TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROINTER II– RELATÓRIO FINAL

Por:   •  6/11/2018  •  Projeto de pesquisa  •  1.029 Palavras (5 Páginas)  •  161 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE UNIDERP

Curso de Tecnologia em Gestão Hospitalar

POLO: EAD

ACADÊMICO: SIRLENE ALVES DOS SANTOS – RA: 5263358214

TUTOR A DISTÂNCIA: DEISY FRANCIELLEN

PROINTER II– RELATÓRIO FINAL

CAMPO VERDE - MT

 NOVEMBRO/2017


ACADÊMICO: SIRLENE ALVES DOS SANTOS– RA: 5263358214

TUTOR A DISTÂNCIA: DEISY FRANCIELLEN

PROINTER II– RELATÓRIO FINAL

Trabalho apresentado ao Curso de Tecnologia em Gestão Hospitalar do Centro de Educação a Distância - CEAD da Universidade Anhanguera UNIDERP, como requisito parcial para obtenção de nota na disciplina Prointer – Projeto Interdisciplinar.

CAMPO VERDE - MT

NOVEMBRO/2017


RESUMO

O presente trabalho trata-se do relatório final Prointer ІІ. Esse trabalho tem como objetivo geral mostrar a real situação de uma pequena organização como a Clínica Santa Maria; diante das questões socioambientais, como o seu posicionamento, a sua consciência, se existe uma política já definida, os resíduos produzidos e se já realiza alguma atividade sustentável. Após fazer o levantamento dos problemas propor a implantação de algumas melhorias, para que a empresa consiga fazer uma gestão socioambiental de sucesso, sem ter que fazer altos investimentos. O embasamento teórico utilizou-se principalmente dos conhecimentos adquiridos durante as aulas das disciplinas norteadoras, além de bibliografias que estão disponíveis online. Por fim se constatou que a questão socioambiental ainda não tem a atenção que deveria ter das pequenas organizações, porem essa realidade pode estar sendo mudada através da conscientização que todas as empresas devem cumprir o seu papel socioambiental, a fim de trazer melhorias para a organização, a sociedade e o planeta.

Palavras-Chave: Socioambientais. Consciência. Implantação. Investimentos.


SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        4

2.        DESENVOLVIMENTO (RELATÓRIO FINAL)        5

2.1        Analise da política socioambiental        5

2.2        Propostas de melhorias        5

3.        CONSIDERAÇÕES FINAIS        7

REFERENCIAS        8


  1. INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como objetivo aplicar todos os conhecimentos adquiridos durante as aulas das disciplinas norteadoras, apresentando o relatório de campo da Clínica Santa Maria, abordando como é a relação da organização com a questão socioambiental.

Mostrando as dificuldades de se tornar uma empresa sustentável, fazendo o levantamento dos problemas da organização e propor melhorias para que a empresa organização consiga implantar uma gestão socioambiental eficaz.


  1. DESENVOLVIMENTO (RELATÓRIO FINAL)

A escolha da empresa foi feita considerando a importância que ela representa no munícipio, principalmente por seu proprietário ser um médico de grande prestigio na região e  ter no seu nome e na sua empresa um sinônimo de qualidade, eficiência e respeito. Tendo como segmento desta pesquisa a aplicação de um questionário para conhecer melhor o funcionamento da organização e em seguida o mapa de campo levantando os problemas e propondo soluções.

  1. Analise da política socioambiental

A empresa apresenta um posicionamento positivo nas questões socioambientais; havendo a consciência sobre a questão, com o comprometimento maior por parte do proprietário, porém os funcionários não tem uma participação efetiva nesse processo. A empresa não apresenta uma política socioambiental definida.

A Clínica Santa Maria produz resíduos químicos (medicamentos vencidos) e resíduos comuns (produzidos pelos funcionários e clientes durante o horário de funcionamento).

Nas atividades sustentáveis da organização destaca-se o baixo nível de poluição, cuidados com a saúde, segurança e condições e trabalho, financiamento de projetos que atende a jovens e adultos, participação nas associações do município, e realização de um projeto que disponibiliza consultas medicas e exames de ultrassom gratuitos a quem não tem condições de pagar.

No município não há nenhuma lei que comtemple a responsabilidade ambiental das organizações. Há um médio nível de capacidade do pessoal, pois atualmente possui uma pequena equipe, dos quais apenas dois profissionais tem formação superior, se tornando assim inviável fazer grandes investimentos em pesquisa e desenvolvimento.

  1. Propostas de melhorias

Atualmente a Clínica Santa Maria não tem a questão socioambiental como uma de suas prioridades, assim como outras pequenas organizações, apesar da mesma ter uma grande participação com as questões sociais do seu município, na parte ambiental ainda tem muito a se fazer para que possa vir a ser uma organização sustentável, tendo como barreiras a falta de investimento e qualificação de pessoal para que juntos todos possam fazer a diferença nas questões socioambientais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)   pdf (113.3 Kb)   docx (15.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com