TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROINTER III

Ensaios: PROINTER III. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/9/2014  •  2.856 Palavras (12 Páginas)  •  294 Visualizações

Página 1 de 12

SUMÁRIO

Resumo da Introdução 3

Conceito ..................................................................................................................................4

Contextualização da Pesquisa .................................................................................................6

Considerações gerais 7

Relatório final ..........................................................................................................................9

Bibliografias 11

RESUMO

A situação próxima ao pleno emprego em que se encontra o país torna ainda mais necessário o investimento das empresas em capacitação de profissionais para a condução apropriada das relações sindicais e das negociações coletivas. A gestão estratégica das relações sindicais evitam paralisações, minimizam conflitos trabalhistas e promovem um melhor clima organizacional.

Recrutamento e seleção as duas palavras que geralmente andam juntas, Recrutamento e Seleção, vêm sendo cada vez mais utilizadas por empresas que pretendem contratar funcionários, sejam eles fixos ou temporários, tornando-se desta maneira, cada vez mais presente no cotidiano das pessoas. Mas afinal, o que é Recrutamento e Seleção?

Uma boa gestão de pessoal é condição necessária para o sucesso de uma empresa/organização, e é através do Recrutamento e Seleção que é dado o primeiro passo a fim de que a gestão de pessoas seja iniciada. O processo de recrutamento e seleção permite às empresas suprirem suas necessidades de recursos humanos de acordo com os seus objetivos. Trata-se de um conjunto de práticas e métodos para atrair candidatos qualificados a ocupar posições dentro das corporações. É fundamentalmente, um sistema de informação por onde a empresa anuncia ao mercado de recursos humanos a vaga que pretende preencher.

A Saúde e segurança do trabalho tem por objetivo estabelecer os preceitos a serem observados na organização e no ambiente de trabalho, de forma a tornar compatível o planejamento e o desenvolvimento das atividades da agricultura, pecuária, silvicultura, exploração florestal e aquicultura com a segurança e saúde e meio ambiente do trabalho.

As relações sindicais e negociações trabalhistas tem como objetivo estudar os meios de políticas de recursos humanos utilizados principalmente no recrutamento de seleção pessoal de praticada nas empresas. Como o processo de recrutamento e seleção, as melhores formas de se avaliar o candidato e como tornar esse processo agradável, utilizando revisão bibliográfica presente no texto e na bibliografia.

Planejamento, recrutamento e seleção de pessoal é um assunto que tem preocupado os profissionais de Recursos Humanos, devido às mudanças e transformações que acontecem na sociedade.

CONCEITO

.CONCEITOS RECRUTAMENTO E SELEÇÃO

Recrutamento

O recrutamento corresponde ao processo pelo qual a organização atrai candidatos potencialmente qualificados no mercado de trabalho, dentro ou fora da empresa, para abastecer seu processo seletivo, comunicando e divulgando as oportunidades de emprego que pretende preencher. Ele pode estar focado na busca de candidatos para preencher cargos vagos ou em adquirir novas competências que agreguem valor a empresa, aumentando a competitividade.

Recrutamento interno

O recrutamento interno atua sobre os candidatos que estão trabalhando dentro da organização, promovendo-os ou transferindo-os para outras atividades mais complexas ou motivadoras. Ele está focado em buscar competências internas, oferecendo um plano de carreira a esses funcionários.

Recrutamento externo

O recrutamento externo atua sobre candidatos que estão fora da empresa, submetendo-os ao seu processo de seleção pessoal, estando focado em adquirir competências externas.

A Segurança do Trabalho corresponde ao conjunto de ciências e tecnologias que tem por objetivo proteger o trabalhador em seu ambiente de trabalho, buscando minimizar e/ou evitar acidentes de trabalho e doenças ocupacionais. Assim, dentre as principais atividades da segurança do trabalho, podemos citar: prevenção de acidentes, promoção da saúde e prevenção de incêndios.

No Brasil, a segurança e saúde ocupacionais estão regulamentadas e descritas como Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT), que está regulamentado em uma portaria do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Norma Regulamentadora nº 4 (NR-4) e, portanto, na legislação trabalhista brasileira.

Na NR-4, está descrito como devem ser organizados os Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho, buscando diminuir os acidentes de trabalho e as doenças ocupacionais. Para alcançar esses objetivos e cumprir com suas funções, o SESMT deve ser constituído por: médico do trabalho, engenheiro de segurança do trabalho, enfermeiro do trabalho, técnico de segurança do trabalho, auxiliar de enfermagem, sendo o número de profissionais necessários determinado pelo número de trabalhadores e grau de risco.

A crescente complexidade das relações trabalhistas requer capacitação de profissionais para a condução apropriada das relações sindicais e das negociações coletivas. Os acordos afetam diretamente o clima organizacional e a própria viabilidade econômica das corporações. Como tal, a negociação coletiva deve ser estruturada e abordada como uma questão vital.

A gestão estratégica das relações sindicais evitam paralisações, minimizam conflitos trabalhistas e promovem um melhor clima organizacional. É necessário que os profissionais envolvidos nesse processo estejam atualizados sobre as técnicas de negociação e de gestão do relacionamento sindical e trabalhista.

Participe deste Evento de Capacitação Inter News e conheça as melhores técnicas de negociação. Evite futuras reclamações trabalhistas por meio de um acordo coletivo bem estruturado. Saiba prevenir ou

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.5 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com