROINTER II– RELATÓRIO FINAL

Trabalho apresentado ao Curso de Tecnologia em Gestão Pública do Centro de Educação a Distância - EAD da Universidade Anhanguera UNIDERP, como requisito final para obtenção de nota na disciplina de Projeto Interdisciplinar Aplicado aos Cursos Superiores de Tecnologia II  (Prointer II).

RIO GRANDE RS

NOVEMBRO/2017


RESUMO

Atualmente o meio ambiente sofre danos imensuráveis e incompatíveis com o futuro sustentável com a utilização de sacolas plásticas, que em longo prazo causam impactos em nosso planeta. Não faz sentido que um produto que utiliza tantas matérias primas, água e energia para ser fabricado, sejam descartados como lixo, o fato das mesmas serem descartáveis, por si só, deve suscitar o esforço da sociedade para identificar alternativas.

Temos por objetivo especificar os requisitos de acordo com procedimentos estruturados e integrados com as atividades da organização, ou seja, enfatizar que as organizações estejam cada vez mais preocupadas em atingir e demonstrar um desempenho ambiental correto. 

Devido à representatividade do setor supermercadista no cenário mundial e nacional, ele assume um papel importante no movimento da sustentabilidade e deve disseminar princípios e valores na comunidade, na cadeia de abastecimento para sensibilizar e educar consumidores, colaboradores e fornecedores a adotar hábitos e práticas saudáveis, exigindo das empresas ações mais competitivas, conscientes e responsáveis ambientalmente.

Palavras-Chave: Meio Ambiente. Matéria Prima. Sustentabilidade.


SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        4

2.        LEVANTAMENTO DE CAMPO        5

2.1        MISSÃO, VISÃO, OBJETIVO, VALORES E PRINCÍPIOS        6

2.2        DADOS COMPLEMENTARES DO SUPERMERCADO SANTA CECÍLIA        7

3.        PRODUTOS E SERVIÇOS        8

4.        ANÁLISE SWOT        10

5.        POLÍTICA SOCIOAMBIENTAL        11

5.1        PROPOSTAS DE MELHORIAS        12

6.        CONSIDERAÇÕES FINAIS        15

REFERÊNCIAS        


  1. INTRODUÇÃO

Neste trabalho mostraremos o desenvolvimento em um Supermercado, onde tal projeto parte das necessidades de verificar se empresa está ambientalmente correta. O desempenho ambiental de uma organização é de crescente importância para as partes interessadas internas e externamente. Auxiliaremos as organizações nas melhorias coerentes com o desenvolvimento do conceito sustentável.

Devido às crescentes evidências científicas resultantes da detecção e medição de contaminantes ambientais, aumentou a pressão pública para que o governo e as empresas enfrentem os problemas ecológicos. Com isto, as organizações têm buscado a diferenciação de seus produtos por meio de um comportamento ambiental responsável.

Hoje em dia as empresas estão mais conscientes e cada vez mais influentes em relação ao meio ambiente, pois as mesmas devem buscar na sustentabilidade um fator potencial de aumento do seu valor agregado, com foco na permanente preocupação com tudo o que se refere ao uso racional dos recursos naturais, incentivando assim ações de conscientização, educação, prevenção, monitoramento e correção desses impactos de forma escalonada em seu âmbito de atuação, em igual importância com sua responsabilidade sanitária, social, e econômica.

Segundo Doneire (1999) “os motivos que encorajam as empresas para atuarem na proteção ambiental são: sentido da responsabilidade ecológica, requisitos legais, salvaguarda da empresa, imagem, proteção do pessoal, pressão do mercado, qualidade de vida e lucro”.


  1. LEVANTAMENTO DE CAMPO
  • Nome Fantasia

Supermercado Santa Cecília

  • Razão Social

33.048.935/0004-87

  • Motivo para escolha do nome

O Supermercado Santa Cecília, recebeu esse nome devido a uma homenagem a mãe do proprietário, com o lema de quando for impossível transformar pontos fracos em pontos fortes, devemos atuar no controle. Estas características tornam a imagem da empresa mais atraente, respeitada e competitiva. É importante saber o que diferencia a sua empresa positivamente das demais, para potencializar esses pontos e extrair deles o máximo de benefícios.

  • Localização

Rio Grande do Sul/RS.

  • Segmento de atuação

Supermercados Nacionais

  • Campo de atuação

Comércio

  • Público-alvo

Todas as pessoas de ambas as faixas etárias e classes sociais que procuram produtos de qualidade com baixo custo.

  • Breve Histórico

O Supermercado Santa Cecília, foi fundado no ano de 1996. Apesar de ser uma empresa relativamente antiga no mercado, vem ganhando espaço e aceitação de seus clientes por conta do seu portfólio, comprometimento e responsabilidade. Contudo, a viabilidade econômica propõe apresentar as empresas os custos e benefícios.

  1. MISSÃO, VISÃO, OBJETIVO, VALORES E PRINCÍPIOS
  • Missão 

Proporcionar produtos de qualidade, para agradar nossos clientes, contribuindo assim, sem utilizar sacolas de plásticos para contribuir ao desenvolvimento socioeconômico do nosso estado e preservando o meio ambiente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.6 Kb)   pdf (468.9 Kb)   docx (212.4 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com